Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The Olympic Games / Rio 2016

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá sobre as olimpíadas de 2016: os esportes, locais de prova e sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer a história das olimpíadas. Acesse http://en.wikipedia.org/wiki/Olympic_Games  (acesso em 10 de Novembro de 2009) para mais detalhes sobre este evento. Para uma versão em Português do conteúdo acima, basta procurar pelo idioma Português na lista de idiomas da Wikipedia.

É importante, também, que o aluno já conheça o vocabulário básico referente a esportes/esportes olímpicos.

Em relaçào às estruturas gramaticais, é essencial que o alunos saiba usar o Simple Past Tense e conheça verbos regulares e irregulares no passado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1


Conhecendo a história da cidade anfitriã.
Pergunte aos alunos:

What do you know about Rio de Janeiro?

Dependendo do lugar onde você e seus alunos vivem eles saberão muito pouco sobre o Rio. Se for esse o caso, visite os sites http://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro  (acesso em 25/11/2009 - versão em Português também disponível) e http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/  (acesso em 25/11/2009) para que você organize as informações para trabalhar com seus alunos. É recomendável que você tenha, também, imagens da cidade do Rio de Janeiro, que podem ser obtidas de revistas e livros. Caso você tenha a chance de usar um projetor/data show, mostre as imagens as que são sugeridas no arquivo disponível emhttp://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/rio-images  (acesso em 10 de Dezembro de 2009)

Anote no quadro, em inglês, todas as respostas sugeridas pelos aprendizes e complete as informações que eles não conhecem. Comente sobre os lugares mencionados, usando a língua alvo (Inglês) na maior parte do tempo, se possível.
Ao anotar o vocabulário no quadro, organize as informações para que eles copiem tudo no caderno. Dê a eles o tempo necessário para copiar, depois que você terminar o trabalho de apresentação.

READING ACTIVITY

Distribua aos alunos o texto abaixo. Ele relata a história da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Observação: Todos os alunos deverão ter cópias do texto. Este mesmo texto está salvo em pdf no endereço: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/rjtext  (acesso em 10 de Novembro de 2009). Acesse, imprima e tire cópias.


THE CITY


The city is officially mentioned for the first time when, in January 1502, the second Portuguese exploratory expedition, commanded by Gaspar Lemos, arrived at the bay, which the navigator assumed to be the mouth of a river, therefore calling the region Rio de Janeiro (River of January).
In 1530, the Portuguese court sent an expedition to colonize the area, rather than continuing to use it only as a stop-over on their maritime adventures. The French, however, had had a presence in Rio de Janeiro and its surroundings since the beginning of the century and were willing to fight for control of the region. In 1560, after a series of unsuccessful attempts, the Portuguese expelled the French.
The Portuguese city grew up around São Januário Hill, later known as Castle Hill, and then Praça Quinze, a square which is still the heart of Rio.
The city developed due to its natural vocation as a port. At the same time that gold was discovered in Minas Gerais State, at the end of the seventeenth century, the governor of Brazil was made viceroy. Salvador was the colonial capital, but the growing importance of the port of Rio ensured the transfer of the seat of power to the south, to the c ity that would become, and still is, the intellectual and cultural center of the country.
In 1808, the Portuguese royal family came to Rio de Janeiro, as a refuge from the threat of Napoleon’s invasion. In this p eriod the city developed considerably, with the establishment of new activities and construction of large buildings. When the royal family returned to Portugal and after the independence of Brazil in 1822, th e gold mines had been exhausted and given wa y to a different sourc e of wealth: coffee.The city continued to grow through the nineteenth century, initially northward, to São Cristóvão and Tijuca, and then towards the South Zone, through Glória, Flamengo and Botafogo. However, in 1889, the abolition of slavery and poor harvests interrupted progress. This period of social and political unrest led to the Proclamation o f the Republic. Despit e this, Rio, then call ed the Federal Distric t, remained the political center and capital of the country.
The beginning of the twentieth century saw the creation of wide streets and imposing buildings, mostly in the French fin-de-siècle style. Rio de Janeiro maintained its position until the inauguration of Brasília as capital of the republi c in 1960. Capital of the state of Rio de Janeiro, the city remains the social and cultural center of the country.

Fonte: http://www.rio2016.org.br/en/Cidade/  (acesso em 10 de Novembro de 2009)


Depois que os aprendizes lerem o texto acima especificado, anote as seguintes perguntas no quadro:

a) When did the second expedition arrive in Rio?
b) Who came to Rio de Janeiro in 1808?
c) What happened with the gold mines?
d) Which activity became important after the mines?
e) Do you know any other historical fact which is not mentioned in the text?

Peça aos alunos que façam uma segunda leitura do texto com o objetivo de localizar as informações pedidas.  Depois disso, discuta as respostas com a turma. Use a língua alvo o máximo que você puder.

Observação: Caso seja necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües.

Sugestão: Você poderá pedir aos alunos que pesquisem (em sites, livros e revistas) mais sobre a cultura do Rio, outros pontos turísticos, a natureza, o clima, etc.

Aula 2


Passe para os alunos o video http://www.youtube.com/watch?v=SrcYBHIt-Vs  de 5:13 de duração (acesso em 10 de Novembro de 2009). Nele há uma descrição detalhada EM INGLÊS dos locais disponíveis para a realização das provas olímpicas.

