25/11/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar a propriedade comum aos pontos de cada curva, caracterizando-a como um lugar geométrico.
Analisar os fatores que conferem a cada uma das cônicas suas propriedades características.
Relacionar o processo de obtenção das curvas cônicas às suas características enquanto lugares geométricos.
Os alunos devem conhecer o conceito de lugar geométrico e os elementos notáveis das curvas cônicas. devem saber utilizar adequadamente os instrumentos de desenho.
Ao iniciar a aula, o professor deverá relembrar com a turma o conceito de lugar geométrico, geralmente estudados nos anos finais do ensino fundamental. Os alunos devem ser estimulados a relacionar as estruturas geométricas por eles reconhecidas como lugares geométricos e identificar as propriedades inerentes a cada um.
A proposta para essa aula é apenas demonstrar as propriedades de cada curva e, portanto, sugerimos ao professor não se deter nos processos de construção – que deverão ser trabalhados em outra(s) aula(s) , já que constituem basicamente a representação gráfica dos LLGG aqui analisados.
A circunferência surgirá como a escolha natural para introduzir o conteúdo da aula e estender o conceito de L.G. às demais curvas cônicas. Assim, a etapa seguinte será analisar as propriedades de cada uma das cônicas, podendo ser utilizadas como material de apoio as pranchas abaixo. Cabe observar que há alguns elementos que não estão representados nos desenhos disponibilizados, devendo o professor mencioná-los e/ou incluí-los na análise.
Se o professor desejar, poderá fazer o download de imagens acima, em alta resolução, a partir dos seguintes endereços:
http://www.4shared.com/file/157711688/148f845c/Elementos_da_Circunferncia.html
http://www.4shared.com/file/157711898/70a9817/Elementos_da_Elipse.html
http://www.4shared.com/file/157712323/6dccd85b/Elementos_da_Hiprbole.html
http://www.4shared.com/file/157712470/8cfd6b21/Elementos_da_Parbola.html
A última etapa da aula deverá consistir da execução de exercícios de fixação do conteúdo, tendo por objetivo principal o reconhecimento das propriedades que caracterizam os pontos de cada uma das curvas
A avaliação da aula poderá ser feita por meio da análise dos exercícios realizados pelos alunos e pela dificuldade ou facilidade demonstrada em correlacionar o processo de geração das cônicas, os elementos destas e as propriedades de cada curva.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2011
Cinco estrelasMuito bom, Muito bom