16/06/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Professor, para essa atividade, você vai precisar de uma folha pontilhada, para isso, acesse o site:
http://web.educom.pt/pr1305/mat_geoplano_projecto3.htm
lá existem vários modelos de folhas pontilhada, mas para a atividade proposta use a indicada na figura a seguir:
Laboratório de informática!!
Leve os alunos ao laboratório de informática e solicite que abram o site:
http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/software.htm
peça que executem o programa em
Será aberta uma janela com o Geoplano virtual, onde os alunos poderão desenhar algumas formas geométricas. Dê um tempo para que eles se adaptem ao programa. Oriente-os para que façam as figuras usando apenas o lado do quadrado, para facilitar o cálculo do perímetro.
Recorde com os alunos os conceitos de área e do perímetro de uma figura.
Apresente aos alunos as seguintes atividades que deverão realizar no programa.
Usando sua criatividade construa as figuras a seguir no Geoplano virtual e depois as reproduza na folha pontilhada .
1) Construa 3 figuras diferentes e dê a área e o perímetro de cada uma delas, usando como unidade comprimento o lado do quadrado da malha e como unidade de área a área deste quadrado.
2) Construa figuras diferentes com área 16 u e encontre o perímetro de cada uma delas. Complete a tabela abaixo.
“O que você pode afirmar sobre o perímetro destes polígonos?” Aqui professor esperamos que o aluno diga que não pode afirmar nada ou que são diferentes ou que alguns são iguais e outros diferentes, etc.
3) Construa figuras diferentes com perímetro 22u e encontre a área de cada uma delas. Complete a tabela abaixo.
“O que você pode afirmar sobre as áreas destes polígonos?” Aqui professor esperamos novamente que o aluno diga que não pode afirmar nada ou que são diferentes ou que alguns são iguais e outros diferentes, etc.
Discuta as diferentes conclusões tiradas pelos alunos.
4) Construa figuras com perímetro 12u e outras com perímetro 14u. Compare as áreas.
* É possível construir uma figura de perímetro 12u que tenha área maior do que uma de perímetro 14u?
* É possível construir uma figura de perímetro 12u que tenha área menor do que uma de perímetro 14u?
* É possível construir uma figura de perímetro 12u que tenha a mesma á ;rea do que uma de perímetro 14u?
5) Construa figuras com perímetro 24 u e área 15u.
Professor discuta com os alunos se existe ou não relações entre área e perímetro de uma figura geométrica.
Utilizando a folha pontilhada com as figuras desenhadas, questione os alunos quanto ao perímetro e a área encontrada em cada uma das figuras.
1) “As figuras com maior área têm o maior perímetro?” Aqui você vai concluir com os alunos que nem sempre as figuras com maior área têm o maior perímetro.
2) “As figuras com maior perímetro têm a maior área?” Aqui você vai concluir com os alunos que nem sempre as figuras com maior perímetro têm a maior área.
3) “As figuras com mesma área têm o mesmo perímetro?” Aqui você vai concluir com os alunos que figuras com mesma área podem ter perímetros diferentes.
4) “As figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área?” Aqui você vai concluir com os alunos que figuras com o mesmo perímetro podem ter áreas diferentes.
5) “Todos desenharam as mesmas figuras nas situações propostas?” Aqui você vai concluir com os alunos que figuras com o mesmo perímetro e mesma área podem ser de formatos diferentes.
Essa atividade reforça a idéia de área e perímetro, conceitos que algumas vezes são confundidos pelos alunos, ao pedir que construam figuras com área e perímetros diferentes, esses conceitos são colocados em confronto.
DICAS E SUGESTÕES:
Professor, você pode criar mais atividades para que os alunos comparem as áres e os perímetros dos polígonos. A seguir alguns sites onde você pode encontrar algumas dessas atividades.
http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039032/webfolios/grupo7/atividades.htm: site com algumas atividades geométricas, destaque para a atividade 3, onde usa o Geoplano para relacionar a medida do lado com a área do quadrado, do retângulo e do triângulo.
http://educamat.ese.ipcb.pt/0607/images/PDF/Mater_1C/sessao_09_actv_geoplano.pdf: documento em pdf com atividades de área e perímetro.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2011
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito, só acho que 50 minutos 1 aula, é muito pouco tempo.