Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COLAGENS - Recriações lúdicas sobre Portinari

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com algumas reproduções de quadros de Portinari, através de um livro adotado pela escola e será capaz de criar um trabalho inspirado em algumas de suas obras, utilizando recursos do desenho e da mistura de papéis coloridos em formas variadas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula foi aplicada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, podendo também ser ministrada a outras séries, conforme o critério estabelecido pelo professor. Não há pré-requisito para o seu desenvolvimento com os estudantes, mas sugiro que o professor previamente, verifique outras duas  aulas de minha autoria: "Meninos de Juiz de Fora" e "Trabalhadores do Café", no Portal do Professor, que possuem outro viés de observação sobre Portinari, para um maior aprofundamento e que poderá contribuir com o desenvolvimento desta aula para  os alunos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Conhecendo Portinari

Os alunos poderão conhecer um pouco sobre a vida do artista através de pesquisas e/ou materiais apresentados pelo professor. Nesta aula inicial, eles tiveram contato com o livro: "Candido Portinari (Mestres das artes no Brasil)", da Editora Moderna, mencionado em Recursos Complementares. Este livro, foi adquirido pelos alunos e doado à Biblioteca do Departamento de Artes, desta forma, podem ser utilizados coletivamente por outras turmas.

O professor poderá narrar fatos interessantes da vida do artista, momento em que os alunos podem acompanhá-lo nas principais páginas do livro. Caso a escola ou o professor não disponham deste recurso, o educador poderá abordar a vida do artista e apresentar algumas imagens aos alunos, de obras de maior relevância.

Os alunos costumam achar muito interessante a parte da história em que o artista, ainda criança, aprendeu a pintar as estrelas...

"Aos nove anos, Candinho já havia conseguido seu primeiro emprego como ajudante junto a artistas italianos que restauravam a pintura na igreja em Brodowski. Explicando-lhe as técnicas elementares, os pintores o ensinaram a refazer as estrelas, que eram a parte mais simples do conjunto".
Assim, inicia-se a vida do artista e o professor poderá destacar mais alguns fatos marcantes em sua trilha artística.
Logo após, poderá apresentar o seguinte vídeo, que possui um efeito de animação das figuras humanas em superposição às formas geométricas:

http://www.youtube.com/watch?v=8rL-NSeTjhI&feature=related

O professor deve incentivar os alunos a perceberam no vídeo, que tipos de formas aparecem no fundo das obras. Poderá repetir este mesmo vídeo, que é bem rápido, para que todos percebam bem o estilo das figuras humanas retratadas e as formas utilizadas na composição dos quadros do artista.

Com esta introdução, os alunos poderão ser orientados a desenhar as figuras percebidas nas obras do artista em uma folha de papel ofício.

Aula 02: Preparação dos desenhos

Distribuir folhas brancas de papel ofício aos alunos para que elaborem os desenhos inspirados nas figuras humanas retratadas nas obras do artista. Colorir os desenhos de acordo com suas preferências, utilizando o material que quiserem: lápis de cor, giz de cera, hidrocor, etc. O professor deverá recolher os desenhos prontos ao final da aula.

Aula 03: Colagem de formas geométricas e orgânicas - fundo

Distribuir folhas de papel pardo para cada aluno e retalhos de papéis coloridos para que recortem formas geométricas mais variadas e colem no papel, como se fosse uma colagem abstrata. Recolher as colagens ao final da aula.

Aula 04: Colagem das imagens sobre o fundo

Entregar aos alunos as folhas de ofício que contém as figuras humanas coloridas e orientá-los a recortá-las. Logo após, eles deverão colá-las sobre o fundo de  papel pardo, sobrepondo as formas geométricas.

Montagem de exposição

O professor poderá monta ruma exposição com a ajuda dos alunos, incentivando e valorizando o trabalho de todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de livros:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.


SANTA ROSA, Nereide Schilaro. Candido Portinari (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 1999.


MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.


Alguns sites para pesquisa:

http://www.portinari.org.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Portinari

http://www.culturabrasil.pro.br/portinari.htm

http://www.casadeportinari.com.br/cronologia.htm

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=121

Avaliação
  • O professor deverá analisar a coerência e expressividade de cada idéia elaborada, bem como a participação dos alunos na elaboração do desenho, da colagem  e na composição do trabalho, ao final.
  • O educador deve também ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto se envolveram com a proposta chegando à criação de um trabalho que possua um vínculo com as obras apresentadas.
  • O objetivo é que o aluno expresse através de seu trabalho, uma idéia própria, sem interferências de opiniões dos colegas e que possam expressar sua criatividade e imaginação de uma forma lúdica e contribuir com o processo da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LOURDES MARIA RONCARATTI, ************* , São Paulo - disse:
    luroncaratti@yahoo.com.br

    15/05/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DESTA AULA. É PRATICA, VIÁVEL, BASTANTE PRÓXIMA DA REALIDADE DELES, PELO CONTEÚDO, RECORTE, PINTURA, DESENHO... ADOREI. GRATA POR DIVIDIR.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.