27/01/2010
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar os elementos notáveis da parábola
Construir a parábola a partir de uma seção plana do cone e a partir de elementos dados no plano que a contém.
Os alunos deverão saber executar a seção plana de sólidos de revolução e obter sua V.G. utilizando um método descritivo a sua escolha.
Antes da aula
Alguns arquivos sugeridos como material de apoio para essa aula devem ser previamente baixados e requerem a instalação do software geogebra. Assim, o professor deverá providenciar, com antecedência, o preparo dos computadores para a aula. Embora o planejamento das atividades busque explorar os recursos interativos da geometria dinâmica, caso a escola não possua equipamentos de informática disponíveis para uso didático, o professor poderá imprimir as imagens em transparências para utilizá-las como referências.
Começando as atividades
Dentre as curvas cônicas a parábola é, provavelmente, a que tem maior número de aplicações práticas presentes no nosso cotidiano, como, por exemplo:
Ao iniciar a aula, e antes de proceder à analise dos processos de construção da parábola, o professor deverá debater com seus alunos os aspectos que tornam essa curva tão propícia a diversas aplicações. Ao longo dessa etapa, o docente deverá recapitular com a turma a propriedade da parábola enquanto lugar geométrico, propriedade essa que está diretamente ligada à aplicabilidade dessa cônica em diversos setores das ciências e da indústria.
Por isso, sugerimos que a análise dos processos de construção da elipse, seja realizada a partir de duas situações distintas:
- épura de seção plana produzida sobre um cone dado
- construção da parábola no plano, dados elementos diversos.
Embora o objetivo da primeira construção não seja demonstrar a propriedade da parábola, julgamos importante que os alunos compreendam as relações entre o processo de geração da curva – que ocorre no espaço – e a construção da parábola a partir de seus elementos já dispostos no plano. Neste último caso, não é possível, por exemplo, visualizar qual a relação entre a forma da parábola e o ângulo formado entre as geratrizes do cone e seu eixo. Desse modo, acreditamos que o arquivo disponível no endereço
http://www.4shared.com/file/157714513/6707a8f6/Construo_de_cnicas_na_pura_-_parbola.html
e que deverá ser baixado e instalado com antecedência, possa ser bastante útil na análise do primeiro processo de construção. Para movimentar os pontos indicados basta utilizar a ferramenta "mover", representada pelo ícone
O processo empregado na segunda construção deve evidenciar a característica exclusiva dos pontos da parábola. Nessa etapa, portanto, sugerimos a utilização do processo geral para o traçado da curva, não apenas por tornar clara a utilização da propriedade da cônica, mas por ser bastante simples.
Naturalmente, existem diversos métodos de construção, e a escolha do mais adequado para cada caso deve levar em consideração os elementos disponíveis. Todos, no entanto, estão direta ou indiretamente relacionados ao processo geral. O mais importante é que, independente dos demais processos trabalhados, os alunos entendam o porquê dos procedimentos realizados.
A última etapa da aula deverá ser destinada à realização de exercícios de fixação, abordando, principalmente, as construções realizadas no plano, a partir de elementos diversos.
As ilustrações originais dos exemplos estão disponíveis, em alta resolução, no seguinte endereço eletrônico:
http://www.4shared.com/file/157713691/de41c532/Parbola_-_processo_geral_de_construo.html
A aula poderá ser avaliada a partir das intervenções realizadas pelos alunos durante a análise dos processos de construção. Os exercícios de fixação também constituirão um bom parâmetro estimar a apreensão do conteúdo pelos alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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31/03/2011
Cinco estrelasmuitoo boua a observação e o modo de como se resume o assunto ! bem explicativo ! :D