Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parece, mas não é!

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar palavras com a mesma grafia, mas com significados diferentes.
- Criar adivinhas usando palavras de mesma grafia, mas com significados diferentes.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Livro: Manos Malucos 1 e 2 – Ana Maria Machado - Salamandra Editora
- Folhas de papel A3
- Material para colorir (guache, giz de cera, hidrocor, etc.)


              Sinopse do livro Manos Malucos 1 e 2

Uma série de adivinhações que estimulam a fantasia das crianças, incentivando o interesse pelos homônimos e parônimos. Diverte enquanto ensina.
http://www.anamariamachado.com/livros/livro.php?cod_livro=157


Prepare a turma para brincar de adivinhação, para isso peça que sentem próximos do professor, e escutem as pistas para descobrirem a resposta das adivinhas.
A cada adivinha descoberta, o professor mostra a ilustração, caso ninguém descubra a palavra, mostre as gravuras para que possam ter mais uma pista e consigam adivinhar.
Esta divertida brincadeira serve para estimular os alunos a conhecerem palavras de mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.
Exemplo:

                   “Uma irmã é bem docinha,
                    Puxa-puxa, gosto forte,
                   Bem melada ou azedinha,
                   Ser querida é sua sorte.
                   A outra dá frio na espinha,
                   Dispara, traz a morte.”

                        Resposta: Bala

        (p.7, Manos Malucos 2 – Ana Maria Machado)

Após a brincadeira, é a vez dos alunos criarem adivinhas com palavras que não foram apresentadas no livro. Lembre que as palavras devem ser semelhantes na grafia e pronúncia, mas diferentes no sentido.
Seria interessante se os alunos formulassem adivinhas conforme observaram anteriormente: escrita de versos rimados, uso de palavras conhecidas por todos, comparar uma palavra com a outra...
Por último, a turma ilustraria suas criações e cada criança faria a leitura para que os colegas tentassem adivinhar.

O professor poderia criar um livro de adivinhas e compartilhar com outras turmas ou elaborar um jogo de tabuleiro ou de baralho.

Recursos Complementares

Sugestões de livros:

 - O que é? — Ana Maria Machado e Claudius, Editora
Salamandra, São Paulo
- ABC Doido — Angela Lago, Editora Melhoramentos, São Paulo
- Armazém do folclore — Ricardo Azevedo, Editora Ática,São Paulo
- A princesa que tudo sabia… menos uma coisa — Rosane Pamplona,
Editora Brinque-Book, São Paulo
- Sua Alteza a Divinha — Angela Lago, RHJ, Belo Horizonte

- Adivinhe se puder – Eva Furnari,Editora Moderna, São Paulo

Sites para pesquisa:

http://criancas.uol.com.br/piadas/piadas_oquee.jhtm


http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm

Avaliação

O professor irá avaliar, junto com a turma, a adivinha criada por cada aluno.
Seria interessante combinar com o grupo os pontos a serem observados.
- Se a escrita estava legível.
- Se os versos escritos foram entendidos por todos.
- Se as palavras usadas tinham a mesma grafia e pronúncia.
- Se a ilustração ajudou na interpretação do texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.