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Argumentação pública: a construção de um manifesto

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, a partir desta aula o aluno poderá:


- conhecer uma forma de texto argumentativo, o manifesto;


- pesquisar sobre distintas temáticas que enriquecerão o seu conhecimento;


- melhorar a comunicação e a expressão, tanto escrita quanto oral.


- contribuir para a melhoria do ambiente escolar e social em que vive.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para adquirir as competências básicas necessárias nessa sequência de aulas os alunos precisam ter informações prévias sobre os temas dos manifestos. Você pode sugerir a eles alguns sites com essas informações. Veja sugestões:


Dengue: http://www.combateadengue.com.br/ - [acesso em 02/12/09].


Lixo: http://www.integracao.gov.br/lixo_no_lixo/index.html - Cartilha Lixo no lixo; http://www.lixo.com.br/ - [acessos em 02/12/09].


Uso exagerado do computador - http://www.byh.com.br/materia/uso-exagerado-do-computador-pode-fazer-mal-a-saude-.html - Uso exagerado do computador; http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1337743-6174,00.html – prejuízos da tecnologia.[acessos em 02/12/09].


Boas maneiras: http://www.portalbrasil.net/etiqueta/manual.htm - [acesso em 02/12/09].

Também é importante que os alunos já diferenciem o uso dos verbos no Presente do Indicativo e Imperativo.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA


Professor, inicie esta aula explicando aos os alunos que manifesto é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social, político ou econômico. É característico do manifesto anunciar a denúncia de um problema, contar uma mudança, alertar a sociedade e propor intervenções.


O manifesto se expressa de forma escrita com a seguinte estrutura:


Título: anuncia o conteúdo do manifesto;


Desenvolvimento do texto:

Aqui se apresenta o tema a do manifesto, que é uma forma de texto argumentativo. Isso quer dizer que a sua função é apresentar uma ideia. Então, professor, você precisa incentivar seus alunos a produzir argumentos sólidos e convincentes em relação aos temas que abordarão.


Local, data e assinatura:


Todo manifesto deve ser assinado, seja pelas pessoas que participaram da produção do texto, seja pelas que apóiam o que está sendo firmado. No caso da produção dos alunos, todos eles podem assinar o manifesto e ainda poderão colher assinaturas das pessoas que concordarem com os objetivos do manifesto.


Linguagem:

O manifesto poderá ser escrito diferentemente, de acordo com o público a quem é dirigido e onde será veiculado (jornal, rádio, televisão). Em geral se usa linguagem formal, com verbos no presente do indicativo ou imperativo. Se seus alunos não reconhecem essa nomenclatura, aproveite o momento para falar dos modos verbais, como eles se constroem e os fins a que se destinam. Mostre como a escolha de um ou outro modo verbal muda a informação, o modo como a informação é dada/recebida. Além disso, se quiser, ilustre esse aprendizado com diferentes situações de uso dos tempos e modos verbais. Você pode pedir a eles que tentem escrever os mesmos textos (por que não os manifesto?) em diferentes tempos e modos verbais e falem sobre as impressões que tiveram sobre esses usos, os fins do texto. 


2ª AULA – duas aulas de 50 minutos cada.


Professor, agora que os alunos já sabem sobre a estrutura de um manifesto, é interessante que você mostre um modelo para que analisem juntos. Veja abaixo um modelo:

http://www.exgordo.com.br/noticias/manifesto.jpg - [acesso em 02/12/09].


Conforme se explicou anteriormente, o texto é iniciado com um título que esclarece a temática do manifesto. No corpo do texto há um alerta ao Ministério da Saúde em relação à população obesa, que precisa de assistência especial do SUS. Ainda no decorrer do texto se faz menção ao site em que serão encontradas as assinaturas referentes ao manifesto e ele também é assinado por seu autor, ao final.


Discuta com os alunos o conteúdo do texto. Peça para que falem da pertinência do pedido do manifestante Cid Loureiro. Por que ele escreve o manifesto sobre obesidade? Quais os argumentos que usa em favor do manifesto? Ele usou linguagem forma ou informal? Você acha que ele conseguiu convencer os leitores de seu manifesto de que os obesos precisam de cuidado?


