07/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
- Relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos estudados.
- Trabalhar com projetos:
- Planejar, executar, avaliar ações para resolver um problema.
- Utilizar as ferramentas gráficas e de tratamento de informação.
- Como usar a teoria de conjuntos e o estudo de funções para tratar uma questão aparentemente apenas de cunho filosófico, mas que pode receber um tratamento matemático.
- Recursos básicos tecnológicos: Navegação na internet, Uso de ferramentas do pacote office
- Conceito da teoria dos conjuntos e de funções.
- Ferramentas gráficas para o tratamento de informações.
- Reunir os alunos no pátio da escola pedir-lhes que :
- respondam individualmente a pergunta: O que eu posso fazer para melhorar o mundo?
– respondam a mesma pergunta em grupos de três alunos.
– Dividam a sala de aula em três grupos e respondam a mesma pergunta.
– Socializar as respostas com todos os alunos.
- Contar a (his)estória O Buscador ( http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops )
- Acessar o sitio http://www.ipaea.xpg.com.br/prj/melhor.htm , ler as instruções para a realização do trabalho.
==================== Página inicial do endereço acima ==========================
Visite a pagina Qual o Sentido da Vida? veja os exemplos de aplicação e uso do estudo de funções, acesse todos os endereços indicados na pagina incluindo os exemplos de trabalhos e as considerações finais.
Trabalho - Montar um portifólio contendo:
. Diário de bordo.
. Linha cronológica.
. Projeto para responder a pergunta: O Que Posso Fazer Para Melhorar o Mundo?
. . Estrutura do projeto:
. . . Nome do projeto,
. . . Nome dos integrantes,
. . . Descrição do projeto,
. . . Objetivos/metas,
. . . Cronograma de execução,
. . . Metodologia e procedimentos de avaliação do alcance dos objetivos.
sugestão: Elabore um projeto de programa de radio, onde o foco seja: O que eu posso fazer para Melhorar o Mundo? ele pode ser composto com depoimentos/histórias de ouvintes, ações desenvolvidas pelo programa, campanhas de ...
Desde a tomada de decisão que irá fazer o trabalho, você já pode agendar com o professor um horário para descultir a escrita e desenvolvimento do projeto.
ps.: o cronograma de execução pode levar em consideração os meses anteriores, e também deve ter pelo menos uma ação nos próximos dois meses (mai-jun 2009).========= ===============================================================
Exibir o Filme Escritores da liberdade, realizar um debate com os alunos sobre o filme, pedir que façam uma sinopse do filme e tragam-na para o debate, preparar algumas perguntas para serem sorteadas entre os alunos para que eles comentem-nas (p.ex. Você consegue dizer alguma coisa que você pode fazer para melhorar o mundo? Somente as “grandes coisas” são capazes de fazer a diferença para a melhora do mundo? Ter uma crença, freqüentar uma religião é importante para a sua melhora e dos que convive?..)
Providencias que o professor deve realizar para o preparo da atividade.
- Verificar seus conhecimentos sobre o uso de portifolio e como utiliza-lo como uma técnica avaliativa.
- Mesmo que seus alunos tenham acesso fácil a internet, providenciar pelo menos um resumo sobre o que é e como é utilizado o portifolio.
- No inicio e final da dinâmica realizada extra-sala pergunta: Qual o sentido da vida? Preparar uma encenação (criar um cenário) de maneira a sensibilizar os alunos e prepara-los para uma atividade diferente das costumeiramente realizadas nas aulas de matemática, no meu caso inicialmente deixei-os bem a vontade de maneira que se espalharam pelo pátio da escola depois fui reunindo-os aos poucos em grupos, no final fizemos um grande circulo no meio da quadra para socializar as respostas, depois que todos se pronunciaram e eu inclusive respondi algumas perguntas, lembrando-lhes que não havia uma resposta ou procedimento certo ou errado no diz respeito a pergunta. Somente no final fiz questão que todos estivessem juntos na roda, até então não os obriguei a desenvolver as atividades, nesta hora contei a es(his)tória: O Buscador.
- Devido a peculiaridade da atividade eu a propus como atividade e pontuação extra assim não ninguém ficou obrigado a desenvolve-la assim apenas a dinâmica no pátio e a aula na STE (Sala de Tecnologia Educacional) foi realizada com todos os alunos das turmas, os demais encontros foram marcados fora do horário de aula.
- Realizar a atividade em comum acordo com a direção escolar, inclusive deixando uma copia do planejamento com os mesmo, para o caso de algum responsável pelo aluno procure a escola questionando a atividade.
Por estarmos trabalhando com a metodologia de projetos o desenvolvimento/processo é muito mais importante que o resultado, claro que se alguns alunos editarem filmes, documentários, postarem no youtube por exemplo, criarem um blog, etc, terá sua importância, mas o que temos que considerar é o empenho ao tentarem entender a proposta do trabalho bem como o seu desenvolvimento. Então a aviação terá muito mais critérios subjetivos que objetivos, assim o portifolio pedido aos grupos é um bom instrumento de avaliação, não só sua escrita final mas o processo de seu desenvolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!