Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que posso fazer para melhorar o mundo?

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
João Mena Barreto Neto
imagem do usuário

CAMPO GRANDE - MS EE JOSE BARBOSA RODRIGUES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Atividade 1

- Relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos estudados.

- Trabalhar com projetos:

- Planejar, executar, avaliar ações para resolver um problema.

- Utilizar as ferramentas gráficas e de tratamento de informação.

- Como usar a teoria de conjuntos e o estudo de funções para tratar uma questão aparentemente apenas de cunho filosófico, mas que pode receber um tratamento matemático.

Duração das atividades
2 bimestres
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Atividade 1

- Recursos básicos tecnológicos: Navegação na internet, Uso de ferramentas do pacote office

- Conceito da teoria dos conjuntos e de funções.

- Ferramentas gráficas para o tratamento de informações.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1

- Reunir os alunos no pátio da escola pedir-lhes que :

- respondam individualmente a pergunta: O que eu posso fazer para melhorar o mundo?

– respondam a mesma pergunta em grupos de três alunos.

– Dividam a sala de aula em três grupos e respondam a mesma pergunta.

– Socializar as respostas com todos os alunos.

- Contar a (his)estória O Buscador ( http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops )

- Acessar o sitio http://www.ipaea.xpg.com.br/prj/melhor.htm , ler as instruções para a realização do trabalho.

==================== Página inicial do endereço acima ==========================

Visite a pagina Qual o Sentido da Vida? veja os exemplos de aplicação e uso do estudo de funções, acesse todos os endereços indicados na pagina incluindo os exemplos de trabalhos e as considerações finais.

Trabalho - Montar um portifólio contendo:

. Diário de bordo.

. Linha cronológica.

. Projeto para responder a pergunta: O Que Posso Fazer Para Melhorar o Mundo?

. . Estrutura do projeto:

. . . Nome do projeto,

. . . Nome dos integrantes,

. . . Descrição do projeto,

. . . Objetivos/metas,

. . . Cronograma de execução,

. . . Metodologia e procedimentos de avaliação do alcance dos objetivos.

sugestão: Elabore um projeto de programa de radio, onde o foco seja: O que eu posso fazer para Melhorar o Mundo? ele pode ser composto com depoimentos/histórias de ouvintes, ações desenvolvidas pelo programa, campanhas de ...

Desde a tomada de decisão que irá fazer o trabalho, você já pode agendar com o professor um horário para descultir a escrita e desenvolvimento do projeto.

ps.: o cronograma de execução pode levar em consideração os meses anteriores, e também deve ter pelo menos uma ação nos próximos dois meses (mai-jun 2009).
Atividade 1

========= ===============================================================

Exibir o Filme Escritores da liberdade, realizar um debate com os alunos sobre o filme, pedir que façam uma sinopse do filme e tragam-na para o debate, preparar algumas perguntas para serem sorteadas entre os alunos para que eles comentem-nas (p.ex. Você consegue dizer alguma coisa que você pode fazer para melhorar o mundo? Somente as “grandes coisas” são capazes de fazer a diferença para a melhora do mundo? Ter uma crença, freqüentar uma religião é importante para a sua melhora e dos que convive?..)

Recursos Complementares
Atividade 1

Providencias que o professor deve realizar para o preparo da atividade.

- Verificar seus conhecimentos sobre o uso de portifolio e como utiliza-lo como uma técnica avaliativa.

- Mesmo que seus alunos tenham acesso fácil a internet, providenciar pelo menos um resumo sobre o que é e como é utilizado o portifolio.

- No inicio e final da dinâmica realizada extra-sala pergunta: Qual o sentido da vida? Preparar uma encenação (criar um cenário) de maneira a sensibilizar os alunos e prepara-los para uma atividade diferente das costumeiramente realizadas nas aulas de matemática, no meu caso inicialmente deixei-os bem a vontade de maneira que se espalharam pelo pátio da escola depois fui reunindo-os aos poucos em grupos, no final fizemos um grande circulo no meio da quadra para socializar as respostas, depois que todos se pronunciaram e eu inclusive respondi algumas perguntas, lembrando-lhes que não havia uma resposta ou procedimento certo ou errado no diz respeito a pergunta. Somente no final fiz questão que todos estivessem juntos na roda, até então não os obriguei a desenvolver as atividades, nesta hora contei a es(his)tória: O Buscador.

- Devido a peculiaridade da atividade eu a propus como atividade e pontuação extra assim não ninguém ficou obrigado a desenvolve-la assim apenas a dinâmica no pátio e a aula na STE (Sala de Tecnologia Educacional) foi realizada com todos os alunos das turmas, os demais encontros foram marcados fora do horário de aula.

- Realizar a atividade em comum acordo com a direção escolar, inclusive deixando uma copia do planejamento com os mesmo, para o caso de algum responsável pelo aluno procure a escola questionando a atividade.

Avaliação
Atividade 1

Por estarmos trabalhando com a metodologia de projetos o desenvolvimento/processo é muito mais importante que o resultado, claro que se alguns alunos editarem filmes, documentários, postarem no youtube por exemplo, criarem um blog, etc, terá sua importância, mas o que temos que considerar é o empenho ao tentarem entender a proposta do trabalho bem como o seu desenvolvimento. Então a aviação terá muito mais critérios subjetivos que objetivos, assim o portifolio pedido aos grupos é um bom instrumento de avaliação, não só sua escrita final mas o processo de seu desenvolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.