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Pet Point: acerte se puder

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender, através de brincadeira, variações do arremesso em um alvo fixo (garrafa pet) estando em situações com diferentes graus de complexidade.
Arremessar a bola e correr, arremessar saltando, arremessar parado – interagindo com o colega e com o espaço. Além de desenvolver a percepção do seu próprio corpo e movimentos em relação ao objeto, ao espaço/tempo e em relação ao colega.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Tico-Tico fuzilado
Duração: aproximadamente 30 min

O professor deverá entregar uma garrafa pet para cada aluno e pedir que eles se dividam em grupos de 8 integrantes. Cada garrafa deverá ser identificada com o nome de seu dono, escrito em uma tira de fita crepe e preenchida com um pouco de areia ou água. A cada momento, um dos alunos irá arremessar a bola tentando acertar alguma das garrafas.

O aluno cuja garrafa for derrubada deverá correr em direção a bola e quando agarra-la irá gritar: - Pare bola!! Enquanto isso, os outros correm e só param de correr quando escutarem o “- pare bola!!”. O aluno com a bola então, poderá dar 5 passos para se aproximar de alguém, e tentar acertá-lo com a mesma. Caso consiga, a pessoa que foi queimada coloca uma pedra ao lado de sua garrafa (um ovo em seu ninho), caso não consiga acertar, a pedra vai para o ninho de quem arremessou. Quando um ninho estiver com 3 ovos, a pessoa vai para o “paredão de fuzilamento” e fica de costas para que todos tentem acerta-lo com a bola. Nesse momento, é importante que o professor estipule uma distância grande no arremesso do fuzilamento, para que a bola não machuque quem esta no paredão. É importante lembrar que a bola utilizada deve ser macia, de preferência uma bola de iniciação ou de vôlei mais leve.

Atividade II:
Duração: Aproximadamente: 30 min

O professor deverá pedir a seus alunos que se dividam em duplas e então entregará para cada dupla uma bola, um arco e uma garrafa pet. A garrafa deverá ficar em pé no centro do arco. Um dos jogadores ficará tentando derrubar a garrafa (atacante) enquanto o outro ficará tentando evitar que a garrafa seja derrubada (defensor). Eles podem se deslocar ao redor da garrafa mas nenhum dos dois pode pisar dentro da área demarcada pelo arco.

Ao sinal do professor, quem estava atacando defende e quem estava defendendo ataca. É interessante que periodicamente se mude as duplas para que todos possam experimentar as diferenças e particularidades de cada um durante o jogo.

Atividade III: Guerra dos planetas
Duração: aproximadamente – 30 min

O professor deverá pedir que seus alunos se dividam 4 grupos e, em uma quadra irá fazer uma demarcação no chão com fita crepe de modo que a quadra seja dividida em 4 quadrantes. Cada quadrante será um planeta e em seu centro estará sua torre (garrafa pet) dentro de um arco. Durante o jogo não se pode pisar dentro da área delimitada pelo arco.

O objetivo do jogo é que cada grupo derrube o maior número de vezes a torre do adversário sem deixar que derrubem sua torre. Para isso, a cada rodada, o planeta ira receber 3 bolas. Dado o sinal de inicio, os alunos devem se locomover pelo espaço do seu planeta e pela área externa aos planetas (área livre) para tentar arremessar a bola e derrubar a torre do planeta adversário. Quando uma torre cai, o jogo para e recomeça com cada jogador em seu planeta e cada planeta com 3 bolas. Cada planeta tem 3 vidas, ou seja, sua torre pode ser derrubada 2 vezes, na 3ª vez, ele é dominado pelo ultimo planeta que derrubou sua torre. Quando isso acontece, todos os integrantes do planeta morto se mudam para o planeta que os dominou e o antigo planeta se torna agora parte da área livre.

Recursos Complementares

 Abaixo Link com mais informações sobre a pedagogia do handebol:
http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/ acesso em 08/11/2009

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10 min
Com os alunos em roda, o professor deve pedir que eles avaliem e discutam as diferenças entre os arremessos estáticos realizados no primeiro exercício, sem nenhuma interferência externa e os arremessos realizados na ultima atividade, com muitos elementos dificultadores. Quais estratégias foram utilizadas em cada atividade, quais as diferenças percebidas quando a atividade era individual e quando ela era em grupo? São perguntas que podem nortear a avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • denis eduardo pimenta, ESCOLA MUNICIPAL MARLENE PEREIRA RANCANTE , Minas Gerais - disse:
    denis-pimenta@ig.com.br

    01/03/2013

    Cinco estrelas

    a aula esta bem estruturada, merece ser experimentada como iniciação ao handebol.


Sem classificação.
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