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Circo: equilibrando no latão

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá conhecer um pouco mais de uma das modalidades mais tradicionais do circo, o equilibrismo, mais especificamente o trabalho com tambor ou latão. Além disso estará desenvolvendo seu equilíbrio e trabalhando com a superação de desafios.

Duração das atividades
e aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não são necessários
Estratégias e recursos da aula

Para essa aula, são necessários pelo menos um latão, e um espaço gramado ou com colchões para que os aparelhos rolem mais devagar. Abaixo imagens de crianças experimentando os latões em cima de colchões.

http://www.iev.com.br/c.php?c=noticias&id=473  acesso em novembro de 2009

http://www.iev.com.br/c.php?c=noticias&id=473 acesso em novembro de 2009

Atividade I: primeiros contatos
Duração: aproximadamente 30 min
Os primeiros momentos com o latão, devem de ser de exploração, para que os alunos percam o medo e comecem a compreender as peculiaridades do aparelho. A primeira atividade é a “barrigada”, onde cada aluno tem a oportunidade de pegar impulso e rolar por cima do latão mantendo a barriga para baixo.

O professor então, deverá explicar para seus alunos que a primeira coisa a ser aprendida é a forma de se cair do latão, pois caindo corretamente os riscos de alguém se machucar se tornam mínimos. Dito isso, os alunos deverão, subir no latão e então deixar o corpo se desequilibrar para frente e descer sempre pela frente, pois caso se desequilibrem para trás podem bater as costas ou a cabeça.

Atividade II: Controlando o aparelho
Duração: Aproximadamente: 30 min

Agora que os alunos já experimentaram e interiorizaram as formas de subir e se deslocar no latão, é preciso que eles comecem a realizar esses movimentos de forma mais controlada. O professor deverá pedir que seus alunos subam e fiquem parados, equilibrados. Já em cima do latão, eles deverão caminhar da forma mais lenta possível, pois assim eles começam a controlar o latão. Deverão tentar se deslocar, parar e então, voltar a se deslocar. Na sequência, os alunos deverão tentar se deslocar(ainda de forma lenta) para trás e tentar desenvolver esse percurso sem descer do latão(frente, pára, trás, pára, frente, pára e desce)

Atividade III: Primeiras manobras
Duração: aproximadamente – 30 min

Visando a criação de novos desafios, passamos agora para as evoluções do aparelho, ou como os alunos costumam colocar as “manobras” ou os “truques”. Nesse momento, ainda estamos falando de evoluções com um grau de dificuldade bem baixo, adequado a faixa etária e ao tempo de 100 min de uma aula geminada de Educação Física. As evoluções podem ser lançadas como desafios, o que instiga muito os alunos. È sempre bom ressaltar que na aula não estamos disputando, ou procurando saber quem tem mais ou menos facilidade em determinada modalidade, estamos simplesmente aprendendo e explorando as possibilidades do circo, dentro dos limites e das especificidades de cada um.

Desafios:
1- girar em 90º

2- girar em 180°
3- saltar
3- girar saltando
4- sentar e levantar do latão sem encostar os pés no chão
5- deslocar o latão estando com as mãos e os pés encostados nele(4 apoios)
6 – passar de um tambor para o outro

O professor deve estar atento para o fato de que em uma turma com 30 estudantes, existem muitas diferenças e exatamente por isso, alguns alunos ao final da aula já estarão explorando o latão de forma muito complexa enquanto outros ainda estarão tenta ndo superar o medo inicial e de se equilibrar sozinhos. È preciso deixar claro para os alunos que todos têm direito ao mesmo tempo de experimentação do tambor, pois eles geralmente estipulam a regra do ” se errar sai”, cabe a nós professores desconstruir essa lógica e apresentar para eles novas formas de compreensão do tempo de aula.

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min


Com os alunos em roda o professor deverá colocar algumas questões a respeito da experiência vivida: o que eles acharam de se equilibrar, como eles percebiam o próprio corpo em cima do latão, se estavam tensos, se estavam relaxados e como isso interferia no deslocamento. Outra questão importante de ser discutida e avaliada é a lógica do acerto enquanto algo que merece ser premiado com mais tempo de aula. Se eles acham isso correto, e se isso se aplica a outros tempos e espaços como por exemplo no futebol praticado nos momentos de lazer em que o time ganhador conquista o direito de permanecer na quadra.

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