Após o debate, professor, peça aos alunos que construam um pequeno texto em resposta ao manifesto sobre obesidade. Explique que eles deverão falar em nome de algum representante do ministério da Saúde, portanto terão que usar uma linguagem formal. A resposta consistirá em uma manifestação de apoio ou repúdio do manifesto de Cid Loureiro.
Após a construção do texto, coloque a sala em círculo para as apresentações. Faça sugestões nos textos dos alunos e em outro momento leia-o fazendo apontamentos sobre correções ortográficas. O texto deverá ser reescrito quantas vezes forem necessárias, até ficar bom.


4ª AULA – 3 aulas de 50 minutos cada.


Bom, professor, agora é a vez dos alunos. Divida os alunos em quatro grupos e distribua a cada grupo um tema para que construam um manifesto. Sugere-se que os temas sejam relacionados à comunidade escolar. Isso por que, além de escreverem um manifesto, faz parte da proposta que eles façam uma manifestação pública em seguida, demonstrando-o. Explique isso a eles e aproveite para explicar a diferença entre manifesto e manifestação:


O manifesto é a manifestação pública que requer algum meio para ser propagada: o texto, a televisão, o rádio. Já a manifestação é uma demonstração pública do manifesto e é geralmente conduzida por um grupo maior de pessoas e seus adeptos, que seguem com cartazes, folders e falas estratégicas em ruas, praças, ou outros espaços.

Por exemplo: se um grupo de trabalhadores resolvem entrar em greve e escrevem um documento ao diretor da empresa reivindicando melhoria de salário, eles estarão fazendo um manifesto. Já se ele se aglomerarem no portão da empresa com faixas, cartazes e começarem a gritar por seus direitos, aí se caracterizará uma manifestação. Mas esses dois tipos de recurso argumentativo estão interligados.


Ficam como sugestões de manifestos, para serem desenvolvidos pelos alunos, os seguintes temas:


- Manifesto contra o uso indiscriminado do computador;

http://api.ning.com/files/H91Zma9Vf9O*EPrXK28x8x6I8ia7WIFzg2-c9cwJY9E_/Viciados_em_computador.jpg - [acesso em 02/12/09].

- Manifesto contra jogar lixo fora do lixo;

http://blogdoluguta.files.wordpress.com/2009/10/lixo.jpg - [acesso em 02/12/09].

- Manifesto contra a dengue na escola e na comunidade;

http://fiscalizajequie.files.wordpress.com/2009/03/contra_dengue_211.jpg - [acesso em 02/12/09].


- Manifesto em favor das boas maneiras e da educação;

http://www.cidadaopg.sp.gov.br/administracao_portal/conteudo_adicionado_cadastro/hyperteca/livros/boas_maneiras_ajuda.jpg - [acesso em 22/12/09].

Mostre agora a eles as etapas de produção do manifesto:


- Pesquisa sobre o assunto em jornais, revistas, ou na internet.


- Discussão em grupo sobre o tema escolhido. Determinar o posicionamento do grupo em relação ao tema, enumerar argumentos em sua defesa.


- Elaborar o texto em conjunto, sempre seguindo a estrutura: título, desenvolvimento, local e assinaturas.


- Adequar a linguagem ao público que se pretende atingir e determinar se o manifesto será enviado a alguma pessoa em específico.


8ª AULA


Nesta aula os grupos apresentarão os textos que escreveram. Como na primeira aula, professor, note a coerência das ideias empregadas. Palpite nos textos dos meninos e faça uma revisão ortográfica para que eles possam reescrever o texto definitivo. Após pronto, o manifesto deverá ser digitado e impresso, ou mesmo copiado a mão de forma legível, em seguida será assinado por todos do grupo e por você, professor.


9ª AULA – 3 aulas de 50 minutos cada


Este será o momento de preparação para a apresentação do manifesto a um público mais abrangente. A ideia é que cada grupo faça cartazes, folders e faixas que tenham esclarecimentos sobre o tema. Em seguida cada grupo deve escolher um orador que ficará responsável por fazer a leitura em voz alta durante uma manifestação dos quatro grupos.

< br />12ª AULA


Agora é, finalmente, o momento da manifestação. Organize-a da seguinte forma, professor:


Divida a sala em pelotões: a cada grupo de alunos, entregue fitinhas de TNT de cores diferentes, para que os grupos se diferenciem uns dos outros.


Coloque a frente um dos grupos, que se sugere que seja o grupo que falará sobre boas maneiras e educação. Essa é uma ótima forma de iniciar a manifestação, que muitas vezes é associada à brutalidade e brigas.


