Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A invasão de palhaços

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Soares Fonseca Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá conhecer e experimentar um pouco da linguagem do palhaço, figura tradicional do circo que habita o imaginário de crianças, jovens e adultos. A experiência de se colocar totalmente em função da alegria do outro, transbordando cores e sons, se permitindo ser ridículo e recebendo risos como resposta, é algo único que além de ser uma experiência que liberta o corpo dos padrões de movimento pré-estabelecidos(pelo menos momentaneamente), proporciona também a vivência de uma solidariedade genuína, onde faço algo pelo e para o outro.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não são necessários.
Estratégias e recursos da aula

Atividade I: O descobrimento
Duração: aproximadamente 30 min

O professor deverá explicar para seus alunos que cada um tem um palhaço dentro de si e só temos que deixa-lo livre para que ele apareça. Ele então distribui uma folha em branco para cada aluno e pede que eles olhem para a folha como se fosse um espelho e tentem enxergar como é o rosto desse palhaço que esta dentro de cada um. Como é a sua maquiagem, quais cores ele gosta mais? É importante que o professor ressalte que os palhaços são seres muito alegres e por isso gostam de tudo bem colorido. Eles então deverão desenhar, de forma que ocupe toda a folha, o rosto desse palhaço e sua maquiagem. Quando a maquiagem estiver terminada, eles irão escolher um nome para o próprio palhaço.

arquivo pessoal

arquivo pessoal

Atividade II: A transformação
Duração: Aproximadamente: 30 min

O professor agora, deverá tentar reproduzir, de forma bem simplificada, a maquiagem do desenho no rosto de cada criança. Essa é uma tarefa que toma tempo e as crianças tendem a ficar muito dispersas, por isso é aconselhável que nesse momento o professor possa contar como uma ajuda externa para encerrar rapidamente o momento da pintura. A tinta utilizada dever ser própria para o rosto, hipoalergênica e mesmo assim, deve ser testada em quantidade pequena na perna o no braço da criança antes de aplicada em seu rosto.

Atividade III: O ensaio
Duração: aproximadamente – 20 min

Existem algumas músicas e performances que são tradição nos circos mambembes e nas apresentações de palhaços, tanto na rua quanto sob as lonas do picadeiro. Elas são tocadas e cantadas tendo um puxador, e um coro que responde ao puxador, segue a baixa uma das versões mais tradicionais dessa cantiga:

Cantado:

PUXADOR: TOMBEI, TOMBEI, TORNEI TOMBAR
CORO: A BRINCADEIRA JÁ VAI COMEÇAR
PUXADOR:Ô RAIA O SOL SUSPENDE A LUA
CORO: OLHA O PALHAÇO NO MEIO DA RUA
PUXADOR: EU VOU ALI E VOLTO JÁ
CORO: VOU APANHAR MARACUJÁ
PUXADOR: EU VOU ALI E VOLTO CEDO
CORO: VOU APANHAR LIMÃO AZEDO
PUXADOR: EU VOU ALI E VOLTO AGORA
CORO: VOU BUSCAR MINHA VIOLA

Falado:

PUXADOR: HOJE TEM ESPETÁCULO?
CORO: TÊM SIM SENHOR.
PUXADOR: E O PALHAÇO O QUE QUE É?
CORO: É LADRÃO DE MULHER
PUXADOR E O PALHAÇO O QUE É QUE FOI?
CORO: FOI LADRÃO DE BOI

No link abaixo vemos um trio de palhaço executando a música e suas possíveis variações.

http://www.youtube.com/watch?v=miZhWja8PBo

O professor deverá treinar esses versos com seus alunos fazendo o papel do puxador e eles o coro. Caso o professor tenha alguma experiência com instrumentos, eles podem enriquecer e muito a execução da música. Podem ser acrescentados novos versos que sejam tradicionais de cada região, ou ainda, versos criados especificamente para a atividade, por professores ou pelos próprios alunos. Para que a música ganhe formas diferentes, o professor deverá trabalhar com seus alunos algumas variações de dinâmica, por exemplo, quando o puxador cantar com pouco volume e mais devagar, todos respondem também com pouco volume e se movimentando em câmera lenta, já quando o puxador cantar mais bem rápido e com muito volume, todos respondem com muito volume, se movimentando com mais vigor e intensidade( pulando e dançando).

Atividade IV: O cortejo
Duração: aproximadamente – 20 min

Com tudo ensaiado, o professor irá para fora da sala com todos os palhaços, com muita música e alegria, percorrendo os corredores da escola convidando quem quiser e puder para se juntar a eles. Uma dinâmica que pode contribuir para a brincadeira é o professor sugerir algumas atitudes aos palhaços em momentos específicos por exemplo: - Palhaços, invasão de abelhas!!! E todos saem imitando abelhas, ou macacos ou fazendo caretas e então o cortejo continua. O cortejo de palhaços geralmente tem boa receptividade por alunos, professores e funcionários da escola pois é algo que contagia e alegra todo o ambiente.

Avaliação

A avaliação da atividade deverá ser feita a partir da construção de um grande mural do cortejo, cada aluno irá colocar seu desenho de palhaço e escrever um pequeno texto a respeito da experiência. Eles então irão realizar uma mini entrevista com pessoas que assistiram e/ou participaram do cortejo pedindo que elas expressem em uma frase suas impressões. Os desenhos e textos dos alunos, as frases dos entrevistados e algumas fotos da atividade devem ser reunidos no mural à ser exposto na escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.