20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor você pode iniciar a aula perguntando aos estudantes: Qual a fragrância de perfume preferem e ou gostam de usar? Depois de ouvi-los pergunte se sabem quais os componentes químicos necessários para sua produção. Explique a eles que o perfume é uma mistura produzida com:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Perfumes.jpg
Propomos que o professor apresente a fórmula do propilenoglicol para que saibam o que é um álcool diol. Você também pode apresentar outras fórmulas.
Solicite aos estudantes que busquem na rede e nos livros informações sobre a História do Perfume e produzam um Blog acessando o endereço < https://www.blogger.com >.
Mas, como eu faço para criar um Blog?
O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:
O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site. Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os link de todos os blog´s em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc. O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de l para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis. Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade. (Rosangela Menta, 2008).
2ª Aula - Efetuando cálculos
Em seguida você poderá trabalhar alguns exercícios envolvendo o cálculo da concentração de essência em perfumes para que os estudantes saibam a porcentagem necessária de fixador a ser adicionada ao perfume. Para tanto, peça aos estudantes que cliquem na animação "Fabrica de Perfumes".
3ª Aula - Trabalhando com experimentos
Sugerimos que o professor desenvolva uma prática junto com os estudantes realizando a experiência “Produzindo Perfumes” para que estes conheçam e manuseiem os recipientes, aprendam a utilizá-los. Dentre os diferentes endereços que contém receitas você pode indicar <http://www.arteblog.net/geral/como-fazer-perfumes-receita/.> É importante que os pesquisadores também conheçam as vidrarias. Inicie apresentando a eles a “Lista de Recipientes” e peça que pesquisem e insiram as respectivas imagens junto aos títulos.
Neste endereço você vai saber como eram enterrados os egípcios, sobre a destilação da água de rosas e muito mais. Acesse:< http://guiadoscuriosos.ig.com.br/categorias/3813/1/perfume.html >
Solicite aos estudantes se organizem em equipes para que elaborem um jornal apresentando de forma criativa o conteúdo trabalhado nesta aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Fábrica de perfumes | Animação/simulação |
Cinco estrelas 3 classificações
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17/06/2010
Cinco estrelasadorei a aula e já vou fazer com os meus alunos do segundo ano EJA,como além de educadora sou química irei fabricar o perfume
24/03/2010
Cinco estrelasMe ajudou muuuuuito!!! Vou tentar fazer o mesmo depois....
24/03/2010
Cinco estrelasOlá colegas, muito boa tarde! Excelente aula criada por vocês!!! Levarei a proposta para nossa UE. Professor Eziquiel Menta, que bom tê-lo visto por aqui também! Abraços e muito sucesso, Lúcia