Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Galinha dos ovos de Ouro e O Arquivo

 

02/02/2010

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.Transpor sentidos de um contexto de ficção para um contexto da realidade.
2. Identificar diferentes contextos
3. Perceber o ponto de vista do narrador e do personagem sobre determinado tema.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e de escrita

Estratégias e recursos da aula
·    Conversa informal sobre o gênero fábula.
·    Pesquisa na internet ou em livros informações sobre o gênero fábula, a origem, os objetivos, características e autores principais.
·    Leitura silenciosa e oral.
1ª Etapa

1.    Leitura silenciosa do texto “O homem  e a galinha” de Ruth Rocha.
2.    Leitura em forma de jogral. Pedir a  3  alunos para fazerem a leitura da fábula em voz alta, representando os seguintes papéis: o narrador, o homem e a mulher.
Texto: O Homem e a Galinha

Era uma vez um homem que tinha uma galinha.
Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro.
O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
– Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.
Dava pão-de-ló, dava até sorvete.
E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
- Pra que este luxo todo com a galinha?
Nunca vi galinha comer pão-de-ló…
Muito menos sorvete! Vai que a mulher falou:
- É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim! – o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha.
E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão!
A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim. – respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.
E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
- Pra que este luxo de dar milho pra galinha?
Ela que cate o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim – o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal.
Ela catava sozinha a comida dela.
Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
Ruth Rocha, Enquanto o mundo pega fogo,2. ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.p.14-9.

http://p rofmi.wordpress.com/20 09/03/19/o-homem -e-a-galinha-por-ruth- rocha/


2ª Etapa

1.     ;Organizar a turma em grupos formados por 5 alunos para responderem, por escrito,no caderno,  as questões propostas abaixo.Cada grupo elegerá um representante para apresentar as respostas formuladas pelo grupo.
Após a organização da turma, em grupo os alunos vão discutir e elaborar as respostas para as questões propostas. O professor pode orientar e contribuir para a solução de dificuldades.

Questões propostas

1.    O que o texto nos conta?Esta história pode acontecer no nosso cotidiano? Por quê?
2.    As personagens da fábula não são identificadas por um nome. Comente este recurso discursivo.
3.    Qual é o primeiro fato que acontece e que desencadeia outras situações vividas pelos personagens?
4.    O homem e a mulher agem da mesma forma com a galinha? Justifique a sua resposta.
5.    Pode-se dizer que o homem estabelece uma  relação de exploração, isto é, quer obter mais lucro com poucos gastos. Com isto é mostrado no texto?
6.    A mulher se preocupava com o bem estar da galinha, alimentando-a bem? Comente a sua resposta.
7.    A relação de submissão é representada no texto através de quais personagens? Explique a sua resposta.
8.    Qual é o clímax e o desfecho da história?
9.    O que se pode aprender ao ler esta história?

Após responder as questões, o professor deve sortear os grupos que farão a avaliação dos outros grupos. Cada grupo deve avaliar um dos trabalhos elaborados. O professor deve comentar a avaliação e o trabalho feito pelos grupos.

Para a avaliação, o grupo e o professor podem seguir os seguintes critérios:


 
1.    Cumprimento da tarefa    Muito bom    Bom    Regular    Fraco      
2.    Adequação da linguagem                        
3.    Atitude comunicativa do expositor                      
4.    Organização do discurso oral                      
5.    Interação com a turma                     


3ª Etapa
I - Em grupo, responder as questões abaixo por escrito.
1.    Preencha o quadro abaixo.

