Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenho - Parábola: Elementos e processos de construção

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos notáveis da parábola
Construir a parábola a partir de uma seção plana do cone e a partir de elementos dados no plano que a contém.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber executar a seção plana de sólidos de revolução e obter sua V.G. utilizando um método descritivo a sua escolha.

Estratégias e recursos da aula
                                               

Antes da aula
Alguns arquivos sugeridos como material de apoio para essa aula devem ser previamente baixados e requerem a instalação do software geogebra. Assim, o professor deverá providenciar, com antecedência, o preparo dos computadores para a aula. Embora o planejamento das atividades busque explorar os recursos interativos da geometria dinâmica, caso a escola não possua equipamentos de informática disponíveis para uso didático, o professor poderá imprimir as imagens em transparências para utilizá-las como referências.

Começando as atividades 
Dentre as curvas cônicas a parábola é, provavelmente, a que tem maior número de aplicações práticas presentes no nosso cotidiano, como, por exemplo:

Ao iniciar a aula, e antes de proceder à analise dos processos de construção da parábola, o professor deverá debater com seus alunos os aspectos que tornam essa curva tão propícia a diversas aplicações. Ao longo dessa etapa, o docente deverá recapitular com a turma a propriedade da parábola enquanto lugar geométrico, propriedade essa que está diretamente ligada à aplicabilidade dessa cônica em diversos setores das ciências e da indústria.

Por isso, sugerimos que a análise dos processos de construção da elipse, seja realizada a partir de duas situações distintas:

- épura de seção plana produzida sobre um cone dado
- construção da parábola no plano, dados elementos diversos.

Embora o objetivo da primeira construção não seja demonstrar a propriedade da parábola, julgamos importante que os alunos compreendam as relações entre o processo de geração da curva – que ocorre no espaço – e a construção da parábola a partir de seus elementos já dispostos no plano. Neste último caso, não é possível, por exemplo, visualizar qual a relação entre a forma da parábola e o ângulo formado entre as geratrizes do cone e seu eixo. Desse modo, acreditamos que o arquivo disponível no endereço

http://www.4shared.com/file/157714513/6707a8f6/Construo_de_cnicas_na_pura_-_parbola.html

e que deverá ser baixado e instalado com antecedência, possa ser bastante útil na análise do primeiro processo de construção. Para movimentar os pontos indicados basta utilizar a ferramenta "mover", representada pelo ícone

ferramenta mover do Geogebra

O processo empregado na segunda construção deve evidenciar a característica exclusiva dos pontos da parábola. Nessa etapa, portanto, sugerimos a utilização do processo geral para o traçado da curva, não apenas por tornar clara a utilização da propriedade da cônica, mas por ser bastante simples.

Naturalmente, existem diversos métodos de construção, e a escolha do mais adequado para cada caso deve levar em consideração os elementos disponíveis. Todos, no entanto, estão direta ou indiretamente relacionados ao processo geral. O mais importante é que, independente dos demais processos trabalhados, os alunos entendam o porquê dos procedimentos realizados.

A última etapa da aula deverá ser destinada à realização de exercícios de fixação, abordando, principalmente, as construções realizadas no plano, a partir de elementos diversos.

Recursos Complementares

As ilustrações originais dos exemplos estão disponíveis, em alta resolução, no seguinte endereço eletrônico:

http://www.4shared.com/file/157713691/de41c532/Parbola_-_processo_geral_de_construo.html

Avaliação

A aula poderá ser avaliada a partir das intervenções realizadas pelos alunos durante a análise dos processos de construção. Os exercícios de fixação também constituirão um bom parâmetro estimar a apreensão do conteúdo pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alan, instituto nacional de ciencias exatas , Amazonas - disse:
    tableetehx3@hotmail.com

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    muitoo boua a observação e o modo de como se resume o assunto ! bem explicativo ! :D


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.