17/12/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno irá conhecer algumas obras do artista Guignard, que amava as paisagens mineiras e que preocupava-se em pintar a emoção com cores suaves. Será capaz de produzir um trabalho de criação inspirado nas paisagens deste artista, com cores suaves e tons pastéis.
Esta aula foi aplicada para turmas do 3º ano do Ensino Fundamental e não há pré-requisitos para sua execução.
O professor poderá ministrá-la em outras séries, conforme suas expectativas e objetivos que queira desenvolver com os alunos.
Aula 01: Conhecendo algumas obras do artista
Os alunos poderão conhecer um pouco sobre a vida do artista através de pesquisas e/ou materiais apresentados pelo professor. Nesta aula inicial, eles tiveram contato com o livro: "Alberto da Veiga Guignard (Mestres das Artes no Brasil)", da Editora Moderna, mencionado em Recursos Complementares. Este livro, foi adquirido pelos alunos e doado à Biblioteca do Departamento de Artes, desta forma, podem ser utilizados coletivamente por outras turmas.
O professor poderá ler com os alunos:
" _ Minhas senhoras e meus senhores, hoje vou apresentá-los ao amarelo!"
"Era assim que o Professor Guignard iniciava suas aulas de pintura e desenho. Alberto da Veiga Guignard foi um verdadeiro mestres das artes. Ele foi pintor, ilustrador, desenhista e professor. Sua vida e obra o tornaram famoso como o pintor dos sonhos, da poesia e da fantasia. O pintor das paisagens 'imaginantes'."
O artista não se preocupava na mera representação da realidade, pintando a emoção que sentia diante da beleza da paisagem. Muitas vezes, a paisagem surgia de sua imaginação. As cores suaves e nuvens trazem-nos a sensação de infinito. Pintou a paz, a suavidade, a cultura e os espaços das paisagens brasileiras.
O professor deverá acompanhar a observação das demais obras apresentadas no livro, juntamente com os alunos, refletindo e coletando as percepções dos educandos acerca das diversas obras do artista.
Para ilustrar a aula, poderá passar o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Cnr5THtXdmw&feature=fvsr
A seguir, o educador poderá entregar aos alunos, folhas de papel camurça rosa claro, ou outro tom pastel que tiver na escola. Orientá-los a realizarem seus desenhos de criação inspirados nas obras do artista, fazendo-os com lápis de desenho, no verso do papel camurça - lado branco, para que possam apagar os traços, caso desejem, sem comprometer a cor do material.
Aula 02: Usando o carvão
Os traços do desenho dos alunos realizados no verso do papel, quando reforçados, permitem que sejam vistos do lado acamurçado, possibilitando que o aluno depois apenas passe o carvão sobre os traços já realizados, ou seja, sobre o desenho inicial pronto.
Aula 03: Usando o giz de quadro
Os alunos deverão utilizar o giz de quadro branco e também os coloridos, para complementar o trabalho.
O papel camurça, devido à sua textura, permite alguma aderência do material, sem a necessidade de utilização de fixador.
Sugestão:
A seguir, seria interessante o professor dedicar um momento da aula para que cada aluno apresente seu trabalho aos colegas, narrando os elementos de sua paisagem, explicando o que os levou a estas representações. É um momento rico para o aluno, pois além de expressar suas idéias próprias, muitos deles, contam uma história real ou fictícia sobre a paisagem realizada.
Alguns trabalhos realizados pelos alunos:
Alguns sites para pesquisa:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141996000300014&script=sci_arttext
http://www.pitoresco.com.br/brasil/guignard/guignard.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_da_Veiga_Guignard
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-de-guignard/biografia-de-guignard.php
http://www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=2
Sugestões de livros:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
SANTA ROSA, Nereide Schilaro. Alberto da Veiga Guignard (Mestres das Artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 2000.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/06/2010
Duas estrelasnão entendi porque o papel rosa, uma vez que váras obras do artista foram apresentadas e imagino que a escolha das cores e a técnica a ser desenvolvida estão diretamente ligadas a emoção expressão individual de cada aluno. sugiro que seja empregadas técnicas de puro desenho, uma vertente importante da expressão de Guignard, ou pintura, com opção livre de cores e de materiais disponíveis em sala de aula.