25/11/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Aplicar planificação de sólidos geométricos na criação de embalagens.
Conceituação, classificação e propriedades de sólidos geométricos.
Professor, em uma aula anterior, peça aos alunos que tragam de casa algumas embalagens de papel vazias, como caixas para pasta de dentes, suco, leite, etc., para Serem usadas nesta aula. Faça uma breve revisão sobre os sólidos geométricos, relembrando suas propriedades e classificações.
ATIVIDADE
1ª PARTE
Divida os alunos em grupos e peca-os que associem cada embalagem a um sólido geométrico e desmontem as embalagens, para que percebam o que é uma planificação. Eles devem registrar as observações em uma tabela contendo o nome da embalagem, o sólido associado a ela e um esboço da planificação. Provavelmente, as embalagens serão associadas a prismas, que são as formas mais comuns encontradas em embalagens, ficando de fora outros sólidos como, por exemplo, os de revolução e as pirâmides. Isso não é problema, pois o objetivo desta atividade é que eles entendam o conceito de planificação e a partir daí, transfiram-no para os outros sólidos geométricos.
Entregue imagens de algumas planificações e peça para que, sem montar, imaginem a que sólido elas correspondem, registrando na tabela o esboço e nome do sólido associado. Logo após, cada grupo deverá recortar e montar as planificações.
Imagens que podem ser utilizadas:
http://www.edutrad.com/mcem/SII/site2/solidoplanificacoes.htm
http://www.edutrad.com/mcem/SII/site2/solidosteste1.htm
OUTRAS PLANIFICAÇÕES EM:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/solidos-geometricos-moldes-para.html
2ª PARTE
- Aplicação das planificações na elaboração de embalagens.
Proponha que cada grupo pesquise em lojas e supermercados os diferentes tipos, formas e materiais utilizados na confecção de embalagens, observando quais os aspectos estéticos que agregam valor e significados ao produto, tornando-o desejável. A seguir, eles devem pensar em um produto e elaborar um projeto de embalagem tendo como ponto de partida uma planificação. Este projeto deve descrever o produto a que se destina a embalagem, o material que será utilizado, um desenho do modelo a ser construído e um relatório sobre o processo de criação.
Em uma aula posterior, cada grupo deverá apresentar o produto final e o detalhamento do projeto para o resto da turma.
Como motivação, você pode exibir algumas imagens de embalagens, como por exemplo:
http://www.curiosando.com.br/07/2009/design-embalagens-inspiradoras/
http://www.abre.org.br/premio_abre/vencedores_2005/premio_2005_vencedores.htm
http://c omunicadores.info/tag/evolucao/
http://nformas.wordpress.com/2009/07/22/facas-de-embalagens/
Material complementar sobre sólidos geométricos:
http://www.atractor.pt/simetria/matematica/docs/regulares.html
http://pt.wikibooks.org/wiki/Matem%C3%A1tica_divertida/Poliedros
http://www2.ucg.br/design/da2/solidosgeometricos.pdf
Texto sobre design de embalagens:
Avalie os alunos pelos relatórios e pela apresentação do produto final aos grupos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/11/2014
Cinco estrelasRealmente é uma aula muito boa,
21/11/2010
Cinco estrelasParabéns! Uma aula maravilhosa a criatividade