03/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Desenvolver estratégias de busca de palavras no dicionário.
- Usar o dicionário com autonomia.
- Destacar informações no texto, grifando ou tomando notas por escrito.
Será necessário que os alunos já tenham feito atividades com a ordem alfabética.
Ex: Colocar o nome dos colegas de turma em ordem alfabética, organizar uma agenda telefônica...
- Envelope com um papel.
- Dicionários.
- Lápis, caderno ou bloco de anotações.
- Massa para modelar as personagens.
Incentivação: Mensagem invisível
Professor, prepare uma mensagem (invisível) feita com uma caneta esferográfica, sem tinta, ou escreva molhando um cotonete (ou pincel) no suco de limão. O importante é que a mensagem não “apareça”, ainda, no papel. Para ver a mensagem, os alunos devem passar um lápis de cor ou colocar a folha de papel ao sol (ou próximo de uma lâmpada). Só assim, conseguirão ler o que foi escrito anteriormente pelo professor.
Exemplo:
Atenção!!
Você e seus colegas irão descobrir muitos mistérios.
Fiquem atentos as pistas dadas pelo professor e boa sorte.
Obs: Seu instrumento de trabalho está dentro de uma caixa, no fundo da sala.
Selecione palavras que geram dúvidas na hora da escrita ou se preferir palavras que reforcem as regras ortográficas já trabalhadas. Divida a turma em equipes de 3 ou 4 alunos e comece a ditar as pistas. Todos devem ouvir qual é a pista( palavra) e procurar no dicionário, a que encontrar primeiro diz o número da página para que todos possam acompanhar a leitura dos significados.
Neste momento, seria interessante fazer um trabalho de ortografia pedindo que soletrem como se escreve a palavra e discutindo com a turma as hipóteses de escrita, ou rever algumas regras já trabalhadas.
O professor pergunta aos alunos como fizeram para descobrir a palavra no dicionário e anota as dicas apresentadas num blocão(ou cartaz) para facilitar a busca da equipes. Continue ditando as pistas e discutindo as dicas que surgirem.
A cada pista (palavra) descoberta uma criança da equipe fará a leitura dos significados e com o auxílio do professor a turma irá grifar e copiar o significado que compreenderam ou despertou curiosidade.
Exemplo de palavras (pistas) a serem seguidas pelos alunos: feitiço, bruxa, homem, reinado, salsicha (deixe os alunos descobrirem a outra grafia: salchicha).
Por último, combine com a turma de transformar as pistas em personagens e o cenário de uma história, para isso use massa de modelar.
Assista filmes feitos com massinha:
- A fuga das galinhas
- Por água abaixo
Pesquise sites sobre o tema:
//criancas.uol.com.br/novidades/ult2314u187.jhtm
http://www.animamundi.com.br/fest_mural.asp?cod=070703MARJ003&idg=070703MARJ
Avalie a participação das equipes na busca das palavras no dicionário e reveja com os alunos se as dicas servem ou não para auxiliar no uso do dicionário.
Observe o envolvimento dos alunos na confecção de personagens e cenários, usando massinha.
Elabore com a turma um novo roteiro de busca no dicionário, por exemplo:
- Procure pela primeira letra, segunda, terceira letra e assim por diante.
- Ler todos os significados, identificar e anotar o que interessa.
- Procurar como se escreve alguma palavra
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/02/2013
Cinco estrelasExcelente!!