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A cultura de diferentes povos manifestadas nos Esportes, Jogos e Brincadeiras

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer, pesquisar e vivenciar jogos praticados em outros países;

Reconhecer as possibilidades de adaptações nas regras para praticá-los na escola;

Desenvolver o interesse pela pesquisa, reconhecer as manifestações culturais e a história dos jogos e brincadeiras de outros povos e vivenciá-los nas aulas;

Reconhecer e apreciar as manifestações de jogos e brincadeiras que são transmitidas em nossa sociedade e relacioná-los a diversidade racial.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min./total:150 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento anterior.
Estratégias e recursos da aula

As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade;

Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação;

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

Os tipos de brincadeiras e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta. Criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, a necessidade de perseverar entre outros. Na brincadeira a criança exprime seus medos, desejos, experiências. De forma simbólica o brinquedo torna-se um meio de expressão.

Aula 1 - Pesquisa

Em um laboratório de informática ou através de um trabalho, pesquise com seus alunos esportes, brinquedos e jogos de dois diferentes continentes, verificando como as crianças brincam na Oceania e África, e no país e estado onde elas vivem. O professor pode dar ênfase a um ou mais países pertencentes a estes continentes.

Pesquisem, também, os brinquedos e brincadeiras que recebem nomes diferentes em cada um destes lugares.

A pesquisa e o trabalho poderão ter ênfase nestas questões:

Verificar se os alunos reconhecem a cultura de outros países e como estas se expandem pelo mundo;

Identificar os jogos e brincadeiras praticados em outros países;

Reconhecer as possibilidades de adaptações nas regras para praticá-los na escola.

www.portalaustralia.com.br

www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos- n.html

Aula 2

Brincadeira Australiana - Bumerangue

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: papel-cartão, fita adesiva colorida e tesoura

Embora seja um esporte, o bumerangue também pode ser apresentado à turma como uma brincadeira divertida.

Feito de madeira, além de utilizado para a caça como arma de arremesso que volta a um ponto próximo daquele que foi lançado também servia como brinquedo pelos indígenas australianos.

Construção do brinquedo:

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Como Brincar:

1. Seu primeiro instinto quando pegar um bumerangue é jogar como um Frisbee (disco). Um bumerangue é, fundamentalmente, só uma hélice que não está anexada a nada. Portanto, se você arremessá-lo como a um disco, a força do movimento da hélice lançará o bumerangue em um arco vertical ao invés de em um arco horizontal logo acima do chão.

2. A maneira correta de segurar um bumerangue é formando uma leve inclinação vertical, ou seja, de 15 a 20 graus. Isto impulsionará a força da hélice para cima o suficiente para equilibrar a força da gravidade, de maneira que o bumerangue não seja puxado para o chão antes de terminar um círculo completo.

3. Segure o bumerangue, com o ponto V, chamado de cotovelo, apontando para você e com o lado liso para cima. Segure o bumerangue na extremidade da asa inferior, com uma pegada como num beliscão.  Se você estiver jogando com sua mão esquerda, segure o bumerangue de maneira que esteja inclinado para a esquerda, com o lado curvo para a direita. Um bumerangue para destros viajará em um círculo no sentido anti-horário, e o bumerangue para canhotos viajará em um círculo no sentido horário.

4.  Para evitar que o vento force o bumerangue para fora do curso, você deve mirar o bumerangue em um ponto em aproximadamente 45 a 50 graus para um lado da direção do vento (fique de frente para o vento e gire aproximadamente 45 graus em sentido horário ou anti-horário). Ajuste a posição do bumerangue, dependendo da quantidade de vento, como mostrado no diagrama.

5. Quando você tiver acertado a sua pegada no bumerangue e s e orientado em relação ao vento, leve o bumerangue pra trás de você e depois para frente, como se fosse jogar uma bola de beisebol. É muito importante dobrar seu pulso quando solta o bumerangue para dar um bom giro a ele. Gira é a coisa mais importante em uma jogada de bumerangue - é o que faz o bumerangue viajar num caminho curvo.

6. Quando você joga o bumerangue verticalmente, a força desigual no topo do giro inclina o eixo para baixo gradualmente, de maneira que ele voltaria pra você deitado horizontalmente, como um Frisbee. Mas não tente pegá-lo com uma mão só - as lâminas que giram podem machucá-lo muito. A maneira mais segura de pegar um bumerangue que volta é segurá-lo entre as duas mãos. Sempre tenha cuidado ao brincar com um bumerangue, especialmente um modelo mais pesado. Quando você joga um bumerangue, você deve manter seus olhos nele o tempo todo, pois ele pode atingir você quando voltar. Se você perdê-lo de vista, abaixe-se e cubra sua cabeça em vez de tentar descobrir onde ele está. Os bumerangues se movem rapidamente e com muita força.

Jogar bumerangue é uma prática difícil, mas pode ser muito divertida. Com certeza é muito bom quando o bumerangue realmente volta direitinho para você, e você o agarra perfeitamente!

Aula 3

Brincadeiras Africanas - Carrinho de Cabo de Vassoura

Espaço: pátio da escola, sala de aula, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: 1 cabo de vassoura, 1 tampa de lata de alumínio, 1 chave de fenda, 1 prego médio e martelo, retalhos de contact, 1 rolo de papelão, tesoura e cordão.

Construção do brinquedo:




Como Brincar:

Após a montagem do carrinho de cabo de vassoura os alunos poderão correr livremente pela quadra ou pátio livremente em várias direções. O professor poderá montar uma pista com obstáculos para os alunos e também organizar uma corrida de carrinho de cabo de vassoura em volta da quadra.

Aula 4

Brincadeiras Africanas - Jogo Cinco Marias ou Cinco "tampamarias"

Espaço: pátio da escola, sala de aula, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: 5 tampinhas de refrigerante pet e ou trouxinhas de pano de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz e o feijão ou cinco pedrinhas.

Atividade I - Jogo Cinco Marias ou Cinco "tampamarias"

Construção do brinquedo:

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Como Brincar:

Com os olhos nos saquinhos que estão no chão e nos que são jogados para cima, os alunos ganham em concentração e trabalham a coordenação motora. O aluno joga os cinco saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão.

Na primeira fase, ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão o outro que está no chão. E m seguida, joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um tercei ro, segurando todos juntos na mesma mão. Caso o saquinho que estiver no ar cair, o aluno dará a vez para o outro. O aluno passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos.

Na segunda fase, os saquinhos que estão no chão são pegos em dois em dois.

O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar três. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante.

Na quarta fase, o aluno forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. O aluno tem de fazer quatro gols em quatro tentativas.

A última fase determina os pontos de cada aluno. O aluno lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. A brincadeira também é chamada de jogo das pedrinhas.

Recursos Complementares
Avaliação

Fazer o mapeamento da criança em sua trajetória lúdica durante sua vivência dentro do jogo ou de uma brincadeira, buscando dessa forma entender e compreender melhor suas ações e fazer intervenções e diagnósticos mais seguros ajudando o indivíduo ou o coletivo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Layane, Colégio dos Sagrados Corações , Goiás - disse:
    layane17@yahoo.com.br

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Simplesmente nota 10! Colocarei em pratica com minha turma.


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