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XEROX - Criando efeitos visuais

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá fazer um exercício de experimentação do claro-escuro sobre o xerox de uma obra de arte e realizar uma outra versão com cores quentes e cola colorida, podendo perceber duas diferentes abordagens visuais sobre um mesmo tema.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula foi aplicada em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e  há que se trabalhar inicialmente a noção de luz, sombra e sombra projetada, para sua realização, podendo também ser ministrada em outras séries como estudo e exercício de claro-escuro e como diversificação de cores a partir de uma mesma imagem, criando possibilidades visuais.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O claro-escuro - Introdução ao tema

O professor deverá orientar e exemplificar aos alunos,  como se pode utilizar a noção de claro-escuro em um trabalho, demonstrando algumas imagens desta técnica aos alunos, como também, exemplificar em sala de aula, como a luz incide nos objetos, revelando áreas de grande luminosidade e áreas de sombra. Para tal, os alunos poderão exercitar noções de luz e sombra em folhas de ofício, utilizando lápis grafite 2B, 4B e 6B, esfuminho, fazendo estudos de degradação de cor, em exercícios rápidos, com formas simples como esferas e cubos, por exemplo.  Poderão também experimentar o carvão nas áreas de sombra. Seria um aquecimento inicial.

O chiaroscuro (palavra italiana para "luz e sombra" ou, mais literalmente, «claro-escuro») é uma das estratégias inovadoras da pintura de Leonardo da Vinci, pintor renascentista do século XV, junto ao sfumato. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto. Também chamado de perspectiva tonal. A técnica exige um conhecimento de perspectiva, do efeito físico da luz em superfícies, e das sombras, da tinta e de sua matização. O chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno, mas apenas pelo contraste entre as cores do objeto e do fundo; faz parte de uma idealização que inclui a experiência da pintura contrariando, de certo modo, a linearidade que caracteriza a pintura do Renascimento – os personagens de Leonardo existem em um espaço primariamente definido pela luz, em oposição a uma estrutura definida a partir da perspectiva na qual corpos e objetos são apenas distribuídos individualmente.

Logo a seguir, o professor poderá escolher uma reprodução de desenho ou obra de um artista que trabalhe com o claro-escuro, que seja de sua preferência. Para esta aula, escolhemos este desenho de Leonardo da Vinci, e realizamos um xerox para cada aluno, que não saiu nestas tonalidades de sépia, mas sim em preto e branco.

Cada aluno recebeu um xerox da mesma imagem em preto e branco, colocou o nome no verso da folha. Organizamos a sala em mesas de quatro alunos  e em cada uma, colocamos apenas uma cor de tinta guache. As cores utilizadas foram vermelho, amarelo e laranja, por permitirem certa transparência da imagem do xerox. Cores com maior opacidade não permitem que os alunos consigam identificar as áreas de luz e de sombra do desenho. Sendo assim, em cada mesa, os alunos pintaram com pincéis largos, um fundo de uma única cor, tampando toda a extensão do xerox. Depois colocaram para secar.

Aula 02: Luz e sombra - utilizando o preto e o branco sobre o fundo em guache colorido.

O fundo todo pintado à guache permitiu uma transparência que ainda possibilitava ver o desenho de Leonardo. Os alunos foram orientados a colorir com giz de quadro branco, apenas as áreas de luminosidade do trabalho. Assim, trabalha-se também a percepção dos volumes do rosto em relação à incidência da luz.

 Logo após, foram entregues os bastões ou finas estacas de carvão fusain à cada aluno, para que preenchessem as áreas de sombra.  Onde no desenho do fundo se observa o cinza e o preto, utiliza-se o carvão nestas áreas, fazendo a sobreposição.

É interessante observar, que mesmo sobre pondo-se a um xerox de uma mesma imagem, os alunos alteraram as expressões faciais, o que pode ser percebido logo a seguir.

Alguns trabalhos dos alunos:

Aula 03: Efeito Carimbo - utilizando cores e um pouco de relevo

A imagem inicial do desenho de Leonardo deverá ser trabalhada no computador, no programa Paint , com o efeito "carimbo" e impresso em preto e branco, para se realizar o xerox para cada aluno, conforme a imagem abaixo.

Cores:

Logo que os alunos receberem o xerox da imagem com o efeito carimbo, deverão colocar nome atrás dos trabalhos e utilizar as cores: amarelo, vermelho e laranja, cobrindo totalmente o xerox com o guache, utilizando-as da forma que mais lhe agradarem. Alguns alunos fizeram faixas coloridas, listras, etc.

Com o fundo do trabalho ainda molhado, o professor poderá distribuir nas mesas, tubos de colas coloridas e/ou  de tinta relevo, de cores que não sejam laranja, amarelo, ou seja, que não se repitam as mesmas cores utilizadas no fundo. Deverá orientar os alunos a cobrirem os espaços pretos do trabalho com as colas coloridas, com a finalidade de se obter o efeito visual abaixo demonstrado.

Sugestão: montar uma exposição com os alunos, com o objetivo de contrastar as duas versões de um mesmo tema, reconhecendo e incentivando a expressão dos educandos.

Recursos Complementares

Sugestões de livros:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.



MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Alguns sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chiaroscuro

http://umpoucosobrecor.wordpress.com/2007/08/17/contraste-entre-claro-e-escuro/

Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
  • O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta, retratando a figura humana e o jogo de luz e sombra.
  • Observar a capacidade de percepção, a habilidade em exercitar a  expressividade mediante o jogo de cores com o guache e as colas coloridas.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

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