19/02/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Divisão de frações” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre multiplicação de frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Qual será o resultado da multiplicação de 3 por ? Professor, aqui, uma vez tendo eles chegado ao resultado, acrescente a pergunta: por quê ?
• Como faço esta multiplicação ?
• E quando multiplicamos de por , a forma de calcular é diferente? Qual será o resultado desta conta?
Distribua aos alunos tiras de papel do mesmo tamanho e peça-os que representem o que estão fazendo. O que é a multiplicação? Faça comparações com o resultado. Continue em seguida com as outras questões sugeridas.
Seria interessante apresentar aos seus alunos um problema para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
• “Se 40 litros de leite devem ser colocados em jarras de 2 litros cada uma, quantas jarras serão necessárias?”
• “E se as jarras fossem de um litro?”
• “E se tivéssemos canecas de litro cada uma, quantas seriam necessárias?”
• “E se tivéssemos canecas de litro cada uma, quantas seriam necessárias?”
Também nesse caso, utilize o papel, régua, caneta e tesoura. Represente concretamente e em seguida mostre o porquê da regra. Muitos alunos vêm das Séries Iniciais com grandes dificuldades sobre esse assunto e nessa aula o professor pode e deve resgatar esse aprendizado.
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/dividirfraccoes.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre divisão de frações.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo divisão de frações. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Esta tela nos orienta que este exercício, contém 20 questões ( ) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
• Mostrará a próxima questão.
• Mostrará a lista completa de questões.
Para responder a questão, clique com o mouse, em de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, .
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Professor, de volta a sala de aula, peça cada aluno que elabore um problema utilizando os conhecimentos adquiridos sobre divisão de frações. Peça que pelo menos dois alunos apresentem o problema com a solução, neste estimule um debate e durante o mesmo observe a evolução dos alunos . Recolha os problemas e também os utilize como forma de avaliação.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
Uma estrela 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/06/2010
Uma estrelaa aula é mto boa mais poderia valorizar mais!!!