10/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “divisível” com seus alunos. Antes de qualquer atividade, é interessante que você os oriente para uma pesquisa em dicionário sobre o significado da palavra divisível. Feito isso, apresente a eles o vídeo “A divisão e suas interpretações. (Matemática na vida: razão e proporção)”, que pode ser feito o download em , http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001054.wmv.
Após assistir ao vídeo, apresente um problema para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
Um professor de Educação Física convocou 80 alunos para assistirem a uma partida de basquetebol. Ele quer distribuí-los em grupos que tenham, no mínimo 6 alunos e, no máximo, 10 alunos, de modo que não sobrem alunos sem grupo. É possível formar grupos de 6 alunos? Por quê?
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/divisivel.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre o assunto.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!