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“Mandala: uma forma divertida de estudar as sementes”

 

26/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Margarida Naves
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aprender as partes que compõem uma semente e os fatores que facilitam sua dispersão e germinação.
• Conhecer a diversidade de sementes existente e a importância das mesmas na perpetuação da espécie.
• Identificar o valor nutritivo e potencial econômico das sementes.
• Aprenderá a construir uma mandala decorativa utilizando como recurso sementes de variadas espécies de plantas.

Duração das atividades
02 Aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha estudado as partes da flor. Mas é sempre bom o professor relembrar o sistema reprodutor feminino da flor e as estruturas que são originadas a partir desse verticilo floral.

Estratégias e recursos da aula

• O professor deve avisar previamente aos alunos que na próxima aula irão realizar o estudo da semente, para isso os alunos deverão trazer os mais variados tipos de sementes secas, de plantas cultivadas, silvestres ou ornamentais, (de tamanho, formas e cores diferentes), no mínimo dez variedades.
• Um aluno (a) ficará encarregado de trazer sementes de feijão germinadas para a aula. Antes de iniciar a aula o professor poderá levar os alunos para o laboratório de informática e pedir que façam uma busca de desenhos de mandalas. Escolher a mandala de seu gosto e imprimi-las no modo preto e branco. Se a escola não possuir laboratório de informática, peça que o aluno traga de casa o desenho impresso de uma mandala. É conveniente que o professor tenha algum modelo de mandala impresso, a fim de disponibilizar ao aluno que por ventura não consiga trazê-lo de casa. A aula poderá ser realizada no laboratório de Ciências ou até mesmo na própria sala de aula.
• O professor poderá apresentar aos alunos, uma mandala pronta como modelo. Peça que usem de criatividade para fazer mandalas bem bonitas!
• Explicar aos alunos o que é uma mandala e o significado místico de seu desenho, para maiores esclarecimentos, ler o texto disponível no site em recursos complementares.

Também será necessário ter:
- 1 cola branca líquida
- 1 pincel
- 1 folha de cartolina ou papel cartão, onde o desenho da mandala será colado. Deixar uma borda para fazer uma moldura. Uma folha de cartolina ou papel cartão pode ser dividida entre quatro alunos.

Observação: As Mandalas apresentadas foram construídas pelos alunos da EJA do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Para a confecção foram utilizadas sementes das seguintes plantas: soja, milho, ervilha, pitanga, feijão preto, girassol, Flamboyant, Ipê-de-jardim - leguminosa (Leucaena diversifolia), painço português (Setaria italica).

Desenvolvimento da aula:

O professor explica aos alunos a importância das Angiospermas na evolução dos vegetais. Este grupo de plantas conquistou definitivamente o ambiente terrestre, uma vez que apresentam o maior grau de complexidade, diversidade de formas e ampla distribuição geográfica. Com o surgimento do fruto protegendo as sementes, o qual também funciona como mecanismo eficiente de dispersão, permitiu a ocupação de praticamente todos os ecossistemas terrestres.

Atividade 1

O professor pede que formem grupos de 4 ou 5 alunos. Entrega aos alunos o esquema com as figuras abaixo; as sementes germinadas e as questões para investigação. Orienta que devem observar as sementes e fazer as questões propostas.

Roteiro: “Estudo da Semente”

FIG. 1 FRUTO (CHUCHU) - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chuchu/chuchu-3.phpFIG. 2 - PARTES DA FLOR - http://biogeo11cd.files.wordpress.com/2008/11/angiosperma2.jpgFIG.3 - SEMENTE - http://www.portalobjetivo.com.br/colegio/temas_estudos/img/tema_Semente.jpg

1. Os alunos deverão abrir uma semente  identificar e desenhar as estruturas que fazem parte da mesma, tendo como base o as figuras contidas no esquema recebido do professsor.

