01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
● Apreender sobre a preservação e a conservação;
● Desenvolver conceitos de lógica;
● Assimilar noções de ordem, classificação e organização;
● Desenvolver a consciência histórica através da valorização da memória.
De início é necessário a consciência de que essa aula pode oferecer uma abordagem multidisciplinar. Os conhecimentos abordados são ao mesmo tempo amplos e específicos. Por exemplo, na medida em que os conceitos de preservação e conservação são úteis a diversos momentos da vida da criança, seja na perspectiva do uso matemático, ou até da consciência histórica e ambiental. Da mesma forma, abordar lógica, ordem, classificação e organização são conhecimentos que devem ser demandados das situações já estabelecidas, pois, as crianças já realizam tais ações, mesmo que em forma primária.
1º momento: roda da conversa – o que são coleções
● Nesse momento, o professor apresentará às crianças o que são coleções, bem como, a sua utilidade. Assim, pode-se fazer uso de exemplos de coleções como de selos, cartões, moedas etc;
● Pergunta-se então às crianças se tem ou já viram algum tipo de coleção;
● Explicados os motivos que são considerados para alguém criar/organizar uma coleção (motivos histórico, afetivo, curioso entre outros).
✔ Apresente para a turma uma coleção, que pela facilidade sugere-se a de tampinhas e pergunte às crianças se topam dar continuidade à coleção. As tampinhas poderão servir futuramente de peças para jogos de percurso ou outros envolvendo a contagem.
✔ Nesse momento, organize grupos de quatro ou cinco com crianças e entregue para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem;
✔ Apresente outras possibilidades de organização da coleção como pela cor, formato, tamanho, ilustração e escrita.
2º momento: decodificando algarismos e construindo números
● Pretende-se nesse momento apresentar a escrita de algarismos bem como seu significado matemático. Assim, utiliza-se as coleções de tampinhas para construir números;
✔ Para isso, será utilizado o cartão matemático abaixo. Nesse cartão as crianças colocarão a correspondência de tampinhas em número e cor na respectiva célula:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
UM(AZUL) | DOIS (VERMELHO) | TRÊS (VERDE) | QUATRO (AMARELO) | CINCO (BRANCO) |
● Após essa atividade, solicita-se das crianças que organizem a coleção em outras alternativas, ora considerando o critério cor combinado ao critério tamanho, ora utilizando um ou outro relacionado com a parte que apresenta a escrita da representação numérica.
Tentativa da escrita dos números.
3º momento: tabelas de classificação.
A partir da organização por critérios, propõe classificar a coleção em diversas séries possíveis:
*Agrupar inicialmente as próprias tampinhas que posteriormente podem ser substituídas pela representação numérica.
*Montar a tabela de acordo com os itens abaixo.
CORES: azul, vermelha, preta, branca.
MATERIAL: metal, plástico.
TAMANHO: pequeno, grande.
● Após este exercício é interessante que se apresente essas coleções, inclusive substituindo as tradicionais representações de algarismos em E.V.A. ou cartolina;
● Não recomenda-se alterar a forma original das tampinhas para que a diversidade seja preservada e amplie a construção cognitiva para a atividade.
4º momento: Conhecendo outras coleções
● Aqui é proposto ao professor pesquisar coleções para mostrar às crianças. Pode ser uma coleção própria, da família ou de outra pessoa. O intuito é demonstrar agora a finalidade de uma coleção além do conhecimento matemático;
✔ Ao apresentar uma coleção os aspectos ressaltados devem sugerir às crianças os fundamentos histórico, afetivo, político e particular que levam uma pessoa a reunir determinados objetos que assumem uma importância a partir desse trabalho de colecionador;
✔ Uma opção é a visita a museus que essencialmente se caracterizam uma coleção;
✔ Outra forma para esse contato é promover o encontro das crianças com colecionadores.
5º momento: a minha coleção
● Após o trabalho de sensibilização da turma o professor poderá propor a construção de uma coleção, que realizada em grupo ou individualmente, será objeto de estudo posterior tanto no conhecimento matemático quanto no desenvolvimento do saber histórico.
● papel;
● tampinhas;
● outras coleções.
A avaliação segue as referências estabelecidas como ideais para o estágio de desenvolvimento envolvido no qual tem a avaliação como processo da ação educativa. Logo no que garante a especificidade da aula proposta, o instrumento de acompanhamento das atividades pode ser o diário ou mesmo, uma tabela que conste a descrição da atividade e o estado de participação e resultado de cada criança, para que assim, assegure o desenvolvimento coletivo respeitando o tempo de cada criança.
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