20/12/2009
Maria de Fátima Aráújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Apreciar formas geométricas em obras de arte;
desenvolver o gosto estético;
realizar releitura de obra de arte.
Para realização desta aula as crianças já deverão ter trabalhado as formas geométricas.
Primeiro momento:
Apresentar obras de arte para as crianças escolher uma para trabalhar. Se o professor estiver trabalhando geometria e desejar trabalhar esta temática, usando como suporte a obra de arte, sua escolha deve ser por obras onde as formas geométricas estejam presentes. Um dos artistas plásticos que trabalha com formas geométricas de forma bastante criativa é Piet Mondrian.
Obra de Mondrian escolhida pelo grupo, disponível no site: http://cealdecote.wordpress.com/2007/12/
Segundo momento:
Depois de escolhida a obra que será trabalhada pelo grupo, o professor deve estabelecer um dialogo que permita às crianças identificar e nomear as formas presentes na obra. Deverá também discutir que materiais podem ser utilizados para realização da releitura pelas crianças.
O professor deve disponibilizar papel peso 40, pedaços de barbantes, cola e tinta guache. Nas mesas, as crianças poderão colar pedaços de barbantes no papel ainda em branco, criando formas geométricas, como retângulos, quadrados, triângulos (as formas que aparecem na obra escolhida).
Terceiro momento:
No dia seguinte, quando a colagem dos barbantes já estiver seca, as crianças pintarão a tela usando as cores desejadas, como também poderão acrescentar novas formas. O espaço dentro e fora dos limites do barbante, servirão como delimitadores das formas nas quais as crianças podem usar cores diferentes. O resultado dessa produção será uma bricolagem (atividade na qual se utiliza e sobrepõe várias técnicas e diferentes materiais para realização do fazer artístico).
Quarto momento:
Depois de realizada a releitura, crianças e professores deverão voltar à roda para discutir as formas presentes em suas produções, as cores e as técnicas utilizadas. Nesse momento, o profesor deve combinar com as crianças uma exposição do material produzido, escolher o nome da exposição e decidir que turmas poderão convidar para visitar a exposição. No dia combinado para a exposição, as crianças recebem o grupo de crianças que foi convidado e explica para ele todo o processo por qual passou a releitura da obra de arte escolhida pelo grupo.
Com esta aula é possivel avaliar o fazer artístico das crianças, bem como sua capacidade de realizar releituras de obra de arte, atentando para as formas utilizadas pelo artista da obra original.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/02/2011
Quatro estrelasparabéns pela sua aula, pois a aprendizagem com certeza será significativa.
27/11/2010
Cinco estrelasessa aula foi extrmamente otima