2. Descrever a função de cada uma das partes que constitui uma semente.

DICA – O Professor explica aos a lunos que em várias espécies de plantas, os frutos e as sementes estão de tal modo adaptados que são dispersos para bem longe da planta-mãe. Isto evita uma competição por luz e água entre plantas da mesma espécie e aumenta a colonização de novas áreas. As principais adaptações são as que favorecem a dispersão pelo vento ou por animais.

A figura abaixo apresenta frutos e sementes mostrando variadas adaptações à sua disseminação: adaptações à dispersão pelo vento (A, B, C, D, e E); adaptações à dispersão pelos animais(F); fruto explosivo(as sementes são espalhadas para longe)(G).

3. O grupo deverá observar as sementes que trouxeram de casa e identificar quais apresentam alguma das adaptações ilustradas na figura acima.
4. Discutir e registrar a importância do modo de dispersão de cada uma das sementes na perpetuação da espécie em seu ambiente natural.
5. Cada aluno deverá escolher três tipos de sementes e pesquisar como são produzidas (cultivadas) as plantas e importância econômica para o homem e demais espécies de seres vivos (registrar no caderno).

Atividade 2

Construção de uma mandala utilizando sementes”

O aluno deverá colar o desenho da mandala na cartolina ou papel cartão. Escolher as sementes que irá utilizar para cobrir o desenho. Passar cola sobre o desenho da mandala e fixar as sementes. Procure combinar formas e cores de sementes diferentes proporcionando uma combinação bonita e harmoniosa.
Os alunos poderão trocar sementes de modo a aumentar a diversidade  de formas e cores na construção da mandala. Agora, use e abuse de sua criatividade!

Na confecção da mandala os alunos vão observar que as sementes variam quanto forma, cor e tamanho nas diferentes espécies. Tais características podem atuar como elementos facilitadores da dispersão e consequentemente da germinação. Vão perceber ainda, que estas características também podem variar em sementes de plantas de uma mesma espécie. As sementes podem ganhar ou perder valor comecial, dependendo da qualidades dos grãos produzidos.

É importante o professor destacar que as sementes também apresentam tempo de viabilidade, ou seja, “de validade”, as mais novas, maiores e mais vistosas apresentam melhor capacidade de germinação e são ideais para o plantio. Além dos fatores internos que influenciam na germinação da semente, também é preciso considerar os fatores externos, como presença de umidade, qualidade do solo e luminosidade. Mas o fator essencial para quebrar o estado de dormência da semente propiciando a sua germinação é a umidade, os demais fatores são exigências importantes para o desenvolvimento da planta.

Professor, não se pode deixar de discutir com os alunos, a relação conflituosa existente entre a necessidade de produção alimento para nutrição da população humana e degradação ambiental com prejuízo e destruição da Biodiversidade. Ressaltar a importância de conciliar e a utilização novas tecnologias no sistema de produção e o processo de desenvolvimento sustentável visando a preservação do ambiente  e da Biodiversidade.

Texto disponivel em: http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/fator-humano-p-020.html

Trabalho interdisciplinar: O estudo da semente pode ser realizado de forma interdisciplinar com as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Geografia.
O trabalho de construção da mandala poderá ser realizado em parceria com o (a) professor (a) de Artes que poderá or ientar os alunos na escolha da mandala, combinação de cores e formas das sementes.
A Língua Portuguesa poderá tra balhar textos que tratem da origem e significado das mandalas.
A Geografia poderá discutir a participação do Agronegócio no sistema de produção de grãos, bem como, a associação desse segmento no processo de devastação e degradação de várias regiões do país.

Recursos Complementares

O texto explicando o significado de uma mandala está disponível no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala_(s%C3%ADmbolo).

VEJA: Edição Especial - Amazônia, disponivel em: http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/fator-humano-p-020.html

Avaliação

Os alunos serão avaliados em todos os momentos da aula pelo professor (a) considerando a capacidade de integração, discussão, envolvimento e participação no grupo. O empenho e comprometimento na construção da mandala. Para finalizar o estudo, o aluno deverá produzir um texto dissertando sobre o estudo das sementes relatando a atividade que proporcionou maior prazer e aprendizagem.

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