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De onde vêm as ondas do mar?

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula os alunos poderão aprender como a onda do mar é formada. Esta aula pode ser trabalhada com alunos que possuem Deficiência Intelectual ou Dificuldade Acentuada de Aprendizagem, uma vez que tem como recurso um vídeo explicativo e lúdico, o que facilita o entendimento de todos os alunos.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; Uma (01) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação da aula, mas é importante que os alunos sejam questionados sobre o tema e o título da aula, para que seus conhecimentos prévios sejam valorizados.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas para a aula serão:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de vídeo, pois o recurso pode ser salvo em DVD.

Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem o mar, se já tiveram a oportunidade de conhecê-lo, o que acham dele (se gostam, porque etc.).


Atividade 1

Iniciada a conversa sobre o mar, o professor deverá, em seguida,  perguntar aos alunos se eles sabem como as ondas do mar são formadas. É importante saber o conhecimento que os alunos têm do assunto a ser trabalhado na aula, visando a partir destes construir e ampliar seus conhecimentos. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1384/imagens/mar.jpg

Figura 1 – Imagem do mar. Disponível em: http://aspirinab.weblog.com.pt/mar.jpg  Acesso em: 15. Dez. 2008.

Feito isto, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.

Recurso:

  

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1293/de_onde_vem_a_onda.wmv  
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1384/imagens/kika.jpg

Figura 2 - Tela inicial do recurso.

O recurso é um vídeo da TV Escola, do programa “De onde vem?”, que fala sobre a formação das ondas do mar. O vídeo é lúdico e explicativo, o que facilita o entendimento dos alunos sobre o assunto.

 

Atividade 2


Neste momento é importante que o professor dê oportunidade para que os alunos possam falar o que entenderam sobre o tema da aula – principalmente para àqueles que nunca viram o mar de perto!

Em seguida, o professor deverá dividir os alunos em três grupos para que eles façam uma representação do mar - uma espécie de maquete (cada grupo deverá fazer uma maquete).  Para isso, será necessário que o professor disponibilize alguns materiais para que esta “maquete” seja construída. Ele poderá fazer com os alunos uma lista dos materiais necessários (assim neste momento poderá trabalhar aspectos da língua portuguesa - escrita de palavras) e estudar como farão para que realmente pareça que a representação é a de um mar (poderão estudar geografia, por exemplo, ao estudar as características do mar). Após a construção da maquete os alunos poderão convidar os alunos da série anterior  (ou uma outra série) para conhecer a maquete. Tal evento será uma espécie de Feira de Ciências. Assim  eles poderiam, então, explicar o que aprenderam, e esta seria uma maneira de sistematizar o conhecimento adquirido, bem como divulgar o que aprenderam para outros alunos. A visitação poderá ter o nome: "Conhecendo o Mar".

Abaixo se encontra alguns sites que trazem dicas de como fazer uma maquete.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0171/aberto/mt_134239.shtml 

http://www.maquetes.net/aula1.html

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1384/imagens/maquete2.jpg

Figura 3 - Exemplo de uma maquete sobre o mar. Disponível em: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&q=maquete&start=20&sa=N&ndsp=20  Acesso em: 18. Dez. 2008.

 

Sugestões:

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as ondas do mar, abaixo se encontram alguns sites que podem auxiliar este aprofundamento sobre o tema da aula. O professor poderá dividir os alunos em grupos para efetuar a atividade de pesquisa nos sites abaixo.

Sites que abordam o assunto da aula:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ondas_do_mar   Neste primeiro site os alunos poderão conhecer: O "sentir do fundo" pelas ondas (uma espécie de experiência, mas que na impossibilidade de sua efetuação poderá auxiliar os alunos a entender um pouco mais sobre as ondas do mar). Pela altura de uma onda sabemos qual é a profundidade da água, as ondas e as tempestades, porque é que as ondas chegam à praia quase paralelas à costa?  Como há vários assuntos abordados neste site, mais de um grupo da sala de aula poderá ficar responsável pela pesquisa deste.

http://cursos.unisanta.br/oceanografia/ondas.htm  Neste site os alunos poderão conhecer mais profundamente como a onda do mar é formada e como se rompem, por meio de imagens e gráficos aliados à explicações escritas.
 

http://br.youtube.com/watch?v=iTplImvTF9c  Além de conhecer como as ondas do mar são formadas, os alunos poderão conhecer algumas "utilidades" que elas têm, como, por exemplo, a geração de energia elétrica. O vídeo abaixo versa sobre a geração de energia elétrica através das ondas do mar. Assim, o professor poderá trabalhar com seus alunos uma das formas de geração de energia elétrica.


 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1384/imagens/hidreletrica2.jpg
 

Figura 3 – Descrição do Vídeo sobre geração de energia elétrica através das ondas do mar. Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=iTplImvTF9c  Acesso em: 17. Dez. 2008.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a onda? Vídeo
Recursos Complementares
Papel celofane e vários outros tipos de papel com vários tons de azul, bacia, sal, água, água com gás entre outros.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos, para que o professor possa perceber as facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão da temática abordada durante a aula e, ainda, nos conceitos que poderão ser trabalhados durante a organização e preparação propriamente dita, da maquete do mar.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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Opiniões

  • Grazielli Martins Pereira, EMEF SENADOR RUY CARNEIRO , Paraíba - disse:
    grazielli.martins@hotmail.com

    11/03/2011

    Quatro estrelas

    Esta aula além de ser criativa e despertar o interesse do aluno pode ser fonte de muitas pesquisas.


  • Ana Cleia Vieira Costa, Escola Municipal Cleonice Menezes Fernandes , Amazonas - disse:
    anacleia.vieira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a diversidade de atividades criativas desenvolvidas pela professora, foi muito legal porque foi construida passo a passo com as crianças, ou seja, os alunos vivenciaram a parte teórica e prática, a professora aproveitou o tema para interdisciplinar com os outros conteúdos de maneira construtiva e criativa. Ficou muito legal, e ainda explorou um tema que está em foco é claro. Parabéns!!!


  • luciane, Anhanguera Educacional , Goiás - disse:
    lucianenrm@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    amei!!!


  • teresa cristina da silva barão, ESCOLA MUNICIPAL PROFª. BRÍGIDA FERRAZ FOSS , Mato Grosso do Sul - disse:
    teresabarao@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente e muito criativa!


Sem classificação.
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