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Respeito às diferenças na escola: Diferentes, mas não desiguais

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M.G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Lidar com as questões da diversidade, com respeito e solidariedade;
• Maneiras de valorizar a diferença pela convivência com seus pares;
• Aceitar, promover e valorizar a diversidade social, de gênero, sexual, étnico/racial;
• Compreender que a individualidade de cada um deve ser respeitada e, mais do que isso, valorizado;
• Respeitar os valores individuais e culturais nos diferentes grupos;
• Reconhecer que a escola é um espaço de nosso convívio, de nossas vontades e das nossas formas de ser.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Apontamentos teóricos e justificativa da proposição das aulas

     Estamos em um mundo, onde todos são diferentes, mas todo mundo tem direitos iguais. Valorizar a diversidade e conscientizar crianças e adolescentes para a necessidade de compreender a diferença e respeitá-la em todas as suas manifestações são tarefas essenciais do mundo contemporâneo.
     Nesse contexto, consideramos a escola um espaço diverso por natureza, tendo em vista que representa um dos lócus mais importantes de socialização de crianças, adolescentes e jovens.
     Dessa forma, tal instituição apresenta um complexo sistema de relações sociais, e, desse modo, cada aluno é constantemente exposto à convivência com o outro, que vem de outra família, que possui outros valores, outra “bagagem” cultural, outras experiências.
     Nesse sentido, para a realização das aulas propomos uma fundamentação pelo aprofundamento do lúdico, pela exploração da criatividade, por meio de músicas e vídeos. Acreditamos que isso estimula o desenvolvimento conciso e reflexivo dos alunos, a fim de que eles participem do processo de construção crítica do conhecimento.


As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;
• Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.


MOTIVAÇÃO:

Professor, como início da atividade sugerimos que apresente uma propaganda (Figura 1), com duração de dois minutos e seis segundos, intitulada “Comercial do Carlinhos”. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=CjXrFZX9gK0&feature=related

                                                Figura 1: Cena do comercial

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CjXrFZX9gK0&feature=related

Após assistir ao comercial, o professor perguntará aos alunos o que sabem acerca das diferenças entre as pessoas, e, posteriormente indagá-los sobre o que acharam do vídeo.
Após os relatos dos alunos, sugerimos que o professor faça algumas perguntas:
• Qual a sensação de vocês diante das imagens e das legendas do comercial?
• Há algum momento que foi impactante? Qual cena? E por quê?
• Quem são as maiores vítimas do preconceito?
• Quais as diferenças retratadas no comercial?
• Dê exemplos de ações discriminatórias?
• Alguém de vocês já sofreu algum tipo de preconceito? De que forma? Qual foi a reação?
• Vocês estão preparados para acolher toda e qualquer forma de diferença?
O professor poderá elaborar outras questões conforme encontrar pertinência. Os alunos podem responder oralmente as perguntas. A finalidade delas é fomentar a reflexão, a criticidade, bem como o diálogo entre eles a respeito da temática.


ATIVIDADE 1: MOSTRA DE VÍDEOS

Com a finalidade de aprofundar a discussão acerca das diferenças existentes no ambiente escolar, o professor poderá passar três (03) vídeos sobre tal temática, intitulados: “O mundo das diferenças”; “Me dou com todo tipo de gente”; “Palhaços e diferenças”.Os vídeos selecionados fazem parte de um projeto intitulado “BEM-ME-QUER”, este foca as suas ações na cidade de Brasília, mas atua em todo o Brasil, abordando as temáticas: Cultura, Mídia e Educação. Uma das atividades previstas pelo projeto refere-se a divulgação dos vídeos “Todo Tipo de Gente”. Este é uma produção independente do INDICA (Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizada com a participação de crianças e de jovens em situação de risco, de cegos, de portadores de Sindrome de Down e de cadeirantes. É composta por diversos vídeos, com duração média de 15 minutos, acompanhados de trilha sonora original. Os vídeos abordam os temas raça/etnia, gênero, orientação sexual, regionalismo, religião, deficiências e classe social; e adotam como metodologia técnicas circenses, palhaços, mamulengos, dança, música e teatro.
Os vídeos que selecionamos para a constituição de nossas aulas tratam de temas re lacionados à raça/etnia, gênero e Orientação Sexual.
Caso o professor queira saber mais informações do projeto, deverá acessar o link a seguir: http://www.projetobemmequer.org.br/

O primeiro vídeo “O mundo das diferenças” está disponível em:
http://www.youtube.com/user/ProjetoBemMeQuer#p/u/2/Js2wP7ePieA

                             Figura 2: Cena do vídeo "O mundo das diferencças".

