Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Solte o som!

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIMARA LOPES FRANÇA
imagem do usuário

PRESIDENTE MEDICI - RO EEEFM CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

Edna Ferreira de Pasmo, Elianis Soares de Moraes Aguiar, Maria do Carmo Lopes França, Nicolina Francisca Vieira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

       Conhecer a escala das notas musicais.
       Reconhecer alguns instrumentos musicais e os sons produzidos por eles.
       Desenvolver a atenção, concentração, memória, percepção e raciocínio lógico.

Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

       Conhecer instrumentos musicais e os sons produzidos por eles.
       Manusear o mouse adequadamente para prosseguir no jogo.

Estratégias e recursos da aula
1º momento:
        A professora conversa com os alunos fazendo levantamento dos instrumentos musicais que eles conhecem, falando obre a composição da escala das notas musicais, apresentando o vídeo: Professor de Música.( http://www.youtube.com/watch?v=J-9GCpXAe-E)

2º momento:
        Cada aluno recebe uma folha contendo atividades. (http://docs.google.com/View?id=dcdth8qr_86cs88htfm)

3º momento:
        Discussão acerca das atividades, verificando quais estratégias utilizou para responder às questões propostas.

4º momento:
        Os alunos são encaminhados ao Laboratório de Informática para realizar uma atividade utilizando um software que consiste num jogo que possibilita o desenvolvimento da atenção, concentração, memória, percepção e raciocínio lógico.
        No jogo: Pistas Musicais  (www.discoverykidsbrasil.com/jogos/arte/nivel_avancado), os alunos ( em dupla) selecionam 4 instrumentos arrastando-os para os quadros, em seguida clicam na seta para iniciar o jogo devendo seguir os sons dos instrumentos.

5º momento:
        A aula é finalizada com a socialização das experiências individuais, levando em consideração as dificuldades, as estratégias de jogo e a interação da dupla.

Recursos Complementares

       Computador;
       Internet;
       Revista Nosso Amiguinho;
       www.discoverykidsbrasil.com

       www.youtube.com

       www.docs.google.com

Avaliação

        Durante o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula e no laboratório de informática, verificar o interesse, desempenho e aplicação dos alunos nas atividades, bem como a interação da cada dupla na execução do jogo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.