 
Elementos da narrativa    O que representa      
1. A Galinha          
2. O Homem          
3. A Mulher          
4. Botar ovos          
4. Ovos de ouro          
5. Pão de ló, mingau,sorvete          
6. Milho          
7. farelo          
8. portão aberto         

2.    Por que a Galinha foi embora?
3.    Podemos dizer que a galinha foi ingrata por que abandonou os seus donos?
4.    Com base na leitura do texto, escreva uma lição de moral ou o que você aprendeu ao ler história pode n os transmitir.
5.    Em po ucas linhas, escr eva a opinião defendida no t exto e um argument o que a comprove .
6.  & nbsp; A avareza é representa nesta história atr avés de qual personagem? Comprove a sua resposta com base no texto.
7.    A atitude de  conformismo é representada no texto? Como?
8.    Explique o uso do discurso direto no texto.
9.    Apresente o tipo de narrador da história e  explique por que a autora escolheu este recurso discursivo.
10. A história narrada focaliza aspectos comuns das relações humanas. Exemplifique esta afirmativa  a partir de um exemplo de situação ou de um  acontecimento que você tenha vivido ou presenciado.

II – Produção de texto escrito. Após fazer as atividades escritas propostas no item anterior, o grupo deve produzir um texto escrito do tipo expositivo para apresentar as respostas formuladas. O texto será organizado a partir do conteúdo identificado a partir das perguntas. Pode-se observar que esta é uma forma de contribuir para que o aluno produza um texto, tendo em vista os tópicos destacados nas perguntas. Elaborar ou organizar o texto escrito é  uma tarefa que contribui para desenvolver habilidades de escrita.

4ª Etapa

1.    Trabalho em grupo. Organizar a turma em 4 grupos, formados por cinco alunos. Cada grupo deve escolher um representante para apresentar o trabalho para a turma.Para realizar este trabalho o professor deve  propor as seguintes tarefas:
a.    Grupo I: Fazer uma apresentação de slides. Pesquisar no Google imagens para construir em forma de powerpoint uma apresentação da história narrada na fábula “A Galinha de Ovos de ouro”
b.    Grupo II : Pesquisar na internet, pode ser no Google, outras versões da fábula e observar as diferenças e semelhanças entre os textos.
c.    Grupo III: Ilustrar a fábula “A Galinha dos Ovos de Ouro”, a partir de desenhos e imagens feitos pelos alunos ou pesquisados na internet, no Google, por exemplo.Fazer cartazes para compor um mural. Reunir, neste grupo, alunos que gostam de desenhar, pode facilitar a tarefa.
d.    Grupo IV: Identificar os personagens e as imagens da história e estabelecer quais são as pessoas que eles representam. Para fazer esta tarefa, os alunos devem fazer associações entre os personagens da história e personagens do cenário político, social que mais se destacam nos noticiários, nas novelas, nos programas de TV, na sua família, entre os seus amigos.Este trabalho pode ser feito em PowerPoint, em transparência ou em cartazes.
Apresentação das tarefas realizadas em grupo. O grupo apresenta e explica para a turma como foi feito o trabalho.  O professor pode pedir para cada grupo avaliar o trabalho feito pelos colegas. Organizar um mural para apresentar as atividades.Para avaliar os trabalhos o professor e os alunos podem usar os critérios propostos para a atividade anterior.

 
Recursos Complementares
Avaliação

Propor aos alunos uma discussão sobre o papel que as personagens do conto "A Galinha dos Ovos de Ouro" podem representar na nossa sociedade atual.Observar se os alunos podem estabelecer uma relação de identificação entre as personagens e pessoas que eles conhecem em seu país, em sua cidade, em seu bairro.A capacidade de interpretar e estabelecer relações a partir do papel representado pelas personagens do conto podem indicar para o professor o desenvolvimento de habilidades básicas de leitura de textos literários.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thiago , Uespi , Piauí - disse:
    jackscott45@gmail.com

    14/02/2012

    Três estrelas

    Tenho este texto , gostei da aula era o q queria fazer na minha, mas como ainda sou veterano tenho um pouco de dfiiculdade em fazer aulas bem eloradas como essa. Só senti falta de uma coisa nessa aula, o gabarito das questões.. rsrsr


  • Mayanah, África do Sul - disse:
    Maya@yahooh.br

    07/07/2011

    Cinco estrelas

    exelente historia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.