Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Divisão de frações

 

19/02/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular divisão de frações
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Multiplicação de frações
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Divisão de frações” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre multiplicação de frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                    • Qual será o resultado da multiplicação de 3 por http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig05.jpg ? Professor, aqui, uma vez tendo eles chegado ao resultado, acrescente a pergunta: por quê ?
                    • Como faço esta multiplicação ?
                    • E quando multiplicamos de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_23_-_Fig11.jpg por http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_23_-_Fig12.jpg, a forma de calcular é diferente? Qual será o resultado desta conta?

               Distribua aos alunos tiras de papel do mesmo tamanho e peça-os que representem o que estão fazendo. O que é a multiplicação? Faça comparações com o resultado. Continue em seguida com as outras questões sugeridas.

               Seria interessante apresentar aos seus alunos um problema para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:

                   • “Se 40 litros de leite devem ser colocados em jarras de 2 litros cada uma, quantas jarras serão necessárias?” 
                   • “E se as jarras fossem de um litro?
                   • “E se tivéssemos canecas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig05.jpglitro cada uma, quantas seriam necessárias?
                   • “E se tivéssemos canecas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig06.jpg litro cada uma, quantas seriam necessárias?

Também nesse caso, utilize o papel, régua, caneta e tesoura. Represente concretamente e em seguida mostre o porquê da regra. Muitos alunos vêm das Séries Iniciais com grandes dificuldades sobre esse assunto e nessa aula o professor pode e deve resgatar esse aprendizado.

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/dividirfraccoes.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre divisão de frações.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig02.jpg

              Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo divisão de frações. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig03.jpg


               Esta tela nos orienta que este exercício, contém 20 questões (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_37_Fig04.jpg ) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
                    •  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a próxima questão.
                    • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_19_-_Fig05.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a lista completa de questões. 
               Para responder a questão, clique com o mouse, em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1387/imagens/Aula_19_-_Fig07.jpg.

               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

                Professor, de volta a sala de aula, peça cada aluno que elabore um problema utilizando os conhecimentos adquiridos sobre divisão de frações. Peça que pelo menos dois alunos apresentem o problema com a solução, neste estimule um debate e durante o mesmo observe a evolução dos alunos . Recolha os problemas e também os utilize como forma de avaliação.

               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
 

Recursos Complementares
Lista de exercícios em http://praticamatematica.googlepages.com/6FraccoesDivisao.pdf. http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0175/aberto/mt_70201.shtml http://educar.sc.usp.br/matematica/m5let2.htm
Avaliação
Professor, observe e analise os comentários nos debates propostos no início da aula, na forma como eles resolveram a situação problema inicial e o debate dos trabalhos finais, bem como as folhas de exercícios recolhidas.
Opinión de quien visitó

Uma estrela 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.