Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO – DICIONÁRIO ILUSTRADO

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GAVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender, comunicar e interpretar idéias matemáticas.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada (100 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Professor, as atividades propostas a seguir visam estimular o aluno a buscar a conceituação de alguns termos matemáticos estudados pelo Desenho Geométrico, relacionando-os com imagens que imprimam significado, promovendo a apropriação de uma linguagem matemática formal. Sugiro que sejam feitas com alunos do 7º ano do ensino fundamental.

Atividade 1
Criando palavras cruzadas.
Divida os alunos em grupos de 4 alunos e, a partir de uma relação de termos usados na Geometria peça que cada grupo escolha 8 palavras e monte um jogo de palavras cruzadas, 4 horizontais e 4 verticais. Eles deverão elaborar as perguntas que terão como respostas as palavras escolhidas . Evite que eles copiem a definição de livros ou qualquer outro material de apoio, que devem ser usados apenas como fonte de consulta. Estimule-os a discutirem as idéias que cada um do grupo apresenta sobre o significado dos termos geométricos, para encontrarem a melhor forma de defini-los.
Ao final as palavras cruzadas devem ser trocadas entre os grupos.
Com essa atividade você irá perceber a dificuldade que os alunos apresentam no entendimento da linguagem matemática. Na maioria dos casos eles apenas decoram as definições, não atribuindo a elas nenhum significado.

Alguns textos sobre apropriação da linguagem matemática:

http://ersalles.files.wordpress.com/2009/05/leitura-escrita-matematica.pdf

http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss05_01.pdf

Atividade 2
Elaboração de um dicionário ilustrado.
A partir de uma relação de termos geométricos (pode ser a mesma das palavras cruzadas) proponha que os grupos elaborem um dicionário ilustrado que servirá como fonte de consulta nas aulas de Desenho Geométrico ou Matemática.
Sugiro o seguinte roteiro:
1. As palavras devem estar em ordem alfabética.
2. Pesquise o significado em Dicionários, Livros de Matemática, Livros de Desenho Geométrico e em páginas da Internet.
3. Ilustre com desenhos a lápis. Use também gravuras e/ou fotos que demonstrem a aplicação no dia-a-dia.
4. Elabore uma capa para o trabalho e a bibliografia.
5. O trabalho pode ser feito tanto no computador quanto à mão.
6. Como é um dicionário, as páginas devem obedecer a uma mesma diagramação.


Relação de palavras:


1. BISSETRIZ
2. CÍRCULO
3. ARCO
4. FLECHA
5. MEDIATRIZ
6. LUGAR GEOMÉTRICO
7. PARALELAS
8. PERPENDICULARES
9. RAIO
10. TANGENTE
11. SECANTE
12. VÉRTICE
13. BIDIMENSIONAL
14. CONGRUENTES
15. CIRCUNFERÊNCIA
16. COMPLEMENTO
17. SUPLEMENTO

Avaliação
Avalie a evolução dos alunos com relação a compreensão e comunicação das idéias matemáticas acompanhando as discussões feitas pelos grupos e analisando as definições apresentadas nas palavras cruzadas e no dicionário.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.