Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Exercitando o riso: modalidades humorísticas

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa sequência de aulas levará o aluno a:


- Aprimorar a capacidade de escrita;


- Ter contato com textos de cunho humorístico, no sentido de aumentar a capacidade de inferir as quebras de expectativa, os trocadilhos e os reforços de estereótipos que causam o efeito de humor;


- Expressar-se oralmente diante dos colegas;

- Aprimorar as habilidades de leitura e estratégias de expressão para a construção de humor.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para trabalhar esta proposta de aula com os alunos é importante esclarecer com eles a diferença que há entre as palavras, cômico, humor, humor negro, ironia, e paródia. As diferenças devem ficar evidentes, para que se tenha um bom aproveitamento.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA – 2 aulas de 50 minutos cada


Professor, comece apresentado aos alunos as modalidades que podem constituir o discurso humorístico.
Explique que:


- Cômico é representado por um riso mais escancarado, que se provoca a partir da afronta aos valores sociais e a rompimento de convenções.


- Humor é um riso para dentro, quase sério, associado à inteligência. Portanto, os textos humorísticos são destinados às pessoas que serão capazes de entendê-los, caso contrário, não rirão.


- Humor negro é provocado sobre uma desgraça ou mazela humana. É uma forma de riso que se constrói em cima da destruição de algo.


Veja o exemplo:

http://jornale.com.br/petblog/wp-content/uploads/2008/01/humor-negro.jpg – [acesso em 28/11/09].


- Ironia tem por característica provocar uma forma de riso sarcástico. Ela é uma forma sutil de se dizer uma coisa pela outra.

http://aescritanasentrelinhas.d3estudio.com.br/wp-content/tirinha-hagar.JPG - [acesso em 28/11/09].


- Sátira é corrosiva e implacável e é utilizada por aqueles que demonstram a sua capacidade de indignação, de forma divertida, para denunciar abusos, castigar. Mostre como exemplo a charge abaixo: explique que essa é uma charge que satiriza a condição de pobreza em que vive a família retratada. Enquanto a esposa teme ser trocada nos sonhos do marido por uma mulher mais rica, ele apenas está pensando num suculento prato de comida. Isso é uma crítica social que se expressa através de um recurso humorístico.

http://1.bp.blogspot.com/_YFDKo3T5quA/SluA7cvOxlI/AAAAAAAAAGg/6zc9eUm0nzc/s200/c-charge01.jpg - [acesso em 28/11/09].


- Paródia é uma forma de imitação cômica de uma composição literária, uma música, um filme, etc. Toda paródia aborda recursos irônicos e deboche em relação ao texto original. Ela geralmente é muito parecida com a obra de origem. Na literatura a paródia é usada num processo de intertextualização, a fim de desconstruir ou reconstruir um texto. Veja o exemplo abaixo:

Canção do exílio

Gonçalves Dias


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Link: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/gdias.html - [acesso em 28/11/09].

Versão parodiada:

Canto de regresso à pátria

Oswald d e Andrade


Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra

Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.

Link: http://www.releituras.com/oandrade_menu.asp - [acesso em 28/11/09].

Apresente a paródia da música “Carolina”, de seu Jorge - http://www.youtube.com/watch?v=8dLC1JwGWvo – [acesso em 28/11/09].

Os alunos vão adorar também ver uma forma diferente de paródia, do clipe da música de Beyoncé, Single Ladies, parodiado pelos humoristas Gluglu, Mendigo e Marcos Mion. http://www.youtube.com/watch?v=b57Rng7vFNc – [acesso em 28/11/09].

- Charge é uma forma de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, acontecimentos atuais, em especial fatos políticos e sociais. Pode envolver uma ou mais personagens.


Veja um exemplo:

http://2.bp.blogspot.com/_sOYYllkPfJA/SCA_weSq5SI/AAAAAAAAA8A/sAFHqCpSD4Y/s400/homem-bomba.jpg - [acesso em 28/11/09].

- Anedota é um texto narrativo e engraçado, em que o humor é causado por quebras de expectativas, trocadilhos e/ou reforço de esteriótipos.

Deixe claro para os alunos que muitas vezes a diferença entre uma forma de cômico e outra é muito sutil. Além disso, podemos ter ironia em uma paródia, podemos ter crítica social em uma piada de humor negro, por exemplo. Esses recursos do humor, portanto, podem se entrecrusar para formar um todo de sentido.

3ª AULA

Nesta aula, professor, você deverá mostrar alguns vídeos de piadas. Trabalhe o contexto de cada uma, as ironias e efeitos de sentido de cada. Os alunos devem participar ao máximo, fazendo inferências e levantando pontos importantes explorados pelas piadas.


Eis os links:


- O caipira e o advogado: http://www.youtube.com/watch?v=PE-HaK6gtWs – [acesso em 28/11/09].

- O advogado e o coveiro: http://www.youtube.com/watch?v=UM93AbFk1y8 – [acesso em 28/11/09].

- Mostre, por último, o vídeo do humorista Geraldinho Nogueira, contando o “Causo da bicicleta”.

http://www.youtube.com/watch?v=zwYiqNF0LAI – [acesso em 28/11/09]. Explique aos alunos que essa é uma forma típica de humor, historietas sobre caipiras contadas de pai para filho durante séculos, que exploram o viés cômico.

