Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gêneros textuais: notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Silvana Marchesani
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Renata Rena Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Diferentes gêneros textuais: notícia, reportagem, editorial e artigo de opinião
 Reconhecer as características comuns (ou não) em cada um dos gêneros.

Duração das atividades
2 aulas – 50’
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Gêneros textuais : conceito/definição
Noções de diferentes meios de circulação de textos na sociedade
Breve noção de suporte textual e tipologia textual.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá:

Para essa atividade será necessário providenciar diferentes textos que circulam no cotidiano. De posse dos exemplos, proponha uma análise que contemple a exploração da tipologia textual de cada texto selecionado.

A proposta dessa atividade consiste na verificação das diferentes estratégias que configuram a estrutura do texto. Leve os alunos a pensar a narração, descrição, a argumentação como “ferramentas” para auxiliar a construção do gênero.

I - Apresentar aos alunos um exemplo de notícia e um exemplo de reportagem.

Apontar e discutir as semelhanças e/ou diferenças de cada texto e, ao mesmo tempo, “provocar”/induzir os alunos a perceber tais características.

II - Apresentar aos alunos um exemplo de editorial e de artigo de opinião
Apontar e discutir as semelhanças e/ou diferenças de cada texto e, ao mesmo tempo, “provocar” / induzir os alunos a perceber tais características

III - Propor a leitura e discussão dos textos em grupos de 4 ou 5 alunos.


Apresentar os textos para os alunos e conduzir uma discussão maior a partir da leitura de cada grupo

O professor “arremata” com um comentário/síntese final as idéias principais dos textos.

Exemplo:

Selecione previamente uma reportagem de uma revista qualquer:

http://http://veja.abril.com.br/

http://http://www.istoe.com.br/capa

A partir da escolha peça que os alunos selecionem duas reportagens. em seguida solite a seleção de alguam notícia...

http://www.folha.uol.com.br/

http://http://oglobo.globo.com/

Discuta com os alunos as semelhanças e/ou diferenças desses dois gêneros.

Compare formatação, parte textual, visual e liste uma tabela com as características. Da mesma forma, selecione nas revistas listadas acima exemplos de editorial e artigode opinião.

Enfatize o aspecto argumentativo dos gêneros...

Avaliação

Os alunos devem produzir, em grupos, os gêneros trabalhados e montar um pequeno mural para a exposição dos textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roberto Luiz Ferreira, ESCOLA ESTADUAL LAMOUNIER GODOFREDO , Minas Gerais - disse:
    robertoferreira1521@yahoo.com.br

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    Esta é uma verdadeira ação pedagógica: aquela que esclarece ao aluno as características específicas de cada gênero textual tornando-o capaz de reconhecê-los e diferencia-los de maneira ativa, apartir da intervenção do professor (norteador do processo de ensino aprendizagem).


  • JACILENE, E.E.E.F.E MÉDIO M.O.DE MEDEIROS , Paraíba - disse:
    prof.jacilene@bol.com.br

    20/05/2010

    Cinco estrelas

    ÓTIMA AULA!!!PARABÉNS!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.