Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GEOMETRIA: fazendo arte com as formas geométricas

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Aráújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar formas geométricas em obras de arte;

desenvolver o gosto estético;

realizar releitura de obra de arte.

Duração das atividades
3 momentos de mais ou menos 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças já deverão ter trabalhado as formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:

Apresentar obras de arte para as crianças escolher uma para trabalhar. Se o professor estiver trabalhando geometria e desejar trabalhar esta temática, usando como suporte a obra de arte, sua escolha deve ser por obras onde as formas geométricas estejam presentes. Um dos artistas plásticos que trabalha com formas geométricas de forma bastante criativa é Piet Mondrian.

undefined

Obra de Mondrian escolhida pelo grupo, disponível no site: http://cealdecote.wordpress.com/2007/12/

Segundo momento:

Depois de escolhida a obra que será trabalhada pelo grupo, o professor deve estabelecer um dialogo que permita às crianças identificar e nomear as formas presentes na obra. Deverá também discutir que materiais podem ser utilizados para realização da releitura pelas crianças.

O professor deve disponibilizar papel peso 40, pedaços de barbantes, cola e tinta guache. Nas mesas, as crianças poderão colar pedaços de barbantes no papel ainda em branco, criando formas geométricas, como retângulos, quadrados, triângulos (as formas que aparecem na obra escolhida).

Terceiro momento:

No dia seguinte, quando a colagem dos barbantes já estiver seca, as crianças pintarão a tela usando as cores desejadas, como também poderão acrescentar novas formas. O espaço dentro e fora dos limites do barbante, servirão como delimitadores das formas nas quais as crianças podem usar cores diferentes. O resultado dessa produção será uma bricolagem (atividade na qual se utiliza e sobrepõe várias técnicas e diferentes materiais para realização do fazer artístico).

Quarto momento:

Depois de realizada a releitura, crianças e professores deverão voltar à roda para discutir as formas presentes em suas produções, as cores e as técnicas utilizadas. Nesse momento, o profesor deve combinar com as crianças uma exposição do material produzido, escolher o nome da exposição e decidir que turmas poderão convidar para visitar a exposição. No dia combinado para a exposição, as crianças recebem o grupo de crianças que foi convidado e explica para ele todo o processo por qual passou a releitura da obra de arte escolhida pelo grupo.

Avaliação

Com esta aula é possivel avaliar o fazer artístico das crianças, bem como sua capacidade de realizar releituras de obra de arte, atentando para as formas utilizadas pelo artista da obra original.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.