Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Careers - What do you wanna be?

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao tema 'Profissões'. Essa atividade serve, também, como reflexão sobre as possíveis carreiras a serem seguidas pelos alunos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Vocabulário referente a profissões
  • Simple Present tense
  • Simple Past tense
  • Modal verb 'Would'
Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa em sala de aula
  • Uso do laboratório de informática (opcional)

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Entregue aos alunos a folha de atividades 1, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/careers  (acesso em 25/11/09). Diga a eles que eles revisarão vocabulário referente a profissões. Sugira que a atividade seja realizada em duplas, para que eles discutam as respostas da atividade proposta.

Esta atividade tem o objetivo de relembrar/ensinar aos alunos parte do vocabulário relacionado às profissões.

Após execução e correção da atividade, escreva no quadro a seguinte pergunta:

  • What do you wanna be?

Observação: Lembre-os que a construção wanna (= want to) é considerada informal e, portanto, só deve ser usada em linguagem oral, e não escrita. 

Faça a pergunta a três ou quatro alunos. Peça, então, que alguns deles façam a pergunta a seua colegas para incentivar a interação aluno-aluno.

Em seguida, peça a eles para pensarem em um "perfect job". Escreva no quadro três perguntas a serem respondidas por escrito pelos alunos:

  • Where would you work? (at a hospital, in an office in, on TV...)
  • How long would you work for? (8 hours a day, 6 hours a day...)
  • What would your salary be? (R$...)

Eles devem dar respostas completas. Ao final, peça que leiam as respostas e comente sobre as mais populares. 

AULA 2

Pergunte aos alunos:

  • What is the best job in the world? Give reasons.

Dê tempo aos alunos para que, em duplas, eles possam discutir a pergunta até chegarem a uma conclusão.

Em seguida, peça às duplas para contarem suas opiniões sobre a pergunta acima.

Atividade de Reading Comprehension.

Entregue aos alunos a folha de atividades 2, disponível em

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/careers - acesso em 25/11/09

Os alunos devem permanecer em duplas para fazer a atividade.

AULA 3

Escreva no quadro:

  • I'd like to be a __________________
  • I'd never be a __________________

Peça aos alunos para, oralmente, completarem as seguintes frases. Lembre-os de sempre dar respostas completas.

À medida que forem respondendo, inclua a pergunta:

  • What subject from school is the most important for your profession? (Math, Biology, History...)

Se possível, peça-os que justifiquem suas respostas.

Observação: É interessante comentar com seus alunos que, independentemente da profissão escolhida, a língua inglesa vai sempre ser um diferencial em suas carreiras, possibilitanto a eles maiores perspectivas de crecimento dentro da área escolhida.

Em seguida, por escrito, os alunos devem descrever as qualidades do professional que escoheram. Eles devem trazer de dois a três adjetivos, no mínimo. 

Abaixo, uma lista com alguns adjetivos úteis para essa atividade.

  • energetic
  • organized
  • disciplined
  • co-operative
  • responsible
  • motivated
  • creative
  • flexible
  • punctual
  • patient
  • communicative
  • fair/just

Agora, entregue a folha de atividades 3, disponível em:

http://eslsite.com/rd/Business_English/adjectives_to_describe_work.html - acesso em 25/ 11/09

AULA 4

Leve oa alunos ao laboratório de informática.

No laboratório, diga a eles para acessarem o site http://www.gumtree.com/jobs - acesso em 25/11/09.

undefined

Comente que este é um site de empregos da cidade de Londres, Inglaterra. Os alunos devem explorar o site e procurar um job que os interesse dentre as várias seções disponíveis. Após escolhido o trabalho que mais os interessa, os alunos devem descrevê-lo. Escreva no quadro as seguintes perguntas para guiar as respostas:

  • What job is it?
  • What are the job hours?
  • What is the salary? (o símbolo '£' se refere a ´pounds´ ou libra esterlina, moeda da inglaterra)
  • What is the description of the job?
  • What qualities (or qualification) are necessary for this job?

Observação: caso você não tenha aceso ao laboratório/à internet em sua escola, traga para a sala de aula a seção classificados de jornais locais. Entregue-os para os alunos e faça as mesmas perguntas sugeridas acima. Lembre-os de sempre dar respostas em inglês.

Avaliação

Faça com os alunos um Memory Game. Imprima do site http://www.eslflashcards.com/preview.php?id=45 - aceso em 25/11/09 flashcards contendo profissões. Eles estão disponíveis na parte final do site, abaixo do título 'downloads'.

Divida os alunos em grupos de 5 componentes e coloque as cartas viradas para baixo. Cada aluno deve virar duas cartas por vez. Se as cartas formarem um par, o aluno então diz o nome daquela profissão. Se estiver correto, ele fica com as cartas. Vence o jogo da memória o aluno que, ao final, tiver mais cartas na mão.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.