30/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
◦As moedas existentes hoje no Brasil.
◦As moedas e cédulas que terão sua circulação aumentada.
◦O possível lançamento da moeda de R$2,00.
◦Noção sobre o Sistema Monetário Brasileiro.
◦Aulas do Portal do Professor “ Florím holandês, Réis português”
1ª momento:
A turma, dividida em grupos de 4, realiza a leitura da notícia publicada no Jornal O Globo em 10/09/2009.
O professor dirige a leitura com as seguintes perguntas:
◦Que cédulas circularão mais em nosso país?
◦Que moedas teremos circulando mais que atualmente?
◦Por que as cédulas de R$2,00 e de R$5,00 terão maior circulação?
◦Qual o objetivo do Banco Central com a maior circulação dessas moedas e cédulas?
◦Como notas maiores poderão ser trocadas por cédulas de R$2,00 e de R$5,00?
◦O que você descobriu sobre o lançamento da moeda de R$2,00?
2ª momento:
Após a discussão das perguntas que dirigiram a leitura do texto, o professor entrega a cada grupo uma caixinha com as moedas existentes hoje no Brasil.
Depois de explorar as moedas, lançará o desafio:
◦De quem são os rostos representados nas moedas que usamos atualmente?
a) O rosto é de um grande navegador português que chegou ao Brasil em 1500.
moeda:
b) Um dos líderes da Independência mineira, um movimento que existiu numa tentativa de tornar o Brasil independente.
moeda:
c) O rosto é do 1ª imperador do Brasil. Filho de D. Pedro II.
moeda:
d) Símbolo existente em diversos objetos ou documentos do Brasil.
moeda:
e) Grande diplomata do Brasil, além de estadista e historiador.
moeda:
f) Proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889.
moeda:
3ª momento:
A seguir, o professor propõe a seguinte atividade:
Os grupos deverão representar os valores utilizando moedas:
A partir de cada registro, o professor analisa com a turma o n° de moedas utilizado por cada grupo e as possíveis representações de cada valor solicitado.
As representações realizadas pelos alunos apontarão o grau de compreensão do conteúdo alcançado pela turma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2010
Cinco estrelasMaria Lúcia, gostei de sua sugestão. É um assunto que resgata a história do Sistema Monetário Brasileiro, desde o início, até os dias atuais. Oportunidade essa, que o aluno tem de conhecer toda a evolução do dinheiro e sua importância para a economia do Brasil. Obrigada pela sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esta maneira de como trabahar com moedas. è uma maneira mais facil de fazer com que as crianças abosrvam mais rapido sobre o conteudo . Parabéns, Maria Luiza