Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA, ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE LINGUAGENS, INTERTEXTUALIDADE E PRODUÇÃO

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
IRACI ALVES FERREIRA
imagem do usuário

SANTA CARMEM - MT ESCOLA MUNICIPAL SELVINO DAMIAN PREVE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

CONTEÚDOS:

•Leitura e compreensão da música e da obra “Retirantes, de Cândido Portinari”;

•Produção textual gênero poema;

•Coesão, coerência e intertextualidade;

•Linguagem verbal e não-verbal.

OBJETIVO GERAL:

•         Ler, compreender, discutir, debater e produzir.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•         Apresentar e realizar a leitura da imagem para trabalhar a fruição estética da linguagem não-verbal da obra “Retirantes”, de Portinari;

•         Observar, expressar os sentimentos e representar a obra de Portinari através de desenhos;

•         Conhecer a letra, ler, ouvir e cantar a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga;

•         Propiciar momentos de discussão para a participação dos alunos;

•         Refletir sobre as consequências da seca;

•         Analisar a linguagem da música e o vocabulário;

•         Produzir um poema em dupla retratando a obra e a música estudada;

•         Expor os poemas em forma de varal, encadernar e fazer um livro ou postar no blog;

•         Sugerir como leitura as seguintes obras: O quinze, de Rachel de Queiroz e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Duração das atividades
10 AULAS(55 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A leitura de mundo em relação a obra "Retirantes, de Portinari relacionada com a música "Asa Branca,de Luiz Gonzaga, a socialização de ideias, bem como a interação  sobre as linguagens e a produção textual da língua escrita e oral.

Estratégias e recursos da aula

METODOLOGIA:

•         Aulas expositivas e  dialógicas: com a participação, socialização e interação dos alunos ao decorrer das tarefas com objetividade de forma interdisciplinar;

•         Apresentação da obra de Portinari através do data show;

•         Produção textual oral (análise, argumentação das ideias, coesão e coerência);

•          Produção escrita de poema em dupla, digitação no laboratório, apresentação em forma de varal, divulgação através do Blog e confecção de um livro com os poemas.

RECURSOS:

•         Folhas de sulfite;

•         Caneta;

•         Quadro;

•         Pincel;

•         Lápis de cor;

•         Lápis preto;

•         Cópias da letra de música;

•&nb sp ;        Data show;

•         Aparelho de som;

•         CD de Luiz Gonzaga;

•         Computadores.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento:

Planejar as aulas com muito carinho e organização, traçando os objetivos, conteúdos, recursos, metodologias, quantidade de aulas, material que será usado  nas aulas, “cópias da letra da música Asa Branca, de Luíz Gonzaga e Humberto Teixeira”, lembrando que pode ser flexível de acordo com o desenvolvimento de ensino- aprendizagem  e participação dos alunos.

2º momento:

1ª, 2ªe 3ª aulas( 55 minutos cada).

Dia muito especial no início desta aula começar com o trabalho de questionamentos com os alunos, levantamento do conhecimento prévio é muito importante na construção do conhecimento referente à obra de Portinari, “Retirantes” que será exibida com o data show e se possível uma cópia colorida para cada aluno.

Então teremos:

·   A participação dos alunos que é muito importante;

·   Enfatizar que o respeito à opinião de cada é válido;

·   Incentivar o aluno para participar e defender os próprios pontos de vista de forma clara e organizada e ouvir com atenção a opinião do colega;

·   Possibilitar a todos a participação.

            Quando os alunos estiverem falando, opinando, criticando, expondo seu ponto de vista sobre a obra, o professor poderá escrever no quadro como forma de registro de forma organizada. Pode o professor lançar perguntas e quem quiser pode responder.

            Nesta conversa é importante o professor comentar sobre a seca de forma geral. Quando encerrar as discussões referentes à obra, realizar um momento de reflexão sobre a os aspectos, características, pontos de vista levantados. Além disso, para o próximo passo cada um terá o momento de apreciar a obra, observar, analisar, deixar fruir os sentimentos para um bom entendimento, e se os alunos quiserem nesse segundo momento podem expressar os sentimentos em relação à obra de Portinari.

            A socialização e interação das ideias, opiniões dos alunos e professor é crucial na construção do conhecimento. Além do mais  é momento para explicar sobre a linguagem não-verbal, da fruição estética, etc.

Observação a obra "Retirantes , de Portinari" está dixponível nos seguintes endereços:

www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html.acesso. 04 de nov.2009.

http://www.culturabrasil.pro.br/portinari.htmail.acesso.04 de nov.2009.

Após os levantamentos de informações, opiniões dos alunos o professor faz comentários sobre a música e a obra de Portinari. Além do mais será entregue uma folha de sulfite, lápis de cor, para que os alunos possam retratar o entendimento e os sentimentos através de desenhos, respeitar, valorizar e elogiar a criação de representação de cada um e no término do trabalho poderá ser feita uma organização e se quiser expor no mural da escola ou no blog.


Uma sugestão para trabalhar coerência é confeccionar quebra-cabeça com os desenhos dos alunos e o professor deverá instruir para colar o desenho num papel cartão, ou até numa cartolina e depois recortar as peças. Depois e só montar o quebra-cabeça, socializando os trabalhos, momento de diversão.

3º momento:

4ª e 5ª  aulas( 55 minutos cada).

Será apresentada a letra da música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, distribuída uma cópia para cada aluno. Em seguida o professor também fará a leitura em voz alta, com entonação e em seguida a leitura compartilhada. Deixar um tempo de dez minutos ou mais, para que os alunos possam realizar a leitur a silenciosa, reflexão sobre, e fazer alguns apontamentos mas t ambém ouvir a música, apreciar, comparar com a obra “Retirantes de Portinari" e observar com atenção a linguagem. Após o tempo da leitura e compreensão, abre-se o debate, obviamente a sala será organizada em círculo, para que cada possa olhar para outro.

         Depois que os alunos realizarem as falas, é a vez de o professor comentar sobre a intertextualidade, linguagem coloquial, informal e formal, vocabulário, de preferência de forma dialógica e no final sugerir a leitura destas obras:

O quinze, de Rachel de Queiroz e Vidas Secas, de Graciliano Ramos que abordam a temática da música e do quadro.

MÚSICA

Asa Branca/Luíz Gonzaga

Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

4º momento:

6ª e 7ª aulas(55minutos cada)

 Chegou o momento da produção textual que será o gênero poema, com poesia os alunos em dupla irão expressar os sentimentos através das palavras, revisar com auxílio do professor e passar a limpo se necessário, certamente teremos poemas maravilhosos.

5º momento:

8ª,9ª e10ª aulas(55minutos cada).

 Neste dia os alunos irão para o laboratório de informática, digitarão os poemas, imprimirão para organizar, pois serão expostos no varal, pode encadernar e confeccionar um livro ou postar no blog.

Recursos Complementares
Avaliação

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através da participação e desempenho nas atividades orais e escritas de forma contínua.

“A grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas.” (Antoine de Saint Exupéry)

BIBLIOGRAFIA

•   www.frasesfamosas.com.br/de/antoine-de-saintexuperyhtml.Acesso em:26nov.2009

•   http://letras.terra.com.br/luizgonzaga/47081/.Acesso em:26nov.2009

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.