Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seres vivos - Classificar para que?

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá entender como funciona basicamente uma chave de classificação e qual a importância de classificação dos seres vivos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

SERES VIVOS - CLASSIFICAR PARA QUE?

Professor, quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos ao nosso redor, temos a tendência de reunir em grupos aqueles que consideramos semelhantes, classificando-os. Está é uma característica inerente ao ser humano. O ser humano classifica as coisas porque isso as torna mais fáceis de serem compreendidas.

Podemos classificar como quisermos... Use exemplos práticos

Em qualquer sistema de classificação são usados determinados CRITÉRIOS. Num supermercado, a disposição dos produtos nos corredores e nas prateleiras obedece a certas regras estabelecidas pelo proprietário. Por exemplo, os produtos de higiene pessoal ficam numa determinada prateleira de uma determinada seção, os refrigerantes numa outra e os chocolates em uma terceira etc.. É claro que o dono de um supermercado pode usar critérios diferentes de arrumação, certo? Alguém tem outro exemplo comum em que se observa classificação?
E nas Ciências? Os cientistas também classificam. No caso da Ciência, no entanto, não é aconselhável a existência de muitos sistemas diferentes de classificação. Podemos perceber que isso tornaria muito difícil a “comunicação” entre cientistas.
A importância da classificação biológica é facilitar a compreensão da enorme variedade de seres vivos existentes.

E por isso classificamos! Essa aula introduz o assunto e busca resgatar o porquê da classificação, que pode parecer na maioria das vezes uma parte chata e maçante das Ciências e de outras áreas.

É HORA DE CLASSIFICAR...

Professor, a proposta é que no segundo momento da aula os alunos trabalhem com uma chave de classificação, mas uma chave diferente, que classifique os próprios colegas.
Os critérios sugeridos são: gênero, cor dos cabelos e cor dos olhos. É uma chave curta, pelo pouco tempo, mas além de entenderem o funcionamento de uma chave e agruparem os colegas de acordo com os critérios, os alunos terão que se relacionar observar um ao outro, olhar nos olhos de cada um para classificar.

*** Todos devem constar nos agrupamentos. Não vale ficar só na carteira olhando de longe, tem que chegar perto e ter certeza da classificação!!!
Exemplo da chave:

Avaliação

Para casa, peça aos alunos para bolarem um tipo de classificação. (pode ser como quiserem, com critérios físicos, de personalidade, etc.) A classificação pode ser feita com os membros da família toda! Só não vale ser igual à chave da aula!

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.