20/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Identificar formas geométricas;
criar objetos com peças dos blocos lógicos;
registrar através do desenho.
A professora deverá iniciar essa aula considerando o que foi trabalhado na aula anterior, ou seja, as crianças devem conhecer as formas geométricas.
1º Momento:
A professora deverá levar para a roda de estudo uma caixa contendo os blocos lógicos. Perguntar as crianças se elas conhecem cada uma daquelas peças, como se chamam, quais as cores presentes nos objetos, como se pode usar tal material e o que é possível construir com as peças. Nesse momento a professora deve ouvir as crianças e fazer outros questionamentos de acordo com as respostas dadas por elas.
Blocos lógicos: disponível no site:http://www.demex.com.br/loja/product_info.php/products_id/107?osCsid=8ef3f912a237246653283dabb4694699
2º Momento:
A professor deve lançar para as crianças a sugestão de brincar de construir coisas utilizando os blocos lógicos. Deve, ainda, organizar as crianças em grupos de forma que em cada grupo fiquem crianças de níveis de aprendizagens diferentes para que possam, na interação, trocar idéias, possibilitando novas aprendizagens.
Distribuir uma porção de peças para cada grupo e pedir que construam objetos livremente.
3º Momento:
Na mesa, cada criança deverá registrar em forma de desenho o que conseguiu criar no seu grupo. Com esta aula é possível ainda explorar com as crianças as formas utilizadas na sua construção, a quantidade de blocos utilizados, as cores, bem como explorar outras possibilidades de criação pelas crianças.
Uma das possibilidades pode ser a construção coletiva de um castelo em que todas as crianças da turma estejam envolvidas. Nessa atividade a professora pode ir retomando os nomes dos blocos, quantos blocos se pode usar para levantar uma torre do castelo. Se a outra torre vai ter o mesmo tamanho, a professora deve questionar sobre a quantidade de blocos que o grupo vai utilizar e observar se as crianças dão respostas coerentes e como resolvem estes desafios.
Avaliação:
A professora deverá observar:
Se as crianças identificam e nomeiam as formas presentes nos blocos lógicos; a capacidade criadora das crianças e suas formas de representação através do desenho.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/02/2014
Cinco estrelasEssa aula é excelente para ensinar as crianças a importância dos blocos lógicos e como são usados no seu dia a dia.