Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     ◦As moedas existentes hoje no Brasil.
     ◦As moedas e cédulas que terão sua circulação aumentada.
     ◦O possível lançamento da moeda de R$2,00.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     ◦Noção sobre o Sistema Monetário Brasileiro.
     ◦Aulas do Portal do Professor “ Florím holandês, Réis português”

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

     A turma, dividida em grupos de 4, realiza a leitura da notícia publicada no Jornal O Globo em 10/09/2009.

     O professor dirige a leitura com as seguintes perguntas:

     ◦Que cédulas circularão mais em nosso país?
     ◦Que moedas teremos circulando mais que atualmente?
     ◦Por que as cédulas de R$2,00 e de R$5,00 terão maior circulação?
     ◦Qual o objetivo do Banco Central com a maior circulação dessas moedas e cédulas?
     ◦Como notas maiores poderão ser trocadas por cédulas de R$2,00 e de R$5,00?
     ◦O que você descobriu sobre o lançamento da moeda de R$2,00?

2ª momento:

     Após a discussão das perguntas que dirigiram a leitura do texto, o professor entrega a cada grupo uma caixinha com as moedas existentes hoje no Brasil.

     Depois de explorar as moedas, lançará o desafio:

     ◦De quem são os rostos representados nas moedas que usamos atualmente?

    a) O rosto é de um grande navegador português que chegou ao Brasil em 1500.
moeda:

     b) Um dos líderes da Independência mineira, um movimento que existiu numa tentativa de tornar o Brasil independente.
moeda:

     c) O rosto é do 1ª imperador do Brasil. Filho de D. Pedro II.
moeda:

     d) Símbolo existente em diversos objetos ou documentos do Brasil.
moeda:

     e) Grande diplomata do Brasil, além de estadista e historiador.
moeda:

     f) Proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889.
moeda:

3ª momento:

     A seguir, o professor propõe a seguinte atividade:

    Os grupos deverão representar os valores utilizando moedas:

     A partir de cada registro, o professor analisa com a turma o n° de moedas utilizado por cada grupo e as possíveis representações de cada valor solicitado.

Avaliação

     As representações realizadas pelos alunos apontarão o grau de compreensão do conteúdo alcançado pela turma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia Horkaten, Colégio Estadual Gregório Teixeira - Ensino Fundamental e Médio , Paraná - disse:
    mhorkaten@gmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Maria Lúcia, gostei de sua sugestão. É um assunto que resgata a história do Sistema Monetário Brasileiro, desde o início, até os dias atuais. Oportunidade essa, que o aluno tem de conhecer toda a evolução do dinheiro e sua importância para a economia do Brasil. Obrigada pela sugestão.


  • Dulcineia, Escils Municipal "Professora Caetana Paranhos" , Paraná - disse:
    neiacaioba@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esta maneira de como trabahar com moedas. è uma maneira mais facil de fazer com que as crianças abosrvam mais rapido sobre o conteudo . Parabéns, Maria Luiza


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.