27/01/2010
Renata Rena Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Diferentes gêneros textuais: notícia, reportagem, editorial e artigo de opinião
Reconhecer as características comuns (ou não) em cada um dos gêneros.
Gêneros textuais : conceito/definição
Noções de diferentes meios de circulação de textos na sociedade
Breve noção de suporte textual e tipologia textual.
O professor deverá:
Para essa atividade será necessário providenciar diferentes textos que circulam no cotidiano. De posse dos exemplos, proponha uma análise que contemple a exploração da tipologia textual de cada texto selecionado.
A proposta dessa atividade consiste na verificação das diferentes estratégias que configuram a estrutura do texto. Leve os alunos a pensar a narração, descrição, a argumentação como “ferramentas” para auxiliar a construção do gênero.
I - Apresentar aos alunos um exemplo de notícia e um exemplo de reportagem.
Apontar e discutir as semelhanças e/ou diferenças de cada texto e, ao mesmo tempo, “provocar”/induzir os alunos a perceber tais características.
II - Apresentar aos alunos um exemplo de editorial e de artigo de opinião
Apontar e discutir as semelhanças e/ou diferenças de cada texto e, ao mesmo tempo, “provocar” / induzir os alunos a perceber tais características
III - Propor a leitura e discussão dos textos em grupos de 4 ou 5 alunos.
Apresentar os textos para os alunos e conduzir uma discussão maior a partir da leitura de cada grupo
O professor “arremata” com um comentário/síntese final as idéias principais dos textos.
Exemplo:
Selecione previamente uma reportagem de uma revista qualquer:
http://http://veja.abril.com.br/
http://http://www.istoe.com.br/capa
A partir da escolha peça que os alunos selecionem duas reportagens. em seguida solite a seleção de alguam notícia...
http://http://oglobo.globo.com/
Discuta com os alunos as semelhanças e/ou diferenças desses dois gêneros.
Compare formatação, parte textual, visual e liste uma tabela com as características. Da mesma forma, selecione nas revistas listadas acima exemplos de editorial e artigode opinião.
Enfatize o aspecto argumentativo dos gêneros...
Os alunos devem produzir, em grupos, os gêneros trabalhados e montar um pequeno mural para a exposição dos textos.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/09/2010
Cinco estrelasEsta é uma verdadeira ação pedagógica: aquela que esclarece ao aluno as características específicas de cada gênero textual tornando-o capaz de reconhecê-los e diferencia-los de maneira ativa, apartir da intervenção do professor (norteador do processo de ensino aprendizagem).
20/05/2010
Cinco estrelasÓTIMA AULA!!!PARABÉNS!!!