02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao tema 'Profissões'. Essa atividade serve, também, como reflexão sobre as possíveis carreiras a serem seguidas pelos alunos.
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Entregue aos alunos a folha de atividades 1, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/careers (acesso em 25/11/09). Diga a eles que eles revisarão vocabulário referente a profissões. Sugira que a atividade seja realizada em duplas, para que eles discutam as respostas da atividade proposta.
Esta atividade tem o objetivo de relembrar/ensinar aos alunos parte do vocabulário relacionado às profissões.
Após execução e correção da atividade, escreva no quadro a seguinte pergunta:
Observação: Lembre-os que a construção wanna (= want to) é considerada informal e, portanto, só deve ser usada em linguagem oral, e não escrita.
Faça a pergunta a três ou quatro alunos. Peça, então, que alguns deles façam a pergunta a seua colegas para incentivar a interação aluno-aluno.
Em seguida, peça a eles para pensarem em um "perfect job". Escreva no quadro três perguntas a serem respondidas por escrito pelos alunos:
Eles devem dar respostas completas. Ao final, peça que leiam as respostas e comente sobre as mais populares.
AULA 2
Pergunte aos alunos:
Dê tempo aos alunos para que, em duplas, eles possam discutir a pergunta até chegarem a uma conclusão.
Em seguida, peça às duplas para contarem suas opiniões sobre a pergunta acima.
Atividade de Reading Comprehension.
Entregue aos alunos a folha de atividades 2, disponível em
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/careers - acesso em 25/11/09
Os alunos devem permanecer em duplas para fazer a atividade.
AULA 3
Escreva no quadro:
Peça aos alunos para, oralmente, completarem as seguintes frases. Lembre-os de sempre dar respostas completas.
À medida que forem respondendo, inclua a pergunta:
Se possível, peça-os que justifiquem suas respostas.
Observação: É interessante comentar com seus alunos que, independentemente da profissão escolhida, a língua inglesa vai sempre ser um diferencial em suas carreiras, possibilitanto a eles maiores perspectivas de crecimento dentro da área escolhida.
Em seguida, por escrito, os alunos devem descrever as qualidades do professional que escoheram. Eles devem trazer de dois a três adjetivos, no mínimo.
Abaixo, uma lista com alguns adjetivos úteis para essa atividade.
Agora, entregue a folha de atividades 3, disponível em:
http://eslsite.com/rd/Business_English/adjectives_to_describe_work.html - acesso em 25/ 11/09
AULA 4
Leve oa alunos ao laboratório de informática.
No laboratório, diga a eles para acessarem o site http://www.gumtree.com/jobs - acesso em 25/11/09.
Comente que este é um site de empregos da cidade de Londres, Inglaterra. Os alunos devem explorar o site e procurar um job que os interesse dentre as várias seções disponíveis. Após escolhido o trabalho que mais os interessa, os alunos devem descrevê-lo. Escreva no quadro as seguintes perguntas para guiar as respostas:
Observação: caso você não tenha aceso ao laboratório/à internet em sua escola, traga para a sala de aula a seção classificados de jornais locais. Entregue-os para os alunos e faça as mesmas perguntas sugeridas acima. Lembre-os de sempre dar respostas em inglês.
Faça com os alunos um Memory Game. Imprima do site http://www.eslflashcards.com/preview.php?id=45 - aceso em 25/11/09 flashcards contendo profissões. Eles estão disponíveis na parte final do site, abaixo do título 'downloads'.
Divida os alunos em grupos de 5 componentes e coloque as cartas viradas para baixo. Cada aluno deve virar duas cartas por vez. Se as cartas formarem um par, o aluno então diz o nome daquela profissão. Se estiver correto, ele fica com as cartas. Vence o jogo da memória o aluno que, ao final, tiver mais cartas na mão.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a atividade completa e já vou inclui-la no meu planejamento.