Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu e o boneco de lata

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

● Conhecer melhor o seu corpo;
● Diferenciar as partes do corpo;
● Observar as semelhanças e diferenças para com os outros;
● Reconhecer o corpo como um conjunto de funções interligadas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer através de brincadeiras as diferentes partes do corpo.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Música e dança: Meu boneco de lata

● Nesse momento será apresentada a canção Meu boneco de lata. Nessa música é ressaltado a constituição do corpo em diferentes partes:

Letra
Meu boneco de lata caiu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora pra fazer a operação
Desamassa aqui, pra ficar bom
Meu boneco de lata caiu com um braço no chão
Levou mais de duas horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Meu boneco de lata caiu com o outro braço no chão
Levou mais de três horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar bom
Meu boneco de lata caiu com uma perna no chão
Levou mais de quatro horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Meu boneco de lata caiu com a outra perna no chão
Levou mais de cinco horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Meu boneco de lata caiu com o corpo no chão
Levou mais de seis horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Meu boneco de lata caiu com o bumbum no chão
Levou mais de sete horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Ficou bom!
(Retirado do CD Eliana)

2º momento: roda da conversa – eu e o boneco de lata

● Nesse momento o professor pode procurar relacionar o boneco com o corpo humano, apresentando semelhanças e também as diferenças;
● Algumas questões:
✔ Relembrando a letra da música, o que o boneco de lata bateu no chão?
✔ Depois disso pode-se perguntar com quem o boneco se parece, fazendo perguntas tais como: o boneco tem pernas como você, não é mesmo?
● Após a descrição do corpo a partir do boneco, procura-se relacionar cada parte do corpo com as possibilidades de ação. Por exemplo: com as pernas é possível correr, nadar, andar...
● Ainda nessa etapa, pode-se buscar em revistas e jornais pessoas executando tais atividades a fim de compor a próxima etapa dessa atividade.

3º momento: desenho em escala real – identificando e diferenciando as partes do corpo


● Nesse momento o professor possibilitará a realização de um desenho em escala real do corpo de uma menina e de um menino – pode-se inclusive inserir a designação de gênero Mulher e Homem;
● Em papel ou até mesmo no chão da sala, as crianças procederão o desenho de um colega no chão;
● A partir desse desenho e com a reunião das figuras de pernas, braços, mãos, cabeças... a turma colará as respectivas imagens na correspondência do desenho. O professor pode ainda escrever fichas com os nomes dos membros e partes do corpo e colocá-las no desenho.

4º momento: roda da conversa – o que não podemos ver do nosso corpo

● Nesse momento o professor retoma o que a turma realizou até agora e o que aprendemos sobre o corpo. E então, pergunta-se às crianças se já foi tratado tudo sobre o corpo, na tentativa de indicar que temos uma dimensão interior e outra exterior do corpo e, que inclusive a parte exterior tem uma dimensão interior que não podemos ver em nós mesmos;
✔ O que nós podemos sentir que faz parte do nosso corpo e que não podemos ver? (o coração através dos batimentos cardíacos, os pulmões pela respiração e as veias pela visibilidade ou pela pulsação)

5º momento: expressão corporal

● O nosso corpo tem funções que vão além da simples execução de tarefas. Assim, numa atividade de expressão corporal o objetivo é levar as crianças a assimilarem que o corpo também se expressa;
✔ Exemplos: quando se está com raiva como o corpo reage?
✔ Quando se está muito feliz?
✔ Quando se qu er brincar ou até mesmo ficar quieto.
● O corpo expressa-se mesmo que involuntariamente. Por isso, nesse momento o professor promoverá um espaço para a expressão das crianças.
● Com o recurso da música, o professor pode sugerir situações de acordo com o estilo e o ritmo do som.
● Espera-se assim por parte da criança a assimilação de uma consciência corporal adequando posturas aos ambientes e momentos. Para tanto, o professor pode dialogar sobre as atitudes e as situações e as suas adequações ou não.

Recursos Complementares

● papel;
● giz;
● revistas e jornais;
● cola e tesoura;
● aparelho de som;
● músicas de diversos tipos.

Avaliação

Como proposta de avaliação é sugerido aqui a utilização de diário que inclusive será ideal para o acompanhamento posterior da atividade. Logo, durante a realização da aula é importante que esses registros sejam feitos com assiduidade e acompanhados até o final das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.