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Metanarrativa: o debruçar do objeto sobra si mesmo

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá:


- conhecer e aplicar o significado do termo metalinguagem, trabalhando  sistematicamente com textos;


- ter contato com diferentes recursos semióticos, como uma música, o filme, o poema, a pintura;

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para trabalhar a metalinguagem, pressupõe-se que os seus alunos já tenham condições de inferir informações e reconhecer diferentes formas de linguagem e usá-las para a sua expressividade. Eles precisam ter um certo conhecimento acerca da linguagem poética, a cinematográfica, um pouco de contato com pintura, música e tirinhas. O fato de ele já estar adaptado a trabalhar com esses suportes facilitará certamente a compreensão.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA


Professor, pretende-se, com essa sequência de aulas, levar esclarecimentos e exemplos para os alunos sobre o tema Metalinguagem. Inicialmente explique a eles que quando uma linguagem tenta explicar o seu próprio contexto de produção, temos caracterizada aí uma Metalinguagem. A esse recurso estão ligadas as palavras metadiscurso, metaliteratura, metapoema e metanarrativa. Roman Jakobson, em seu estudo sobre a linguagem, explicou que metalinguística é a linguagem que fala da linguagem e que se volta para si mesma.


Então, professor, explique aos seus alunos que ao usarmos a gramática de forma reflexiva em exercícios escolares, por exemplo, esse é um procedimento metalinguístico, pois estamos tentando explicar o próprio código da língua pelos recursos que própria língua disponibiliza.


A fim de que os alunos compreendam melhor essa relação, apresente inicialmente a eles o quadro As meninas, do espanhol Diego Velásquez.

http://gordondouglas.files.wordpress.com/2008/10/velasquez-las-meninias.jpg - [Acesso em 20/11/09].


Conte aos alunos que a obra retrata a pequena Margarita, da Áustria, com sua corte de damas. À esquerda da pintura, é possível ver a figura do próprio pintor Velásquez, retratando o casal real. Então, os alunos deverão compreender que o que temos é uma pintura (uma forma de linguagem), que expressa o momento em que é feita outra pintura. Portanto, a linguagem demonstra o processo de produção dela mesma.


Agora, mostre aos alunos o desenho Desenhar-se, de M. C. Escher.

http://cubodegelo.no.sapo.pt/matematica_ficheiros/escher_12.jpg - [Acesso em 20/11/09].

Nele, vemos uma mão se auto-desenhado. Peça aos alunos que expliquem para você o que há de metalinguístico nessa imagem. Ouça-os e se houver algo a acrescentar, acrescente.


Em seguida, mostre a tirinha da Turma da Mônica abaixo.

http://coisasqueaconteceramcomigo.files.wordpress.com/2008/10/tmonica3.jpg - [Acesso em 20/11/09].


Os alunos também deverão observar o recurso metalinguístico empregado que, nesse caso, trata da própria construção dos quadrinhos. Ao pular o quadrinho da revista para se encontrar com a Mônica de forma mais rápida, Magali abre espaço para que pensemos na forma como os quadrinhos são construídos e, mais uma vez, temos uma forma de linguagem que discute sobre ela mesma.

2ª AULA


Nesta aula, continue mostrando exemplos de metalinguagem. Comece pelo poema, ou metapoema, Autopsicografia, de Fernando Pessoa.

Autopsicografia


O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp - [Acesso em 20/11/09].

Converse com os alunos sobre o fato de o poema tratar da criação literária. O poeta expõe seu conceito de poesia de forma poética . Explore todo o poema com os alunos, deixe que eles façam inferências e deem sugestões.

Por último apresente a música cantada pelo grupo Catedral. Para alcançar um efeito mais satisfatório e despertar o interesse dos alunos, é interessante que a música seja tocada.

Uma canção de amor pra você

Composição: Kim / César / Júlio

Com tanta indiferença
Num mundo de contrastes
Guerras e fome andam lado à lado com a dor
A vida e seu sentido
A força da verdade
Tudo que a gente vive não é nada sem AMOR

Tarde demais quando não se quer ver,
pra não viver
É impossível andar só, então?

Não me diga que o mundo anda mal
Hoje eu nem quero ler o jornal
Só quero escrever uma canção de amor
pra você (bis).

