Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os cães

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o cachorro pelo viés da musicalidade, da literatura, da arte e da ciência.
• Aprender curiosidades sobre o cão.
• Contar e recontar histórias.
• Conhecer alguns cães famosos.
• Aprender sobre a origem, habitat, reprodução, comportamento, alimentação dos cães.
• Inventar histórias sobre cães.
• Confeccionar máscaras e dobraduras de cães.
• Aprender palavras que começam com a letra sílaba C.
• Conhecer a história O menino que quase virou cachorro e explorar a interpretação do livro por meio da oralidade, do reconto, da releitura, da ilustração etc.

Duração das atividades
5 horas/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Na roda da conversa, instigar a curiosidade das crianças através de questionamentos como: Você gosta de cães? Como vivem esses animais? Como eles conseguem ser tão espertos? Você conhece algum cão famoso? Cães e lobos são primos? Quanto tempo vive um cão? Você tem medo deles?

Estratégias e recursos da aula

Atividades a serem desenvolvidas:

1° momento: Para iniciar o professor deverá contar a historinha (ver dica de leitura). Logo em seguida, fazer o reconto explorando conhecimentos e curiosidades das crianças. Atividade de desenho sobre a contação.

2° momento: Roda de conversa: exploração de curiosidades sobre os cães: origem, habitat, alimentação, comportamento, pelagem, sentidos (visão, audição, paladar, tato), envelhecimento, reprodução. Sugestão: dividir a sala em pequenos grupos, para realizarem a pesquisa sobre as curiosidades dos cães. (Tarefa de casa). Socializar através de murais coletivos.

3° momento: Conhecendo cães famosos: exploração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os cães famosos: A ficção produziu inúmeros cães, que povoam desde a literatura, até ao cinema passando pela banda desenhada. De entre eles:
• 101 Dálmatas - filme da Disney de 1996.
• Banzé - filhote bagunceiro da Dama e do Vagabundo, do filme de animação da Disney Lady and the Tramp, de 1955;
• Bidu - o cão azul da raça schnauzer criado por Maurício de Sousa;
• Eddie - cão da raça jack russel terrier, personagem do seriado estadunidense Frasier;
• Fá - Cadela da personagem de Sofia Alves na telenovela O Teu Olhar , esta cadela criou grande impacto junto dos telespectadores da mesma novela.A cadela chegou a ser vitima de maus tratos num dos episódios da novela.
• Floquinho - cão da raça lhasa apso, criado por Maurício de Sousa;
• Fofão - personagem do programa infantil Balão Mágico.
• Fofo - o Cérbero cão de Rúbeo Hagrid, da série Harry Potter de J. K. Rowling.
• Idéiafix - minúsculo companheiro do Obelix;
• Lassie - cadela da raça collie (na verdade um macho) que protagonizava seriado de televisão e estrelou, em 1943, um filme ao lado de Elizabeth Taylor;
• Marley - Protagonista do filme e do livro escrito e vivido por Jonh Grogan, Marley & Eu (em inglês Marley & Me) mostra a construção de uma família ao lado do pior cão do mundo, com o maior coração de todos.
• Max - Max era o protagonista da série Inspector Max onde resolvia vários misterios.
• Milu - cão da raça fox terrier, companheiro de aventuras de Tintim;
• Nina - era a cadela inseparável de Clarinha (Filipa Maló Franco) na série Super Pai a cadela era da raça yorkshire terrier e apaixomou os telespectadores da série.
• Pelópidas - cão que acompanha os eus donos em várias aventuras e mistérios na série da tvi , O Bando dos Quatro;
• Pluto - cão da raça Bloodhound, companheiro de Mickey da Disney;
• Rin Tin Tin - cão da raça pastor alemão que estrelou a popular série de televisão dos anos 60, As aventuras de Rin Tin Tin;
• Scooby-Doo - personagem de desenho animado representando um cão da raça dinamarquês, criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto;
• Snoopy - cão da raça beagle, personagem da história em quadrinhos Peanuts, criado por Charles Schulz;
• Totó - cão da série fictícia de o Mágico de Oz, do escritor norte-americano, L. Frank Baum, e que popularizou de tal forma este nome que passou praticamente a sinônimo deste animal.

Dica de Leitura: Livro: O menino que quase virou cachorro.

Autora: Ruth Rocha

Ilustrador: Carlos Brito

Editora: Melhoramentos

Miguel era invisível. Não para todo mundo, é claro. Mas ele achava que seus pais não o enxergavam, tamanha era a indiferença com que tratavam o garoto. E o pior era o jeito como seu pai o tratava: "Anda, pára, vem, espera!". Miguel se sentia como um cachorro. Foi por isso que ele começou a latir. E a se comportar como um cachorro. Talvez assim seus pais começariam a prestar mais atenção nele.


EXTRAPOLANDO A AULA:

 As aulas poderão ser enriquecidas com outras canções que envolvem o tema “cães”.
 Jogos de quebra cabeç a com a imagem de cães poderão ser confeccionados pelos alunos.
 Escrita espontânea de palavras, tendo como recurso gerador a temática abordada: poderá ser explorado palavras com a letra c.

CURIOSIDADES SOBRE OS CÃES:

Você sabia que dar chocolate ao seu cãozinho pode matá-lo. Pois é... aqui 12 curiosidades que talvez você não saiba sobre o melhor amigo do homem.

A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24 filhotes.
Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate ao leite, ou 146 gramas de chocolate puro podem matar um cão de 22 kg.
Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão poucas pessoas que ninguém se importou que eles estivessem ali.
Já não existem mais Huskies Siberianos na Sibéria.
O olfato dos cães é um dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores que o próprio cão.
Os cães de guarda são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, que um que esteja parado.
Os cães selvagens que vivem em matilhas na Austrália são chamados Dingos.
Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.
Os cães veem cores, mas não tão nitidamente como os humanos.
Os estadunidenses gastam mais dinheiro em alimentos para cães do que para humanos.
Quando os cães têm dor de barriga, comem mato para vomitar.
Se um cão mantém o rabo erguido, é sinal de dominação.

Recursos Complementares

• Livros de literatura infantil;
• CDs/ som;
• Folha sulfite;
• Lápis de cor e giz de cera;
• Canetinha;
• Paineis;
• Filmes etc.

Avaliação

As aulas caminham para a transformação da avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Consideramos alguns instrumentos de avaliação:
• Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
• Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
• Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
• Dados registrados com referência diretas do aluno ou em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.