Caso você não disponha de internet na sala de aula, você pode baixar o vídeo antes através de um programa gratuito chamado A Tube Catcher, que você consegue baixar no site http://www.baixaki.com.br/download/atube-catcher.htm (acesso em 15 de novembro de 2009)

NOTA: Como material de apoio para o professor, acesse o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=-INnX8lyQSs  (acesso em 10 de Novembro de 2009) para checar o vídeo de apresentação da cidade do Rio de Janeiro em português.(tempo 5:08)


Depois de exibir o vídeo (duas vezes, se necessário), pergunte aos alunos sobre o vocabulário que eles reconheceram na fala da narradora. Eles devem falar sobre os nomes dos lugares e os nomes dos esportes, até porque eles aparecem por escrito em alguns momentos do vídeo. Anote no quadro o que eles disserem e complemente, se necessário, com os três handouts disponíveis em:


Lugares - http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/rio-places  
Esportes - http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/rio-places/rio -esportes  
Outras expressões - http:/ /sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/rio-places/rio- esportes/outras-expressoes/expressoes  
(sites acessados em 10 de Novembro de 2009)

Os handouts foram criados para suporte ao professor na elaboração das aulas, mas se você achar pertinente, faça cópias deles e distr ibua aos alunos.

Sugestão de homework: Peça aos alunos que pesquisem pontos turísticos existem na região dos quatro pólos mostrados no vídeo ( Barra, Deodoro, Maracanã e C opacabana)
Observação: Recomenda-se que todo o vocabulário seja transcrito no caderno. Assim, sempre que necessitarem, os alunos terão uma fonte ao alcance e segura para consultas.

Aula 3

Repasse o vídeo exibido na aula 2: http://www.youtube.com/watch?v=SrcYBHIt-Vs  (se necessário, repita o video)
Pergunte  aos alunos:


Where will the Olympic Village be?
Which sports did you notice when you watched the video?
Where will they be hosted?
Ex: Beach volleyball - Copacabana beach
Canoe-Kayak - Lagoa


Os alunos deverão responder de acordo com os esportes mencionados no vídeo. Incentive-os a usar a língua alvo.
Mostre as imagens abaixo para os alunos. Eles deverão, de acordo com o vídeo, identificar qual esporte cada imagem ilustra.


Observação: Caso queira, poderá modificar as figuras. Dessa forma, os alunos internalizarão o vocabulário referente aos esportes olímpicos.

Figura 1. Table tennis
Fonte: http://gameanalise.files.wordpress.com/2008/03/wii-table-tennis.jpg (acesso em 10 de Novembro de 2009)

Figura 2. Boxing
Fonte: http://www.thedctraveler.com/files/2008/03/boxing.jpg  (acesso em 10 de Novembro de 2009)

Figura 3. Badminton

Fonte: http://blinkstar.files.wordpress.com/2009/07/badminton.jpg  (acesso em 10 de Novembro de 2009)

Figura 4. Weightlifting
Fonte: http://images.china.cn/attachement/jpg/site1007/20080529/00105cad26fb09a8ac6933.jpg  (acesso em 10 de Novembro de 2009)

Figura 5. Handball
Fonte: http://www.olympics.org.uk/Beijing2008/images/sports/handball300x400.jpg   (acesso em 10 de novembro de 2009)

Figura 6. Hockey
Fonte: http://www.dr-chuck.com/images/2004/02/20 04_02_chuck_hockey.jpg  (acesso em 10 de Novembro de 2009)


Utilize figuras de esportes não olímpicos misturadas com as de esportes olímpicos. Assim, eles ampliarão o vocabulário sobre esportes em geral.

Atividade extra- PARA CASA

Entregue aos alunos a seguintes atividades para fixação de alguns vocábulos relacionados a esportes:

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/sports/olympicws.pdf   (acesso em 10 de Novembro de 2009)

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/sports/olympicpuzzle.pdf  (acesso em 10 de Novembro de 2009)

Com estas atividades, você poderá pedir que os alunos formulem frases, orais e/ou escritas, com os esportes apresentados.


Observação: Corrija as atividades.

Aula 4

Divida a sala em quatro grandes grupos. Proponha uma tarefa de investigação de esportes olímpicos. Cada grupo deverá ficar responsável por pesquisar os esportes mencionados nos quatro pólos ilustrados no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=SrcYBHIt-Vs  (acesso em 10 de Novembro de 2009) (Deodoro, Maracanã, Copacabana e Barra).

Incentive os alunos a usarem o vocabulário aprendido durante as aulas, tanto no que diz respeito aos esportes olímpicos, quanto à cultura e história da cidade do Rio de Janeiro. Os grupos ficarão responsáveis por apresentar em cartazes e detalhadamente, informações sobre pelo menos, três esportes que serão disputados em cada um dos quatro lugares.
Deixe que os alunos façam a pesquisa necessária para a apresentação. Ajude-os em relação a escrita dos cartazes e em possíveis dúvidas de pronúncia.

Aula 5

As apresentações de cada grupo acontecerão nesta aula. Determine um tempo para cada grupo expor o trabalho realizado.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: Trabalhe junto com o professor de educação física de sua instituição. Este profissional poderá ajudar os alunos a conhecerem melhor o que são os Jogos Olímpicos, bem como os esportes.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante o processo de escrita:

Etapas da escrita

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.

Verifique a quantidade e qualidade das informações obtidas durante a pesquisa feita pelos aprendizes. Avalie a criatividade e o empenho dos alunos ao apresentarem o trabalho.

Avalie também a produção do cartaz do grupo. Combine, antes, critérios para avaliação do trabalho de imagens.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.