Há jovens nas esquinas
Com drogas nas mochilas
Curtindo uma liberdade artificial
A vida e seu mistério
A força do desejo
Sem maquiagem, a liberdade está no coração

Tarde demais quando não se quer ver,
pra não viver
é permitido ser feliz, então?

Não me diga que o mundo anda mal
Hoje eu nem quero ler o jornal
Só quero escrever uma canção de amor
pra você (Bis).


http://letras.terra.com.br/catedral/44978/ - [Acesso em 20/11/09].

Faça com que eles notem que a música faz menção à composição da própria música, especialmente no refrão “Só quero escrever, uma canção de amor pra você”. Aqui, professor, você pode fazer uma rápida dinâmica, pedindo aos alunos que tentem lembrar outras músicas (ou poemas e pinturas) que sejam metalinguísticos. Dê voz a seus alunos.
Recomenda-se também a execução do filme Cinema Paradiso, que fala da produção cinematográfica. Ele é, portanto, um filme metalinguístico, além de ser uma belíssima produção do cinema italiano.

3ª AULA


Agora professor, depois de ter apresentados tantos exemplos de metalinguagem, os alunos deverão criar, eles mesmos, um poema, um texto, um desenho ou um pintura metalinguística. Deixe-os livres para que façam a sua opção. Disponibilize o tempo que for preciso para que os alunos concluam seu trabalho que poderá ser feito em casa e em outros espaços e até com a colaboração de outros alunos. O desafio está lançado: criar uma peça (trabalho de qualquer natureza) de metalinguagem. Interessante que depois eles narrem como foi o processo de criação de sua peça e a avaliação que ele faz do próprio trabalho.

4ª AULA


Esta aula será destinada para a apresentação das produções dos alunos. Eles deverão mostrar o que criaram e explicar aos colegas o que quiseram representar, falar do processo de criação. Incentive os alunos a fazerem perguntas ao colega que estiver apresentando, criando um clima de trocas de experiências e de descobertas. Questione-os também e dê sugestões, quando for o caso, para que refaçam ou mudem alguma coisa. Mas tenha cuidado em sua fala, pois ao trabalhar com arte, por exemplo, os critérios de valoração e as leituras são muito subjetivas. Parabenize a todos e faça sugestões de maneira sutil, mas sem perder a objetividade do propósito da atividade realizada. Sempre disponibilize tempo grande para que os alunos possam realmente investir na criação e melhorias de seus trabalhos.


Quando todos os trabalhos estiverem prontos definitivamente, escolha uma forma de apresentá-los à comunidade escolar. Sugere-se que seja feita uma mostra de trabalhos durante o recreio. Assim, os próprios alunos poderão apresentar os seus trabalhos e explicar o que eles significam. Isso é uma forma de valorizar a produção dos meninos, fazendo-os se sentir importantes por estarem expondo suas produções. Ao mesmo tempo, socializa-se o trabalho que acontece no espaço, muitas vezes, solitário do professor em sua sala de aula. Faça deste um momento relevante na formação de seus alunos: envolva a escola, a família... Publique em diferentes suportes/veículos (alguns ou todos) os trabalhos: jornal, murais, vitrines, blogs...

Recursos Complementares

http://gordondouglas.files.wordpress.com/2008/10/velasquez-las-meninias.jpg - Quadro “As meninas, do espanhol Diego Velásquez [Acesso em 20/11/09].


http://cubodegelo.no.sapo.pt/matematica_ficheiros/escher_12.jpg - “Desenhar-se”, de M. C. Escher [Acesso em 20/11/09].


http://coisasqueaconteceramcomigo.files.wordpress.com/2008/10/tmonica3.jpg - Tirinha da Turma da Mônica [Acesso em 20/11/09].


http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp - Poema “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa [Acesso em 20/11/09].


http://letras.terra.com.br/catedral/44978/ - Música “Canção de amor pra você”, com Catedral [Acesso em 20/11/09].

Avaliação

Professor, durante a apresentação dos trabalhos dos alunos, você pode perguntar a eles o que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela. Deixá-los avaliar o próprio aprendizado é muito válido, pois eles são quem melhor sabe dizer se aprenderam ou não com facilidade e se ainda restam dúvidas sobre o conteúdo. Procure sempre torná-los os principais alvos das estratégias aplicadas por você.


Você também pode avaliar a criatividade e coerência dos alunos em relação aos textos metalinguísticos criados e observar a desenvoltura oral dos mesmos durante a apresentação dos trabalhos no horário do recreio.

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