10/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
• Conhecer a história do natal.
• Saber quem é Jesus.
• Conhecer os símbolos do natal.
• Despertar-se para a importância do natal.
• Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas, tais como a confecção do presépio, da árvore de natal etc.
• Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades envolvendo a temática do natal.
• Participar de uma ceia natalina na sala de aula.
• Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas.
Preparar as crianças para a chegada do Natal, desenvolvendo valores, a sensibilidade e os sentimentos alusivos que o nascimento de Jesus despertam na humanidade, interdisciplinalizando a contagem regressiva, a temporalidade e a formação para a cidadania.
No momento da rodinha, conversar sobre algumas perguntas problematizadoras: O que é o Natal? Todas as pessoas comemoram essa data? Quem deve ser homenageado neste dia tão importante? Por que algumas pessoas trocam presentes neste dia? Será que quem não tem presentes a dar ou a receber não pode comemorar o natal? O que significa o natal para você?
1º momento: Introdução à temática sobre o Natal explorando as perguntas problematizadoras. Apresentar curiosidades e histórias sobre a origem do Natal.
2º momento: Contação de história: A história do Natal(Neon Saxter).
3º momento: Os símbolos do natal: sino, árvore, Papai Noel, velas, enfeites, luzes etc. Levar para a sala alguns destes símbolos, pesquisar e explicar o significado de cada um.
4º momento: Confecção de uma árvore de natal com as crianças. Aos pés da árvore poderão ser colocados cartões confeccionados pelas próprias crianças ou presentes feitos por elas (brinquedos com recicláveis ou trabalhos manuais que poderão ser trocados entre elas).
5º momento: Atividades de leitura e escrita envolvendo a temática do natal. Tentativa de escrita e pseudo-leitura dos símbolos de natal.
6º momento: Montagem do presépio.
7º momento: Ceia de natal: a culminância será a ceia de natal, na sala de aula, com o pão e o vinho simbolizando a vida, a morte e ressurreição de Jesus.
Dica de Leitura: A História do Natal. Esses são mais do que apenas livros de história. Eles também encorajam as crianças da pré-escola a se envolverem com a história usando a criatividade e imaginação.
A história do Natal é ideal para ser lida em voz alta. Depois as crianças poderão dramatizar para amigos, proporcionando uma aventura em sua vida.
Atraentes ilustrações coloridas mostram o que é necessário para brincar com a história do primeiro Natal.
Providenciar os símbolos natalinos.
Providenciar os materiais para a confecção da árvore de natal.(bolas de isopor, tinta, papeis coloridos etc );
Providenciar os materiais para a ceia natalina: forros, tacinhas, suco de uva, pão etc.
Livro de literatura.
Cantigas de Natal.
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/11/2015
Cinco estrelasgostei muito do conteudo,pois sei que vai me ajudar e muito para trabalhar com os meus alunos.
09/11/2015
Cinco estrelasEstes planos são ótimos nos facilita.
02/06/2015
Cinco estrelasNossa este site é maravilhoso,tem muitas dicas .Parabéns.
26/11/2014
Quatro estrelasIncrível, me ajudou bastante!
05/01/2014
Cinco estrelasaDOREI,ME AJUDOU BASTANTE.
05/01/2014
Cinco estrelasaDOREI,ME AJUDOU BASTANTE.
03/11/2013
Cinco estrelasExcelente! nos dar ideias e possibilita adequação a nossa realidades. Obrigada!
17/12/2012
Cinco estrelasAdorei, me ajudou muito na minha turma de Educação Infantil. Parabéns!!!
12/11/2012
Cinco estrelasGostei muito, bem elaborado o Plano de Aula. Vou aplicar na minha escola. Obrigada pela contribuição.