06/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
CONTEÚDOS:
•Leitura e compreensão da música e da obra “Retirantes, de Cândido Portinari”;
•Produção textual gênero poema;
•Coesão, coerência e intertextualidade;
•Linguagem verbal e não-verbal.
OBJETIVO GERAL:
• Ler, compreender, discutir, debater e produzir.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar e realizar a leitura da imagem para trabalhar a fruição estética da linguagem não-verbal da obra “Retirantes”, de Portinari;
• Observar, expressar os sentimentos e representar a obra de Portinari através de desenhos;
• Conhecer a letra, ler, ouvir e cantar a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga;
• Propiciar momentos de discussão para a participação dos alunos;
• Refletir sobre as consequências da seca;
• Analisar a linguagem da música e o vocabulário;
• Produzir um poema em dupla retratando a obra e a música estudada;
• Expor os poemas em forma de varal, encadernar e fazer um livro ou postar no blog;
• Sugerir como leitura as seguintes obras: O quinze, de Rachel de Queiroz e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
A leitura de mundo em relação a obra "Retirantes, de Portinari relacionada com a música "Asa Branca,de Luiz Gonzaga, a socialização de ideias, bem como a interação sobre as linguagens e a produção textual da língua escrita e oral.
METODOLOGIA:
• Aulas expositivas e dialógicas: com a participação, socialização e interação dos alunos ao decorrer das tarefas com objetividade de forma interdisciplinar;
• Apresentação da obra de Portinari através do data show;
• Produção textual oral (análise, argumentação das ideias, coesão e coerência);
• Produção escrita de poema em dupla, digitação no laboratório, apresentação em forma de varal, divulgação através do Blog e confecção de um livro com os poemas.
RECURSOS:
• Folhas de sulfite;
• Caneta;
• Quadro;
• Pincel;
• Lápis de cor;
• Lápis preto;
• Cópias da letra de música;
•&nb sp ; Data show;
• Aparelho de som;
• CD de Luiz Gonzaga;
• Computadores.
DESENVOLVIMENTO:
1º momento:
Planejar as aulas com muito carinho e organização, traçando os objetivos, conteúdos, recursos, metodologias, quantidade de aulas, material que será usado nas aulas, “cópias da letra da música Asa Branca, de Luíz Gonzaga e Humberto Teixeira”, lembrando que pode ser flexível de acordo com o desenvolvimento de ensino- aprendizagem e participação dos alunos.
2º momento:
1ª, 2ªe 3ª aulas( 55 minutos cada).
Dia muito especial no início desta aula começar com o trabalho de questionamentos com os alunos, levantamento do conhecimento prévio é muito importante na construção do conhecimento referente à obra de Portinari, “Retirantes” que será exibida com o data show e se possível uma cópia colorida para cada aluno.
Então teremos:
· A participação dos alunos que é muito importante;
· Enfatizar que o respeito à opinião de cada é válido;
· Incentivar o aluno para participar e defender os próprios pontos de vista de forma clara e organizada e ouvir com atenção a opinião do colega;
· Possibilitar a todos a participação.
Quando os alunos estiverem falando, opinando, criticando, expondo seu ponto de vista sobre a obra, o professor poderá escrever no quadro como forma de registro de forma organizada. Pode o professor lançar perguntas e quem quiser pode responder.
Nesta conversa é importante o professor comentar sobre a seca de forma geral. Quando encerrar as discussões referentes à obra, realizar um momento de reflexão sobre a os aspectos, características, pontos de vista levantados. Além disso, para o próximo passo cada um terá o momento de apreciar a obra, observar, analisar, deixar fruir os sentimentos para um bom entendimento, e se os alunos quiserem nesse segundo momento podem expressar os sentimentos em relação à obra de Portinari.
A socialização e interação das ideias, opiniões dos alunos e professor é crucial na construção do conhecimento. Além do mais é momento para explicar sobre a linguagem não-verbal, da fruição estética, etc.
Observação a obra "Retirantes , de Portinari" está dixponível nos seguintes endereços:
www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html.acesso. 04 de nov.2009.
http://www.culturabrasil.pro.br/portinari.htmail.acesso.04 de nov.2009.
Após os levantamentos de informações, opiniões dos alunos o professor faz comentários sobre a música e a obra de Portinari. Além do mais será entregue uma folha de sulfite, lápis de cor, para que os alunos possam retratar o entendimento e os sentimentos através de desenhos, respeitar, valorizar e elogiar a criação de representação de cada um e no término do trabalho poderá ser feita uma organização e se quiser expor no mural da escola ou no blog.
Uma sugestão para trabalhar coerência é confeccionar quebra-cabeça com os desenhos dos alunos e o professor deverá instruir para colar o desenho num papel cartão, ou até numa cartolina e depois recortar as peças. Depois e só montar o quebra-cabeça, socializando os trabalhos, momento de diversão.
3º momento:
4ª e 5ª aulas( 55 minutos cada).
Será apresentada a letra da música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, distribuída uma cópia para cada aluno. Em seguida o professor também fará a leitura em voz alta, com entonação e em seguida a leitura compartilhada. Deixar um tempo de dez minutos ou mais, para que os alunos possam realizar a leitur a silenciosa, reflexão sobre, e fazer alguns apontamentos mas t ambém ouvir a música, apreciar, comparar com a obra “Retirantes de Portinari" e observar com atenção a linguagem. Após o tempo da leitura e compreensão, abre-se o debate, obviamente a sala será organizada em círculo, para que cada possa olhar para outro.
Depois que os alunos realizarem as falas, é a vez de o professor comentar sobre a intertextualidade, linguagem coloquial, informal e formal, vocabulário, de preferência de forma dialógica e no final sugerir a leitura destas obras:
O quinze, de Rachel de Queiroz e Vidas Secas, de Graciliano Ramos que abordam a temática da música e do quadro.
MÚSICA
Asa Branca/Luíz Gonzaga
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
4º momento:
6ª e 7ª aulas(55minutos cada)
Chegou o momento da produção textual que será o gênero poema, com poesia os alunos em dupla irão expressar os sentimentos através das palavras, revisar com auxílio do professor e passar a limpo se necessário, certamente teremos poemas maravilhosos.
5º momento:
8ª,9ª e10ª aulas(55minutos cada).
Neste dia os alunos irão para o laboratório de informática, digitarão os poemas, imprimirão para organizar, pois serão expostos no varal, pode encadernar e confeccionar um livro ou postar no blog.
www.iraciaferreira.blogspot.com
www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html
www.culturabrasil.pro.br/portinari.htm
AVALIAÇÃO:
A avaliação será através da participação e desempenho nas atividades orais e escritas de forma contínua.
“A grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas.” (Antoine de Saint Exupéry)
BIBLIOGRAFIA
• www.frasesfamosas.com.br/de/antoine-de-saintexuperyhtml.Acesso em:26nov.2009
• http://letras.terra.com.br/luizgonzaga/47081/.Acesso em:26nov.2009
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/05/2011
Cinco estrelasParabéns! Muito bom o seu trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula excelente.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá. Corrigindo (disponível e mas também)no meu plano de aula. Obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO LEGAL A AULA.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula. Parabéns.