4ª AULA – 3 aulas de 50 minutos cada


Agora, professor, divida a sala em grupos e responsabilize cada um por entregar diferentes tipos de produção. Sugere-se que um grupo fique responsável por fazer causos caipiras e anedotas, outro fará charges de humor, humor negro, irônicas, satíricas e outro grupo pode fazer paródias de músicas ou textos literários famosos.


Destine uma aula para escolha e preparação do que será feito, outra aula para produção, uma terceira aula para apresentação do que foi preparado e uma quarta aula para a correção do material produzido. Disponibilize o tempo necessário para que os alunos possam fazer versões melhoradas de sua escrita e, sobretudo, incentive a torca de textos entre eles. Se for preciso, vá ao quadro e explique algum questão de língua que seja considerado dúvida ou dificuldade para os alunos. Acompanhe a escrita dos alunos.


7ª AULA:


Professor, esta aula é destinada à apresentação das produções definitivas dos alunos à comunidade escolar.
Os alunos deverão fazer uma apresentação no pátio da escola durante o intervalo ou recreio. Recomenda-se que as charges e tirinhas sejam reproduzidas em cartazes a fim de serem expostas. As paródias de música podem ser cantadas e encenadas ao vivo em algum palco da escola, e as poesias parodiadas deverão ser declamadas.

Fica também como sugestão a possibilidade de criar um programa de rádio com as apresentações de áudio. Isso é possível com o programa “Audacity”. Esse é um software que pode ser facilmente baixado através do link:

 http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [acesso em 28/11/09]. E é muito fácil manuseá-lo, pois é auto-explicativo. Basta ter um microfone para registrar as falas. O programa aceita a inserção de qualquer tipo de áudio. Então, professor, caso sua escola oferece os recursos necessários para essa intervenção, você pode criar um roteiro de apresentações, em que os alunos falem em que consiste a produção de cada um, que falem as suas características, se é uma paródia, uma anedota, um causo e em seguida façam a narração e dramatização dessa peça humorística. Após todas as gravações, o programa oferece recursos de edição e acréscimo de informações.


Após concluída a gravação e revisão, o programa pode ser executado no dia da apresentação, juntamente com os demais formatos de exposição dos trabalhos.

Recursos Complementares

Piadas:
- O caipira e o advogado: http://www.youtube.com/watch?v=PE-HaK6gtWs – [acesso em 28/11/09].

- O advogado e o coveiro: http://www.youtube.com/watch?v=UM93AbFk1y8 – [acesso em 28/11/09].


http://www.youtube.com/watch?v=zwYiqNF0LAI – [acesso em 28/11/09]. Vídeo do humorista Geraldinho Nogueira, contando o “Causo da bicicleta”.


http://www.youtube.com/watch?v=b57Rng7vFNc – [acesso em 28/11/09]. Clipe da música de Beyoncé, Single Ladies, parodiado pelos humoristas Gluglu, Mendigo e Marcos Mion.

http://www.youtube.com/watch?v=8dLC1JwGWvo – [acesso em 28/11/09]. Paródia da música “Carolina”, de seu Jorge.


http://www.baixaki.com.br/download/audacity.ht  - [acesso em 28/11/09]. Link para baixar o programa de áudio Audacity.

Avaliação

Professor, avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante as propostas de construção dos textos humorísticos. Note se eles conseguem criar circunstâncias que causem uma quebra de expectativa no leitor, se eles foram criativos ao explorar a linguagem na construção de sentidos inusitados, típicos da linguagem humorística; durante a reflexão sobre os textos que você apresentou, veja a capacidade que os alunos tiveram ao fazer inferências e extrapolações pertinentes para a compreensão da piada, anedota ou charge.

Em termos atitudinais, avalie a autonomia de cada aluno em relação às propostas que lhe são apresentadas, observando se o aluno participou das discussões propostas. Note, ainda, se os alunos souberam trabalhar em equipe e se todos participaram e se envolveram por igual da proposta. Não se esqueça, ainda, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram. Uma compreensão parcial disso pode ser obtida a partir da leitura dos textos que produziram, mas é também importante que eles se manifestem oralmente, falando dos conhecimentos que adquiriram.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • thais, Outros Países - disse:
    thaisgata@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    aula é ótima


  • Tainara, Outros Países - disse:
    Tainara_fofa@Hotmail.com

    09/09/2012

    Cinco estrelas

    Eu adorei obrigado por me ajudar


  • Mirian Carla Trevisan, UEM , Paraná - disse:
    miriancarlatrevis@hotmail.com

    02/08/2011

    Cinco estrelas

    Estou elaborando uma unidade didática sobre gênero textual narrativo (contos humorísticos) e até agora foi o melhor material que encontrei. Parabéns! Se possível, gostaria de saber como conseguir autorização para copiar e publicar algumas das imagens em meu trabalho. Este não tem fim lucrativo, ele faz parte de um programa do Governo do meu estado (PR) chamado PDE para formação de professores QPM.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.