25/11/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Aplicar conceitos de geometria em uma situação real.
Traçado de retas paralelas e perpendiculares com o par de esquadros.
Escalas numéricas e gráficas
Polígonos
Sólidos Geométricos
Professor a atividade a seguir sugere a elaboração de uma maquete virtual do projeto de um condomínio criado pelos alunos. Ela se divide em três etapas:
• Elaboração do projeto e adequação ao tamanho do terreno;
• Tomada de medidas e construção de um esboço da planta-baixa;
• Execução do projeto usando o Google SketchUp
Como motivação, exiba algumas imagens de condomínios, e discuta sobre o que é um condomínio.
Este site contém imagens de satélite de alguns condomínios em Brasília:
http://wikimapia.org/11069947/pt/Condom%C3%ADnio-Meu-Sonho
Imagem de condomínio em Jundiaí - SP feita com o software sugerido.
http://www.abrasil.com.br/projetos-view.php?p=40
Proponha que eles criem a maquete virtual de um “condomínio dos sonhos”. Apresente algumas imagens feitas com o Google SketchUp. Como por exemplo:
http://www.webrankinfo.com/images/google/sketchup-demo.jpg
1ª etapa:
Divida os alunos em grupos. Eles devem iniciar o projeto detalhando as áreas que irão compor o condomínio e dimensões do terreno.
2ª etapa:
Material:
Instrumentos de Desenho Geométrico: (régua, par de esquadros, compasso e transferidor).
Lápis
Borracha
Papel tamanho A-3 ou duas folhas de papel A-4 unidas com fita adesiva.
Peça que façam o esboço da planta do condomínio, anotando todas as medidas necessárias para a construção. Eles perceberão a necessidade de saberem quais são as medidas normalmente usadas em ruas, portas, janelas, quadras esportivas, etc.
Faça uma revisão sobre escalas, peça que pesquisem as medidas necessárias e desenhem a planta final, em escala, usando os materiais de desenho. Se for necessário, faça uma revisão sobre o uso dos esquadros para o traçado de paralelas e perpendiculares.
http://www.slideboom.com/presentations/84890/Uso-do-Par-de-Esquadros
Escalas:
http://www.ufrgs.br/destec/destec-livro/paginas/7.htm
3ª etapa: no laboratório de informática.
O Google ScketchUp é um programa livre e possui uma versão educacional. Com ele o aluno pode fazer modelagens 3D a partir de figuras planas. O seu uso é muito simples, os alunos adoram e existem muitos tutoriais e fóruns de discussão na internet.
Em um primeiro momento, deixe que os alunos explorem as ferramentas do programa de forma livre e pesquisem tutoriais.
Para que a execução do projeto seja mais rápida, subdivida os grupos em duplas, onde cada dupla ficará responsável por uma área do condomínio que deverá ser executada de acordo com o projeto. Depois é só juntar tudo em um único arquivo.
Como finalização solicite um relatório descrevendo como foram realizadas as etapas do projeto, as dificuldades encontradas, assim como as estratégias encontradas para a resolução.
Download do programa:
http://sketchup.google.com/index.html
Tutoriais:
http://sketchup.google.com/training/videos.html
http://www.sketchupbrasil.com/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=7&forum=1
Apostila de Desenho Geométrico:
http://www.scribd.com/doc/271620/apostila-de-desenho-geometrico
Avalie os alunos pelo desenvolvimento de todas as etapas do projeto.
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