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Ponchos Latinos

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de conhecer os ponchos como vestuário típico de peruanos, chilenos, colombianos e mexicanos, com suas denominações e características peculiares referentes a cada país. Poderá criar um poncho com temática escolhida por um grupo de alunos e realizar a pintura do tecido, além da montagem e colagem do acabamento final, como uma proposta criativa de um repensar sobre o vestuário latino americano.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula foi ministrada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e não possui requisitos prévios para sua aplicação, podendo ser desenvolvida pelo professor em outras séries, de acordo com suas expectativas, objetivos e maturidade dos alunos na questão da cooperação e consenso do trabalho em grupo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Ponchos


Motivação


O professor deverá inicialmente introduzir o tema dos ponchos e apresentar imagens variadas de modelos diferentes de ponchos. Vários destes poderão ser pesquisados previamente pelo professor nos sites indicados, para embasamento e enriquecimento do material didático para a aula.


Poncho é uma peça concebida para manter o corpo quente, ou se feito de um material à prova d'água, para manter seco durante chuva. Foi criado por peruanos e agora é conhecido em mais de 150 países em todo o mundo.
O poncho é essencialmente uma única folha grande de tecido com uma abertura no centro para a cabeça. Ponchos Rainproof normalmente são equipados com prendedores para fechar as laterais uma vez que o poncho é envolto por todo o corpo, com aberturas previstas para os braços; muitos capuzes inscritos para repelir o vento e a chuva.


O poncho, comumente associado com as Américas, se espalhou em todo o mundo. As roupas tradicionais, os nomes locais e suas variantes são:
Poncho, a maioria dos América Latina, Espanha e no mundo inteiro
Chamanto, só no Chile central, poncho no norte e sul
Jorongo, ou Gaban Sarape, México
Ruana, em regiões frias da Colômbia.

Os ponchos são trajes típicos muito utilizados pelos povos peruanos, esbanjando cor e originalidade em tecidos que configuram uma beleza que contrasta com o frio das altas montanhas.

Após as explicações, dividir a turma em grupos e pedir-lhes que tracem um esboço do poncho que pretendem criar, qual é o tema a ser abordado, quais as cores e materiais que poderão ser utilizados. Recolher as propostas dos alunos ao final da aula. Os temas de cada poncho estarão abaixo relacionados, juntamente com as respectivas fotos.

Aula 02: Desenho dos ponchos

Entregar aos alunos os tecidos em americano cru ou brim cru, ainda abertos para serem desenhados e pintados, antes de serem costurados nas emendas dos tecido. Poderão ser feitos em forma de manta comprida, vertical com um orifício para a cabeça, ou o tecido poderá ter duas partes, que costuradas, formam um quadrado, também com um orifício para a entrada da cabeça. Os alunos deverão realizar todos os desenhos sobre o tecido com o lápis 2B ou 4B e borracha. O grupo deve ser bem organizado para desenvolver os desenhos de forma harmônica e que preencham esteticamente os espaços do tecido.


Aulas 03, 04 e 05: Pintura dos ponchos – recortes de feltros

O professor deverá orientar os alunos a pintar os ponchos com tinta de tecido ou acrílica e depois contornar as formas com caneta de tecido preta, para dar um acabamento mais preciso.
Com os ponchos prontos, o educador deve procurar alguém da escola que possa colaborar e costurar os tecidos formando o poncho e realizar uma bainha no tecido.
A fase seguinte é recortar figuras em feltros para serem coladas com cola quente, espaçadamente, por toda a bainha dos ponchos.
Por exemplo, no poncho peruano, os alunos recortaram silhuetas de lhamas em feltros de diversas cores, pa ra colagem nas bainhas e no tecido também. N o poncho do Deus Sol, vários sóis amarelos foram recortados e colados no acabamento final. No poncho Sabor do Nordeste, vários cajus foram recortados em feltro laranja. No poncho Tropicália, foram bananas amarelas e no poncho Modernista, vários triângulos e formas geométricas variadas de cores azul, verde, vermelho, laranja e amarelo foram recortadas no feltro e depois coladas nas bainhas.


Aula 06: Colagem das formas de feltro nas bainhas e cordões de lã

Nesta fase do trabalho, as formas de feltro poderão ser coladas com cola quente ou com cola pano, ou até mesmo com cola de madeira sobre o tecido.
Fios e cordões para compor os ponchos em seus cabides, durante a exposição poderão ser confeccionados em muitas voltas de fios colorido em lã ou barbante e nós poderão ser feitos nas pontas, conforme as fotos abaixo.


Exposição: O professor poderá realizar a exposição dos ponchos na escola, como também um desfile das vestimentas com os alunos poderá ser bem interessante e motivador para a turma.


Trabalhos dos grupos:

Os alunos recriaram e pintaram estampas originais para os 6 ponchos, com temas escolhidos por eles:

Poncho Religioso – apresentando símbolos da religião católica

Poncho Deus do Sol – diversos tipos de sóis e imagens do Deus Sol dos Incas

Poncho Peruano – elaborado com listas coloridas e lhamas em feltro

• Poncho Tropicália – bananas pintadas como símbolo de alegria e de brasilidade

Poncho Sabor do Nordeste – cajus representando os sabores típicos e especiais de nossas frutas exóticas

Poncho Modernista – formas geométricas em cores variadas com abstração inquietante

Recursos Complementares

PONCHOS:

http://en.wikipedia.org/wiki/Poncho

FOTOS DOS PONCHOS,  MANTAS  E PONCHOS AZTECAS:
http://www.lathamtrading.com/catalog/index.php?cPath=2


http://www.hammocks.co.uk/ponchos-1-opt.jpg


IMAGENS DE PONCHOS DIVERSOS PERUANOS:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=PONCHO+PERUANO&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR334&um=1&ie=UTF-8&ei=7y0RS6yDJIqnuAe5jZm4CQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CBcQsAQwAA


PERUANAS:

http://www.mimsprose.com/images/peru%20056.jpg

Sugestões de livros:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.


MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Avaliação

• O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.


• O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões abordadas em aula. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta.

• O professor poderá analisar o envolvimento dos alunos, interesse e participação na criação dos desenhos dos ponchos, escolha da temática do poncho,bem como a capacidade de trabalhar em um grupo grande, por várias aulas, em torno de um trabalho único e coletivo realizado por cada equipe.


• Deverá observar a capacidade de percepção, como também a habilidade em exercitar a colaboração, aceitação e sugestões para determinar o consenso do grupo na fase de desenho,  pintura dos tecidos e recortes de moldes em feltro.

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