Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Guerra do Paraguai: uma nova visão

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Doglas Wendll Sorgatto
imagem do usuário

CAMPO GRANDE - MS EE HERCULES MAYMONE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e elaborar um documentário, em vídeo, sobra a Guerra do Paraguai, dando espaço para uma visão do grupo sobre os acontecimentos que modificaram a política e a sociedade brasileira no Segundo Reinado.

Permitir o exercício da criatividade em grupo com a utilização de tecnologias disponíveis e estimulando a interpretação coletiva de fatos e situações.

Duração das atividades
8 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno conheça um pouco sobre a postura política de Dom Pedro II, sobre sua influência sobre os outros países da América do Sul e sobre os interesses comerciais da Inglaterra.

Um ponto importante, é levar o aluno a refletir sobre a escravidão que ainda era mantida no Brasil e que teve na Guerra do Paraguai um importante fator de mobilização pela abolição.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente a sala de aula é dividida em grupos de quatro a sete alunos.

Os alunos assitem ao documentário da TV Escola sobre a Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai, a guerra do Extermínio: parte II

Guerra do Paraguai, a guerra do Extermínio: parte I

Em seguida, orientados pelo professor, traçam um plano - roteiro - de como fazer uma releitura do conflito a partir do que foi estudado e adequando a situação do Paraguai e Brasil hoje. (lembrar aspectos como a importação de produtos piratas, o tráfico de drogas, a grilagem de terras paraguaias por brasileiros, os paraguaios que utilizam o sistema de saúde público brasileiro das cidades de fronteira)

Fomentar um debate sobre os aspectos levantados pelos alunos, criando um registro para a produção do trabalho do grupo.

Orientar os alunos na escolha do local de gravação, na produção dos textos utilizados, no uso do humor, na eliminação de anacronismos, na elaboração de possíveis cenários, na escolha de vídeos, fotos, aúdios e outros recursos digitais presentes na internet.

Com a ajuda sala de tecnologia, orientar os alunos na elaboração dos vídeos com uso dos recursos disponíveis na sala de tecnologia da escola.

É importante que os vídeos sejam gravados em CD, em arquivos únicos, para serem exibidos em sala de aula diante de toda a classe para avaliação e apreciação de todos. Portanto, é importante ensiná-los a salvar dessa forma, em formatos compatíveis com aparelhos de DVD presente nas escolas.

Após a exibição dos vídeos em sala uma comparação e um novo debate sobre as visões e interpretações sobre o fato dadas pelos alunos se faz importante para a confecção de um quadro mural sobre o que foi aprendido.
                   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Guerra do Paraguai, a guerra do Extermínio: parte II Vídeo
Guerra do Paraguai, a guerra do Extermínio: parte I Vídeo
Avaliação

Acredito que a availiação poderia ser feita em duas etapas:

Na primeira, o professor avalia o trabalho levando em consideração a participação na produção, a criatividade (uso de recursos, de humor, de cenário, músicas, etc), no conteúdo sobre o assunto (informações, anacronismos, interpretações, etc) e a parte técnica (gravação em cd, arquivo no formato solicitado, áudio de qualidade, vídeos com qualidade, etc). Isso comporia uma nota para o grupo todo que variaria de Zero a Cinco.

No segundo momento, o grupo reune-se e avalia a participação de cada integrante no processo de produção do trabalho. Quem empenhou-se mais, quem liderou o grupo, se dedicou. As notas seriam atribuídas por consenso e justificadas em folha a ser entregue ao professor. Essa avaliação estimula a participação e modera os conflitos existentes sobre a produção do trabalho. As notas seriam atribuídas de zero a cinco.

O mural final produzido seria exposto numa área pública da escola e o professor solicita aos alunos a publicação dos trabalhos em site da escola ou ambientes de publicação gratuita de vídeos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Godiva Affonso Teixeira de Godoy Westin, EE VICENTE LANDI JUNIOR , Minas Gerais - disse:
    godatgw@gmail.com

    28/07/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante o modo que foi apresentado a aula, sugiro criar uma simulação de juri após os alunos estudarem todas as versões: brasileira, paraguai e inglesa. A classe poderá formar um bloco completo onde outra sala observará os resultados finais e a conclusão do juri dos culpados pelo genocídio americano poderá fazer surgir uma analise sobre os paises atuais e seus problemas. Poderão concluir também como seria o Paraguai hoje se não tivesse ocorrido a Guerra.


  • JOÃO PAULO MOREIRA CARVALHO, EDUCANDARIO MARIA ARAUJO , Bahia - disse:
    joao.carvalho@politec.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei muito interessante essa proposta de aula e gostaria de sugerir como mais um recurso nesta aula, que poderia ser utilizados recortes de jornais ou revistas, falando sobre o comercio ilegal de produtos e o tráfico de armas e drogas muito presente nesta fronteira. Como um recorte histórico do que é o Paraguai hoje o plano é muito interessante.


  • JOÃO PAULO MOREIRA CARVALHO, EDUCANDARIO MARIA ARAUJO , Bahia - disse:
    joao.carvalho@politec.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei muito interessante essa proposta de aula e gostaria de sugerir como mais um recurso nesta aula, que poderia ser utilizados recortes de jornais ou revistas, falando sobre o comercio ilegal de produtos e o tráfico de armas e drogas muito presente nesta fronteira. Como um recorte histórico do que é o Paraguai hoje o plano é muito interessante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.