Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desenho - Curvas Cônicas como Lugares Geométricos

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a propriedade comum aos pontos de cada curva, caracterizando-a como um lugar geométrico.
Analisar os fatores que conferem a cada uma das cônicas suas propriedades características.

Relacionar o processo de obtenção das curvas cônicas às suas características enquanto lugares geométricos.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer o conceito de lugar geométrico e os elementos notáveis das curvas cônicas. devem saber utilizar adequadamente os instrumentos de desenho.

Estratégias e recursos da aula

Ao iniciar a aula, o professor deverá relembrar com a turma o conceito de lugar geométrico, geralmente estudados nos anos finais do ensino fundamental. Os alunos devem ser estimulados a relacionar as estruturas geométricas por eles reconhecidas como lugares geométricos e identificar as propriedades inerentes a cada um.

A proposta para essa aula é apenas demonstrar as propriedades de cada curva e, portanto, sugerimos ao professor não se deter nos processos de construção – que deverão ser trabalhados em outra(s) aula(s) , já que constituem basicamente a representação gráfica dos LLGG aqui analisados.

A circunferência surgirá como a escolha natural para introduzir o conteúdo da aula e estender o conceito de L.G. às demais curvas cônicas. Assim, a etapa seguinte será analisar as propriedades de cada uma das cônicas, podendo ser utilizadas como material de apoio as pranchas abaixo. Cabe observar que há alguns elementos que não estão representados nos desenhos disponibilizados, devendo o professor mencioná-los e/ou incluí-los na análise.


Se o professor desejar, poderá fazer o download de imagens acima, em alta resolução, a partir dos seguintes endereços:

http://www.4shared.com/file/157711688/148f845c/Elementos_da_Circunferncia.html
http://www.4shared.com/file/157711898/70a9817/Elementos_da_Elipse.html
http://www.4shared.com/file/157712323/6dccd85b/Elementos_da_Hiprbole.html
http://www.4shared.com/file/157712470/8cfd6b21/Elementos_da_Parbola.html

A última etapa da aula deverá consistir da execução de exercícios de fixação do conteúdo, tendo por objetivo principal o reconhecimento das propriedades que caracterizam os pontos de cada uma das curvas

Avaliação

A avaliação da aula poderá ser feita por meio da análise dos exercícios realizados pelos alunos e pela dificuldade ou facilidade demonstrada em correlacionar o processo de geração das cônicas, os elementos destas e as propriedades de cada curva.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.