Disponível em: http://www.youtube.com/user/ProjetoBemMeQuer#p/u/2/Js2wP7ePieA

O vídeo para a continuidade da atividade, “Me dou com todo tipo de gente”, está disponível em:
http://www.youtube.com/user/ProjetoBemMeQuer#p/u/12/8PHT1pK4vUA

                           Figura 3: Cenas do vídeo "Me dou com todo tipo de gente"

Disponível em: http://www.youtube.com/user/ProjetoBemMeQuer#p/u/2/Js2wP7ePieA

E para a finalização da mostra de vídeos, sugerimos o Vídeo “Palhaços e diferenças”, disponibilizado em: http://www.youtube.com/user/ProjetoBemMeQuer#p/u/3/KLftC_APOEw

                                         Figura 4: Cenas do vídeo "Palhaços e diferença"

Disponível em: http://www.youtube.com/user/ProjetoBemMeQuer#p/u/3/KLftC_APOEw

A cada vídeo apresentado o professor deverá dar espaço para questionamento e esclarecimentos dos temas tratados.
Após assistirem todos os vídeos o professor deverá solicitar que os alunos façam grupos de até 5 componentes para a discussão dos seguintes pontos:


• Destaque quais as diferenças veiculadas nos vídeos?
• Qual diferença é mais rejeitada e/ou marginalizada pela sociedade?
• Como a sociedade lida com isso?
• A sociedade permite que as pessoas se relacionem da forma como queiram?
• Existe um padrão para a sexualidade?
• Qual (is) a(s) concepção (ões) explícita (s) nos vídeos acerca das maneiras de ser e estar no mundo?
• De acordo com os vídeos, podemos ser diferentes de homem ou de mulher?
• A intolerância à diferença pode trazer quais consequências no convívio social?
• È possível estabelecer o certo e o errado em relação às nossas escolhas?
• No ambiente escolar, é possível detectar alguma forma de discriminação étnico/racial? Exemplifiquem?
• Temas como racismo, violência contra a mulher, machismo, homofobia devem ser tratados na escola?
• A intolerância à diferença, de orientações sexuais, pode ser um dos desencadeadores da homofobia?
• As diversas diferenças são respeitadas na família? Na escola ou mesmo em outros espaços?
Posteriormente o professor deverá eleger um membro de cada grupo para fazer a socialização dos aspectos consensuais e/ou não consensuais das discussões.


ATIVIDADE 2: Fechamento com uma dinâmicaProfessor, iniciar a atividade pedindo que os alunos façam um círculo no espaço onde estejam. Solicitar que cada aluno, individualmente e em quatro minutos, relembre as discussões que aconteceram nos encontros. Em seguida peça que cada um, alternadamente, de um passo a frente e diga uma palavra e/ou frase que representa o que compreenderam das aulas.

Recursos Complementares

• Projeto Bem-Me-Quer: http://www.projetobemmequer.org.br/


• Vídeos do projeto: http://mundobem-me-quer-blip.tv/


• IBEAC – Ministério da Justiça. “100% Direitos Humanos”. São Paulo, 2002 – a publicação disponível em pdf, no site: http://www.ibeac.org.br/, com a utilização de uma linguagem clara, aborda temas relativos à diversidade, sugere vídeos e atividades que podem ser levados para a sala de aula.
• Programa Diversidade – é uma coleção de programas de aborda o tema da diversidade sobre diferentes olhares. Alternativamente você pode adquirir vídeos ou DVDs desse programa no link: http://www.crpsp.org.br/crp/midia/diversidade/index.htm.  Nesse mesmo link, o professor poderá ter acesso à lista de materiais sobre diversidade.

Webibliografia:
www.unidadediversidade.org.br – oferece artigos, imagens e práticas educacionais sobre diversidade de gênero e raça.

Avaliação

Como avaliação o professor deverá solicitar uma síntese por escrito sobre as temáticas trabalhadas durante a aula. Nesta síntese os alunos deverão apresentar reflexões acerca de sua compreensão sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

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Opiniões

  • JOSY FERNANDA, E.E.JOSÉ DA SILVA COUTO , Minas Gerais - disse:
    josynegra2@yahoo.com.br

    28/07/2012

    Cinco estrelas

    MUITA INTERESSANTE , EXCELENTE PARA SE TRABALHAR COM ADOLESCENTES UMA VEZ QUE A INTOLERÂNCIA É GRANDE DO AMBIENTE ESCOLAR.


  • leila, EEB São João Batista , Santa Catarina - disse:
    leilacereja@gmail.com.br

    25/05/2012

    Quatro estrelas

    Otimo!


  • debora, E M Maria Hercilia , Rio de Janeiro - disse:
    debora-mcm@hotmail.com

    11/09/2011

    Cinco estrelas

    adorei a aula !


  • Marcos, E. E. Alizon Themoter Costa , Minas Gerais - disse:
    marcosguimaraes26@hotmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom o filme. De maneira prática e divertida, aprendemos a lidarmos com as nossas diferenças.


  • Silvania Maria Rosa, Colégio Estadual Levindo Borba , Goiás - disse:
    silbepy@hotmail.com

    19/02/2011

    Cinco estrelas

    Maravilhoso... Obrigada!! Vou utilizar na minha escola!!


  • Bill Robson, UNIPAC , Minas Gerais - disse:
    billrobsonmg@hotmail.com

    11/07/2010

    Cinco estrelas

    É um trabalho excelente Sandro, as escolas e demais profissionais da educação escolar precisam de publicações assim. Rompendo o "pacto do silêncio" Parabéns!!!


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