29/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Valorizar a cultura popular brasileira.
Conhecer a nossa identidade cultural.
Entender como adquirimos a nossa cultura.
Estratégias e recursos da aula:
• Apresentação da pesquisa feita em casa sobre hábitos de leitura.
• Projeto: Cultura Popular Brasileira- Folclore brasileiro
• Distribuição do texto: Seres encantados que desembarcaram no Brasil- Georgina da Costa Martins- site da revista Ciência Hoje
• Leitura silenciosa e em grupo do texto distribuído.
• Caderno e para colar o texto
• Ilustração
• Leitura em grupo
• Debate
Atividade 1
Apresentação do trabalho que foi para casa. (aul :Concurso do Nome do Espaço do Livro)
Cada aluno falará sobre os seus hábitos de leitura e apresentará a entrevista que fez em casa dizendo quem foi o entrevistado e sua opinião sobre a leitura. O aluno que está se apresentando deverá ficar em destaque na sala de aula para que possa ser visto e ouvido por todos.
Atividade 2
Lançamento do Projeto Cultura Popular Brasileira- Folclore brasileiro. Distribuição do texto Seres encantados que desembarcaram no Brasil- Georgina da Costa Martins- site da revista Ciência Hoje
Seres encantados que desembarcaram no Brasil
Quando eu era criança, alguém sempre contava histórias de lobisomem e mula-sem-cabeça. Hoje, quase não se fala mais nesses seres que habitam o reino da fantasia. Mas eu ainda conheço um bocado de gente que acredita neles e jura de pés juntos que já os viram. Depois que eu deixei de ser criança - e isso já faz muito tempo -, resolvi pesquisar sobre essas histórias para saber como foi que elas surgiram aqui no Brasil. Vocês podem não acreditar, mas tanto o lobisomem quanto a mula-sem-cabeça vieram para este país nas caravelas portuguesas. Verdade! Só não se sabe ao certo se eles vieram em 1500, com Pedro Álvares Cabral, ou se foram chegando depois, em outras caravelas enviadas pelo rei de Portugal.
Não pensem que enlouqueci imaginando um lobisomem e uma mula-sem-cabeça de malas prontas acenando no cais com um lencinho. Esses seres vieram em uma bagagem que a gente chama de cultural. Vejam só: por volta do século XV, quando os portugueses começaram suas viagens em busca de novas terras para explorar riquezas, eles levavam um bocado de coisas em suas embarcações. Afinal, as viagens eram longas e eles precisavam estar preparados para passar muito tempo no mar.
Claro que nenhum lobisomem ou mula-sem-cabeça foi visto circulando entre os tripulantes das caravelas, mas, com toda certeza, eles estavam lá. Calma, não se trata de uma história de terror. Quero dizer que toda vez que vamos a algum lugar e encontramos pessoas diferentes, a gente conversa, troca informações, ensina e aprende coisas. Quando fazemos isso, acabamos adquirindo hábitos e costumes de outras pessoas. Logo, isso aconteceu com os portugueses, quando eles resolveram viajar. Além de objetos pessoais, ferramentas, instrumentos de navegação e alimentos, eles levavam na bagagem tudo o que conheciam e acreditavam. E foi assim que a mula-sem-cabeça e o lobisomem chegaram ao Brasil - na bagagem cultural, que é formada, como já vimos pelo conjunto de coisas que a gente sabe, que a gente ensina e que aprende.
Atividade 3
O aluno será orientado a colar o texto em seu caderno. Em seguida, fará uma leitura silenciosa do texto. Após a leitura fará uma ilustração da parte do texto que mais gostou.
Atividade 4
Leitura em voz alta em grupo. Alguns alunos serão escolhidos para lerem o texto. Após a leitura, será realizada a análise do texto com debate pela turma. Como por exemplo:
1- Outros mitos do folclore brasileiro que os alunos conhecem e acham interessantes com justificativa.
2- Debater sobre colonizaçãoo portuguesa, sobre os escravos que vieram da África trazendo suas histórias e sua cultura, onde aparecem os mitos, diferentes regiões do Brasil.
Apreciação sobre bagagem cultural com considerações orais dos alunos.
Observar o que os alunos entenderam do texto através do debate e da análise crítica do mesmo.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2010
Cinco estrelasParabéns, professora Maria Teresa, excelente aula!
04/08/2010
Quatro estrelasMuiiito legs
24/03/2010
Cinco estrelasEu adorei este saite e sobre a esta aula pois esta igual ao livro
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a esta aula, mto interessante