Da mesma forma, perfile cada um dos grupos, cada qual empunhando o material que produziu sobre o tema, as faixas, cartazes etc. O orador virá em posição de destaque, puxando o seu grupo, com o papel do manifesto em mãos, lendo-o em voz alta e enfatizando a entonação da voz.


Esta proposta pode se restringir aos muros da escola ou contemplar as vizinhanças da mesma, ou até outros bairros da cidade. Isso vai variar de acordo com a realidade em que vocês vivem, professor. Os alunos deverão ter na ponta da língua as justificativas para o manifesto que estão fazendo, e poderão transmitir aos espectadores da comunidade, noções de boas maneiras, de como usar bem o computador, de como prevenir a dengue e jogar o lixo em lugar apropriado.


Não deixe de pedir que cada grupo colha as assinaturas dos passantes que concordarem com o manifesto.


Também faça registros do acontecimento. Fotografe, envie os manifestos para o jornalzinho da escola, chame a TV ou a radio da cidade e divulgue o trabalho de seus alunos, já que esse é um projeto que tem repercussão comunitária.

Recursos Complementares

Dengue: http://www.combateadengue.com.br/ - [acesso em 02/12/09].


Lixo: http://www.integracao.gov.br/lixo_no_lixo/index.html - Cartilha Lixo no lixo; http://www.lixo.com.br/ - [acessos em 02/12/09].


Uso exagerado do computador - http://www.byh.com.br/materia/uso-exagerado-do-computador-pode-fazer-mal-a-saude-.html - Uso exagerado do computador; http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1337743-6174,00.html – prejuízos da tecnologia.[acessos em 02/12/09].


Boas maneiras: http://www.portalbrasil.net/etiqueta/manual.htm - [acesso em 02/12/09].

Avaliação

Professor, esta proposta permite avaliar o interesse de seus alunos em relação às proposições feitas em sala de aula. Observe a criatividade e a capacidade argumentativa na produção textual. Note se ele internalizou conceitos importantes a respeito dos assuntos tratados pelos manifestos e se será capaz de empregar tais conceitos no dia-a-dia.


Fique atento, pois se seu aluno não trouxe o retorno que você esperava, há alguma lacuna de compreensão que precisa ser preenchida. Dar uma atenção especial a esse aluno pode despertar maior interesse e comprometimento dele em relação às atividades propostas.

Você pode ainda verificar as questões linguísticas (gramticais) e conceituais dos textos produzidos e fazer as intervenções que julgar necessárias. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

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Opiniões

  • Rita Dorneles, Inglaterra - disse:
    r_dorneles@hotmail.com

    08/02/2015

    Cinco estrelas

    EXCELENTE - Irei usar seu planejamento - devidamente adaptado para a minha realidade aqui do outro lado do Oceano - ADOREI - Parabens!


  • Karollayny Guimarães Moreira, Colegio Estadual Vicente José Valente , Goiás - disse:
    karolmoreira982010@hotmail.com

    23/05/2013

    Cinco estrelas

    Sou aluna do ensino médio, estou estudando o mesmo. Com a explicação da professora não avia entendido muito bem, porem ao ler o site pude perceber o quanto é fáscio produzir um manifesto.


  • vivian Aparecida da silva, Escola Estadual Dr° Alvaro Rocha , Rio de Janeiro - disse:
    vivianaparecida.silva@ig.com.br

    14/03/2013

    Cinco estrelas

    Amiga, acho que posso tratá-la assim, pois me ajudou muito, preciso tratar este titulo em minha turma de 3° ano, mas só achava em livro manifesto literário, gostei muito e vou usar com certeza ! Muitíssimo obrigada! bjus


  • Elane Barreto dos Santos Ferreira, CIEP Brizolão 365 Asa Branca , Rio de Janeiro - disse:
    profelanebarreto@gmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    A aula trata de questões pertinentes: a prática oral e escrita de um texto e a prática da cidadania, como caminho para que nossas vozes sejam ouvidas.


  • Aparecida, Colégio Est. Jerônimo Pereira Maia , Goiás - disse:
    aparecidapnnsilva@hotmail.com

    16/01/2012

    Cinco estrelas

    Achei o conteúdo excelente, estava precisando. Irei trabalhar com minhas turmas.


  • Profª Shirley, EMEIF " Profº Noedir Tadeu Santini" , São Paulo - disse:
    fzacharias@uol.com.br

    06/04/2011

    Cinco estrelas

    Achei a idéia excelente, vou trabalhar com minha turma.


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