18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Contextualizando
O artista Cândido Portinari é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes ainda muito novo, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente. Atuante na elite intelectual brasileira, tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Vargas, atuava como mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com o movimento de Arte moderna.
O professor deverá contextualizar os alunos sobre o contexto histórico e político do país. Para isso, utilize o vídeo: A Era Vargas
Para iniciar a discussão sobre a obra de Portinari o professor poderá utilizar o texto Candido Portinari disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/portinari.pdf
O professor deverá apresentar aos seus alunos as obras de Portinari.
Sugerimos priorizar as obras que retratam os trabalhadores.
O lavrador de café
Café
Algodão
Colheita de café
Colheita de cana
Lavadeira
Pau Brasil
Fundição de Ferro
Aula 02: Atividade
Após conhecer um pouco sobre a vida e obra de Portinari, os alunos deverão retratar trabalhadores de sua região. A técnica a ser utilizada será a fotografia, preto e branco ou colorida.
Atenção Professor! Oriente seus alunos para a questão de direitos autorais, sobre o uso de imagens.
Além das imagens os alunos deverão entregar para o professor um texto descrevendo a profissão retratada, quem é o trabalhador, há quantos anos atua nessa profissão e se está feliz com o trabalho que faz.
Aula 03: Exposição dos trabalhos
Professor reserve um espaço na escola para organizar a exposição dos trabalhos. Os alunos deverão fazer as etiquetas com a identificação das fotos (nome do aluno, série, turma, nome do trabalhador, profissão, local da foto).
Professor reúna a comunidade escolar para prestigiar o trabalho dos alunos. Caso seja possível, organize um bate papo com os alunos e a comunidade, onde cada um fará seu depoimento sobre como foi a realização do trabalho, pontos marcantes e dificuldades encontradas.
Sugestão de avaliação:
Critérios | 100 | 80 | 50 |
Participação | Participou de todas as atividades propostas e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Não participou das discussões, apenas realizou algumas atividades, não contribuindo para o grupo |
Criatividade | Enquadramento, luz, cores, cenário. Soube organizar a composição. | Enquadramento, luz e cores. Dificuldades na composição | Precisa rever enquadramento, luz e cenário. |
Produção de texto | Descreveu com clareza seu trabalho, cena abordada, materiais utilizados. Boa articulação das idéias | Descreveu com clareza alguns pontos do trabalho, deixando de relatar algumas ações e dificuldade de articular as idéias | Dificuldades de descrever o trabalho e de articular as idéias |
Nome | Tipo |
---|---|
A Era Vargas | Vídeo |
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2014
Cinco estrelasExcelente
22/08/2012
Cinco estrelasgostei muito como foi planejado as aulas
07/06/2011
Cinco estrelasmuito boa suas aulas. Parabéns! Também estou usando Portinari num trabalho de material didático do PDE. Você sabe se é possível usar os quadros dele para ilustrar o trabalho. Não o encontrei no Domínio Público. Se puder, me responda. abraços
12/03/2011
Cinco estrelasotimo
12/07/2010
Quatro estrelasAo falar com os alunos sobre o Brasil,temos que ter conhecimentos,varios fatos não são verdadeiros e temos que explicar como tudo aconteceu,parabens pelas icnografias,mostram com clareza todo acontecimento da epoca.
01/07/2010
Cinco estrelasgostei muito das sugestões de imagens inclusive algumas nem conhecia
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito interessante! Contar a historia do Brasil precisa ser atividade ativa, sem as mesmices dos livros.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasJuliana, parabéns pelas propostas de ensino. Percebe-se que, or meio de seus projetos, o aluno transita por diversas áreas de conhecimento, possibilitando uma aprendizagem significativa. Vejo que você também procura envolver o contexto dos alunos, o que considero de suma importância. Parabéns mais uma vez. Caso queria trocar alguma idéiasmeu e-mail é: julmara_artes@yahoo.com.br.