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Poluição Sonora

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiell Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o que é poluição sonora e como ela afeta a saúde e meio ambiente.
Duração das atividades
3 a 4 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula



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Ilustração: Andrea Castagini

Professor dê início a sua aula perguntando aos alunos sobre o que é poluição sonora. É o barulho dos carros, das sirenes, das britadeiras? O que mais pode configurar poluição sonora?
Em sala de aula, peça aos alunos que façam o máximo de silêncio possível e assim permaneçam por um minuto. Instrua-os a apurar bem os ouvidos, com os olhos fechados e perceber todos os ruídos. Após o tempo estabelecido, peça aos alunos para relatarem quais e quantos ruídos conseguiram perceber.
Quais ruídos eram provenientes da escola e quais eram externos? Enquanto estavam em silêncio que sensações tiveram?
O professor pode fazer um desafio aos alunos, para comprovar que os ruídos interferem na concentração e memória, pedindo que eles tentem decorar uma seqüência de palavras, primeiro em total silêncio da classe e depois em meio a ruídos.
De todos os aspectos relacionados ao conforto ambiental (boa iluminação, boa ventilação, ar puro, temperatura e umidade amena e níveis baixos de intensidade sonora) os ruídos são os que têm menor atenção. Normalmente não percebemos a riqueza de sons em um ambiente, justamente pela sobreposição dos mesmos. E muitas vezes isto resulta em ruídos incômodos. Os ruídos podem afetar atividades como dormir, descansar, concentrar-se, ler e comunicar-se.
A qualidade sonora é importante para todos e deve ser preservada.

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Leve seus alunos para o laboratório de informática e acesse o recurso de aprendizagem:

El ruído también contamina
Se desejar, pode dividir a turma em grupos e pedir que resolvam a webquest “O Som” disponível em:http://www.nonio.uminho.pt/webquests/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=2994&id_pagina=1 .
Após a realização da webquest, o professor poderá instruir seus alunos a fazerem um mapa da escola e arredores, localizando as fontes emissoras de ruídos (o mapa pode ser feito a lápis) e confeccionar um relatório onde deverão propor alternativas de soluções para diminuir o ruído tanto para o interior como para o exterior da escola.


Se for coerente, este relatório poderá ganhar o “ar” de carta oficial, para pedir providências à Direção da escola e às autoridades competentes (órgãos ambientais, prefeitura, setor ambiental, de saúde ou policial).
Para o professor: É interessante que os alunos saibam das leis ambientais sobre a poluição sonora. Se o professor conseguir entrar em contato com o órgão ambiental responsável por medir a poluição sonora, poderá pedir uma visita de seus técnicos, para palestra e também para efetuar a medição dos ruídos por meio do decibelímetro.
Curiosidade: Você sabia que a intensidade máxima de ruído permitido em sala de aula é de 45 decibéis?
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De posse da tabela que aponta os danos que os ruídos podem fazer a nossa saúde, inicie uma discussão com os alunos acerca dos comportamentos dos adolescentes, que em geral preferem ouvir som alto, gostam de freqüentar lugares onde os ruídos são muito elevados, como danceterias, trios elétricos e do uso dos fones de ouvido (que em geral acompanham aparelhos de mp3). Estes comportamentos podem afetar a saúde? Em que níveis? Que alternativas são mais saudáveis?
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Em relação à poluição sonora comunitária, há leis que limitam o ruído para ambientes externos. Portanto, todo cidadão tem direito a um ambiente tranqüilo. Proponha aos alunos uma campanha que explicite a importância de ter um ambiente com menos poluição sonora e dos direitos que todos temos para garantir um ambiente mais tranqüilo.

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
El ruído también contamina Animação/simulação
Avaliação
A avaliação pode ser feita sobre a confecção do relatório, da participação da discussão e da elaboração da campanha contra a poluição sonora.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Washington Luis Samora, EEEFM Narceu de Paiva de Filho. , Espírito Santo - disse:
    washington_samora@yahoo.com.br

    07/11/2014

    Cinco estrelas

    A aula deve ser diviulgada por todo país com a por de todos os professores , afim de que esse mal que acabaou com a sáude da pessoa e prmitiu que pessoas perdesse a concetração , devido ao derespeito de empresários e outros fossem punidos.


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