25/11/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GAVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Compreender, comunicar e interpretar idéias matemáticas.
Professor, as atividades propostas a seguir visam estimular o aluno a buscar a conceituação de alguns termos matemáticos estudados pelo Desenho Geométrico, relacionando-os com imagens que imprimam significado, promovendo a apropriação de uma linguagem matemática formal. Sugiro que sejam feitas com alunos do 7º ano do ensino fundamental.
Atividade 1
Criando palavras cruzadas.
Divida os alunos em grupos de 4 alunos e, a partir de uma relação de termos usados na Geometria peça que cada grupo escolha 8 palavras e monte um jogo de palavras cruzadas, 4 horizontais e 4 verticais. Eles deverão elaborar as perguntas que terão como respostas as palavras escolhidas . Evite que eles copiem a definição de livros ou qualquer outro material de apoio, que devem ser usados apenas como fonte de consulta. Estimule-os a discutirem as idéias que cada um do grupo apresenta sobre o significado dos termos geométricos, para encontrarem a melhor forma de defini-los.
Ao final as palavras cruzadas devem ser trocadas entre os grupos.
Com essa atividade você irá perceber a dificuldade que os alunos apresentam no entendimento da linguagem matemática. Na maioria dos casos eles apenas decoram as definições, não atribuindo a elas nenhum significado.
Alguns textos sobre apropriação da linguagem matemática:
http://ersalles.files.wordpress.com/2009/05/leitura-escrita-matematica.pdf
http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss05_01.pdf
Atividade 2
Elaboração de um dicionário ilustrado.
A partir de uma relação de termos geométricos (pode ser a mesma das palavras cruzadas) proponha que os grupos elaborem um dicionário ilustrado que servirá como fonte de consulta nas aulas de Desenho Geométrico ou Matemática.
Sugiro o seguinte roteiro:
1. As palavras devem estar em ordem alfabética.
2. Pesquise o significado em Dicionários, Livros de Matemática, Livros de Desenho Geométrico e em páginas da Internet.
3. Ilustre com desenhos a lápis. Use também gravuras e/ou fotos que demonstrem a aplicação no dia-a-dia.
4. Elabore uma capa para o trabalho e a bibliografia.
5. O trabalho pode ser feito tanto no computador quanto à mão.
6. Como é um dicionário, as páginas devem obedecer a uma mesma diagramação.
Relação de palavras:
1. BISSETRIZ
2. CÍRCULO
3. ARCO
4. FLECHA
5. MEDIATRIZ
6. LUGAR GEOMÉTRICO
7. PARALELAS
8. PERPENDICULARES
9. RAIO
10. TANGENTE
11. SECANTE
12. VÉRTICE
13. BIDIMENSIONAL
14. CONGRUENTES
15. CIRCUNFERÊNCIA
16. COMPLEMENTO
17. SUPLEMENTO
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!