Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A história do Brasil por Cândido Portinari

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a história do Brasil pelas obras do artista Cândido Portinari, desde os barões do café até a industrialização do país.
Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MIN. CADA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os fatos históricos do país durante as décadas de 30, 40 e 50, principalmente a República Velha e o Estado Novo.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Contextualizando
O artista Cândido Portinari é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes ainda muito novo, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente. Atuante na elite intelectual brasileira, tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Vargas, atuava como mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com o movimento de Arte moderna.

O professor deverá contextualizar os alunos sobre o contexto histórico e político do país. Para isso, utilize o vídeo: A Era Vargas


Para iniciar a discussão sobre a obra de Portinari o professor poderá utilizar o texto Candido Portinari disponível em:  http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/portinari.pdf

 

O professor deverá apresentar aos seus alunos as obras de Portinari.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/IMAGENS.gif  Sugerimos priorizar as obras que retratam os trabalhadores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/portinari1.jpg

O lavrador de café

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/portinari2.jpg
Café

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/algodao.JPG

Algodão

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/colheita_cafe.JPG

Colheita de café

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/colheita_de_cana.JPG

Colheita de cana

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/lavadeira.jpg
Lavadeira

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/pau_brasil.jpg

Pau Brasil

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1377/imagens/fundicao_de_ferro.JPG

Fundição de Ferro

 

Aula 02: Atividade
Após conhecer um pouco sobre a vida e obra de Portinari, os alunos deverão retratar trabalhadores de sua região. A técnica a ser utilizada será a fotografia, preto e branco ou colorida.

Atenção Professor! Oriente seus alunos para a questão de direitos autorais, sobre o uso de imagens.

Além das imagens os alunos deverão entregar para o professor um texto descrevendo a profissão retratada, quem é o trabalhador, há quantos anos atua nessa profissão e se está feliz com o trabalho que faz.

Aula 03: Exposição dos trabalhos
Professor reserve um espaço na escola para organizar a exposição dos trabalhos. Os alunos deverão fazer as etiquetas com a identificação das fotos (nome do aluno, série, turma, nome do trabalhador, profissão, local da foto).
Professor reúna a comunidade escolar para prestigiar o trabalho dos alunos. Caso seja possível, organize um bate papo com os alunos e a comunidade, onde cada um fará seu depoimento sobre como foi a realização do trabalho, pontos marcantes e dificuldades encontradas.

Sugestão de avaliação:

Critérios 100 80 50
Participação Participou de todas as atividades propostas e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Não participou das discussões, apenas realizou algumas atividades, não contribuindo para o grupo
Criatividade Enquadramento, luz, cores, cenário. Soube organizar a composição. Enquadramento, luz e cores. Dificuldades na composição Precisa rever enquadramento, luz e cenário.
Produção de texto Descreveu com clareza seu trabalho, cena abordada, materiais utilizados. Boa articulação das idéias Descreveu com clareza alguns pontos do trabalho, deixando de relatar algumas ações e dificuldade de articular as idéias Dificuldades de descrever o trabalho e de articular as idéias

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Era Vargas Vídeo
Recursos Complementares
Texto sobre o Estado Novo: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=53 Texto sobre a formação da república: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=357 Projeto Portinari: http://www.portinari.org.br/ Museu Casa de Portinari: http://www.casadeportinari.com.br/ Dicas sobre fotografia: http://www.mnemocine.com.br/fotografia/tecfotomenu.htm
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisam desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. Professor verifique em "Estratégias e recursos da aula" a tabela com rubricas que podem lhe auxiliar durante a avaliação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 8/9 - 88.89%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11.11%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARINALDA DE LIMA LEMES, E.M. Profª Yolanda Rangel Pereira , Rio de Janeiro - disse:
    marinaldalemes@rioeduca.net

    15/03/2014

    Cinco estrelas

    Excelente


  • antonio carlos, Heitor de Andrade , São Paulo - disse:
    antoniocsbonito@hotmail.com

    22/08/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito como foi planejado as aulas


  • maria bernadete siqueira de castro, Escola Estadual Profª Alvina Prestes , Paraná - disse:
    bernatomate@yahoo.com.br

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    muito boa suas aulas. Parabéns! Também estou usando Portinari num trabalho de material didático do PDE. Você sabe se é possível usar os quadros dele para ilustrar o trabalho. Não o encontrei no Domínio Público. Se puder, me responda. abraços


  • rosa, flor do campo , Rio de Janeiro - disse:
    fofinha@gmail.com

    12/03/2011

    Cinco estrelas

    otimo


  • ANDREA ALVES, EEF CENTRO DOS RETALHISTAS , Ceará - disse:
    xandrea2@hotmail.com

    12/07/2010

    Quatro estrelas

    Ao falar com os alunos sobre o Brasil,temos que ter conhecimentos,varios fatos não são verdadeiros e temos que explicar como tudo aconteceu,parabens pelas icnografias,mostram com clareza todo acontecimento da epoca.


  • eunice, escola municipal antonio tosta de carvalho , Goiás - disse:
    euniceacarvalho@gmail.com

    01/07/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito das sugestões de imagens inclusive algumas nem conhecia


  • Ana Paula Gonçalves Silveira, Fundação Universidade Federal de Rondônia , Rondônia - disse:
    ghorsth@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante! Contar a historia do Brasil precisa ser atividade ativa, sem as mesmices dos livros.


  • Leila Aparecida Rodrigues Machado, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - disse:
    leilaamachado@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão.


  • Julmara Goulart Sefstrom, EMEIEF PE LUDOVICO COCCOLO , Santa Catarina - disse:
    julmara_artes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Juliana, parabéns pelas propostas de ensino. Percebe-se que, or meio de seus projetos, o aluno transita por diversas áreas de conhecimento, possibilitando uma aprendizagem significativa. Vejo que você também procura envolver o contexto dos alunos, o que considero de suma importância. Parabéns mais uma vez. Caso queria trocar alguma idéiasmeu e-mail é: julmara_artes@yahoo.com.br.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.