03/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno:
• Ler variados portadores de textos com diferentes linguagens.
• Compreender os fatos da história, bem como retirar informações de textos.
• Estabelecer comparações intertextuais.
• Ter contato com os diferentes recursos da mídia.
• Produzir textos corretos, considerando a sua macro e micro estrutura, bem como a escrita ortográfica.
• Participar ativamente das discussões orais.
• Aumentar seu repertório linguístico-discursivo
PRÉ-REQUISITOS
* Saber ler e escrever.
* Ler e escrever histórias em quadrinhos e resumos.
JUSTIFICATIVA
O ensino de Língua Portuguesa extrapola, e muito, os meros objetivos de decodificação do código escrito, como a preocupação com a micro e macro estruturas e a correção ortográfica dos textos produzidos pelo aluno. Na verdade, o olhar mais atento dos professores de Língua Portuguesa deve privilegiar o uso social da língua como fator de inserção social e instrumentalização para a cidadania. É o objetivo de “alfabetizar letrando”.
Assim sendo, as aulas de Língua Portuguesa devem abrir, para seus alunos, todas as janelas linguísticas possíveis, possibilitando a observação, análise e interação com as mais variadas formas da língua escrita e/ou falada.
Para isso, o professor deve imprimir em suas atividades de sala de aula uma verossimilhança com a linguagem real praticada pela sociedade. Sob esse aspecto, os mais diferentes recursos da mídia devem substituir, na medida do possível, as atividades forjadas para o ensino de linguagem. Nesse caso estão os filmes, que oportunizam momentos prazerosos de aprendizagem e a aproximação com linguagens diferentes.
Se, além disso, a professora planejar atividades de relação intertextual abordando diferentes linguagens, propiciará a seus alunos momentos ricos de análise reflexiva que, certamente, vão gerar o leitor/escritor crítico.
ATIVIDADES
1ª etapa
a) Exibir para os alunos o filme WALL.E (Disney . Pixar)
b) Estabelecer uma rica discussão oral com os alunos, orientando-os para uma interpretação do filme:
* Este filme é real ou ficção?
* Quem era Wall. E. ?
* Como estava a Terra no início do filme?
* Quem era Eva?
* O que o robozinho deu a Eva que tanto lhe agradou? Por que agradou tanto?
* Onde estavam todos os seres humanos?
* Outras perguntas que a professora achar interessantes podem ser realizadas.
c) Solicitar aos alunos que façam um resumo da história no rascunho. (O trabalho com rascunho oportuniza ao aluno perceber a transitoriedade e flexibilidade da língua, bem como a possibilidade de seu planejamento e reconstrução).
d) A professora corrigirá os trabalhos dos alunos que serão passados a limpo e ilustrados.
2ª etapa
a) Distribuição aos alunos da história em quadrinhos: E(T)COLOGIA.
b) Leitura coletiva das imagens do texto para observação e discussão de seus aspectos formais: ausência de parágrafos e travessões, recursos semióticos (sinais que indicam movimentos, amor ), onomatopeias.
c) Interpretação oral coletiva do texto que poderá ocorrer através de perguntas ou de contação da história, na qual cada aluno continua a narrativa a partir do ponto em que seu antecessor parou.
d) A professora estabelecerá uma discussão com seus alunos, comparando as duas histórias: WALL. E. e E(T)COLOGIA. Ela os levará a perceberem e verbalizarem a semelhança, que o tema abordado indica em ambas e as diferenças das linguagens usadas nos dois textos, o filme e o texto gráfico da história em quadrinhos.
Refletirá, também, com eles sobre o portador de texto que lhes pareceu mais atraente, qual dos dois é mais acessível na escola, custo de cada um, etc.
e) A professora incentivará seus alunos a escreverem a história em quadrinhos numa folha de rascunho que será corrigida e passada a limpo.
f) Ficará muito interessante se a professora fizer uma expo sição no mural, colocando lado a lado as duas produções de cada aluno: o resumo do filme e o texto construído a partir da história em quadrinhos.
AVALIAÇÃO
Durante todo o processo de leitura e escrita dos dois textos, a professora acompanhará e auxiliará seus alunos, observando se:
entenderam as especificidades dos textos;
redigiram seus textos com competência demonstrando habilidade em expressar-se por escrito;
participaram das atividades orais omitindo opiniões sobre o tema exposto;
envolveram-se nos trabalhos propostos de forma efetiva.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/06/2012
Quatro estrelasMuito boas as atividades,nada mirabolante mas de encontro com a nossa realidade e de extrema importância para as atividades de letramento dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasConteudo muito interessante, Que ampliar o horizonte para com os metodos...