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DESENHO GEOMÉTRICO – DESENHANDO A PLANTA BAIXA DE UM CONDOMÍNIO

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar conceitos de geometria em uma situação real.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Traçado de retas paralelas e perpendiculares com o par de esquadros.

Escalas numéricas e gráficas

Polígonos

Sólidos Geométricos

Estratégias e recursos da aula

Professor a atividade a seguir sugere a elaboração de uma maquete virtual do projeto de um condomínio criado pelos alunos. Ela se divide em três etapas:
• Elaboração do projeto e adequação ao tamanho do terreno;
• Tomada de medidas e construção de um esboço da planta-baixa;
• Execução do projeto usando o Google SketchUp

Como motivação, exiba algumas imagens de condomínios, e discuta sobre o que é um condomínio.

Este site contém imagens de satélite de alguns condomínios em Brasília:

http://wikimapia.org/11069947/pt/Condom%C3%ADnio-Meu-Sonho

Imagem de condomínio em Jundiaí - SP feita com o software sugerido.

http://www.abrasil.com.br/projetos-view.php?p=40

Proponha que eles criem a maquete virtual de um “condomínio dos sonhos”. Apresente algumas imagens feitas com o Google SketchUp. Como por exemplo:

http://www.webrankinfo.com/images/google/sketchup-demo.jpg

1ª etapa:

Divida os alunos em grupos. Eles devem iniciar o projeto detalhando as áreas que irão compor o condomínio e dimensões do terreno.

2ª etapa:

Material:
Instrumentos de Desenho Geométrico: (régua, par de esquadros, compasso e transferidor).
Lápis
Borracha
Papel tamanho A-3 ou duas folhas de papel A-4 unidas com fita adesiva.


Peça que façam o esboço da planta do condomínio, anotando todas as medidas necessárias para a construção. Eles perceberão a necessidade de saberem quais são as medidas normalmente usadas em ruas, portas, janelas, quadras esportivas, etc.
Faça uma revisão sobre escalas, peça que pesquisem as medidas necessárias e desenhem a planta final, em escala, usando os materiais de desenho. Se for necessário, faça uma revisão sobre o uso dos esquadros para o traçado de paralelas e perpendiculares.


http://www.slideboom.com/presentations/84890/Uso-do-Par-de-Esquadros

Escalas:
http://www.ufrgs.br/destec/destec-livro/paginas/7.htm


3ª etapa: no laboratório de informática.


O Google ScketchUp é um programa livre e possui uma versão educacional. Com ele o aluno pode fazer modelagens 3D a partir de figuras planas. O seu uso é muito simples, os alunos adoram e existem muitos tutoriais e fóruns de discussão na internet.

Em um primeiro momento, deixe que os alunos explorem as ferramentas do programa de forma livre e pesquisem tutoriais.
Para que a execução do projeto seja mais rápida, subdivida os grupos em duplas, onde cada dupla ficará responsável por uma área do condomínio que deverá ser executada de acordo com o projeto. Depois é só juntar tudo em um único arquivo.

Como finalização solicite um relatório descrevendo como foram realizadas as etapas do projeto, as dificuldades encontradas, assim como as estratégias encontradas para a resolução.

Download do programa:

http://sketchup.google.com/index.html

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos pelo desenvolvimento de todas as etapas do projeto.

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