01/12/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá entender como funciona basicamente uma chave de classificação e qual a importância de classificação dos seres vivos.
Professor, quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos ao nosso redor, temos a tendência de reunir em grupos aqueles que consideramos semelhantes, classificando-os. Está é uma característica inerente ao ser humano. O ser humano classifica as coisas porque isso as torna mais fáceis de serem compreendidas.
Em qualquer sistema de classificação são usados determinados CRITÉRIOS. Num supermercado, a disposição dos produtos nos corredores e nas prateleiras obedece a certas regras estabelecidas pelo proprietário. Por exemplo, os produtos de higiene pessoal ficam numa determinada prateleira de uma determinada seção, os refrigerantes numa outra e os chocolates em uma terceira etc.. É claro que o dono de um supermercado pode usar critérios diferentes de arrumação, certo? Alguém tem outro exemplo comum em que se observa classificação?
E nas Ciências? Os cientistas também classificam. No caso da Ciência, no entanto, não é aconselhável a existência de muitos sistemas diferentes de classificação. Podemos perceber que isso tornaria muito difícil a “comunicação” entre cientistas.
A importância da classificação biológica é facilitar a compreensão da enorme variedade de seres vivos existentes.
E por isso classificamos! Essa aula introduz o assunto e busca resgatar o porquê da classificação, que pode parecer na maioria das vezes uma parte chata e maçante das Ciências e de outras áreas.
Professor, a proposta é que no segundo momento da aula os alunos trabalhem com uma chave de classificação, mas uma chave diferente, que classifique os próprios colegas.
Os critérios sugeridos são: gênero, cor dos cabelos e cor dos olhos. É uma chave curta, pelo pouco tempo, mas além de entenderem o funcionamento de uma chave e agruparem os colegas de acordo com os critérios, os alunos terão que se relacionar observar um ao outro, olhar nos olhos de cada um para classificar.
*** Todos devem constar nos agrupamentos. Não vale ficar só na carteira olhando de longe, tem que chegar perto e ter certeza da classificação!!!
Exemplo da chave:
Para casa, peça aos alunos para bolarem um tipo de classificação. (pode ser como quiserem, com critérios físicos, de personalidade, etc.) A classificação pode ser feita com os membros da família toda! Só não vale ser igual à chave da aula!
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!